Vivemos para nós mesmos ou para Jesus e o Evangelho?

COMPARTILHE esta MENSAGEM

E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5.15

Leia também Atos 1.1-14; 2.1-4

O Evangelho de Lucas e o livro dos Atos, ambos foram escritos por Lucas e endereçados a Teófilo. Lucas 1.3; Atos 1.1
A Bíblia não revela muito sobre Teófilo. Mas por Lucas em seu Evangelho tratá-lo de excelentíssimo, dá a entender que ele era uma pessoa importante, talvez um oficial do governo.

Vamos nos atentar para a palavra “começou”, que Lucas usou em Atos 1.1:
Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus “começou” a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. Atos 1.1,2
Lucas em seu Evangelho relatou a Teófilo as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que foi elevado às alturas.
No livro dos Atos entende-se que Lucas relatou a Teófilo o que Jesus continuou a fazer e a ensinar após ser glorificado.
Portanto, tudo o que os apóstolos fizeram e ensinaram, na realidade, foi Jesus Quem fez e ensinou, na Pessoa do Espírito Santo.
A conclusão que se chega, portanto, é que os atos dos apóstolos são na verdade atos do Senhor Jesus Cristo glorificado, realizados pelo Espírito Santo através do Seu corpo na terra que é a Igreja.
Ao lermos o livro dos Atos constatamos o quanto o Senhor glorificado continuou a fazer e a ensinar.
E hoje, através da Sua Igreja, na Pessoa do Espírito Santo, o Senhor Jesus continua a fazer e a ensinar.

Muitos cristãos não discernem (percebem, compreendem, entendem) que tudo o que Jesus fez e ensinou, nos dias da Sua carne, foi sob extrema pressão e perseguição. Não foi tranquilo, sossegado (suave), como alguns imaginam.
Por exemplo: Na sinagoga de Nazaré, Jesus foi rejeitado pelos Seus. Todos ali se encheram de ira contra Ele, expulsaram-no da cidade e O levaram para um alto monte para de lá O atirarem precipício abaixo. Jesus, porém, passou por entre eles e seguiu o Seu caminho. Lucas 4.16-30
E com os Seus primeiros discípulos não foi diferente, pois todos eles também pregaram e viveram sob extrema pressão e perseguição.

Vamos ler alguns versículos nos quais Jesus nos alerta a nos mantermos firmes e perseverantes até ao fim, independentemente de lutas, tribulações, pressões, perseguições e até mesmo diante da morte:
– Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 10.22
– Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Mateus 24.9
– Estai vós de sobreaviso, porque vos entregarão aos tribunais e às sinagogas; sereis açoitados, e vos farão comparecer à presença de governadores e reis, por minha causa, para lhes servir de testemunho. Marcos 13.9
– De todos sereis odiados por causa do meu nome. Lucas 21.17
Tais alertas não impediram os discípulos de perderem suas vidas por Jesus e pelo Evangelho.
Por isso que o Senhor também disse:
– Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. Lucas 14.33
– Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Marcos 8.35
Quem quiser salvar sua própria vida terá que perdê-la; mas não perdê-la sem causa, e sim, por causa de Jesus e do Evangelho.

Atentemos para uma das promessas de Jesus: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14.27
Embora Jesus tenha feito esta promessa maravilhosa, ainda assim a paz nos tem sido tirada por causa de situações tão difíceis pelas quais passamos.
Mas por que a paz nos tem sido tirada? Penso que seja por pelo menos dois motivos:
1.º – Porque não é a paz do Senhor, e sim a do mundo.
2.º – Porque ainda nos pertencemos e vivemos para nós mesmos e não para o Senhor, porque a nossa vida tem sido mais preciosa para nós do que a vida do Senhor em nós.
Lembremo-nos das palavras que Paulo disse aos presbíteros da igreja: Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus. Atos 20.24

Assim como um dia o Senhor nos encontrou e nos chamou para segui-Lo, do lugar e nas condições em que nos encontrávamos, assim também foi com os Seus primeiros discípulos.
Mas por que aqueles 120 discípulos que estavam no cenáculo, após serem cheios do Espírito Santo, tinham paz em meio a toda e qualquer situação, tais como, pressões, perseguições, tribulações, prisões, açoites, perigos de toda sorte, perigos de morte, apedrejamentos etc.?
Porque eles não mais viviam para si mesmos, mas para o Senhor; porque eles perderam suas vidas para Jesus e para o Evangelho.
Se vivermos para o Príncipe da Paz, jamais deixaremos de ter paz, mesmo em meio às tribulações.

Sim, um dia, o Senhor nos encontrou e nos chamou para segui-Lo, assim como foi com os Seus primeiros discípulos. Vinde a mim… implica em perder a vida para Jesus e o Evangelho.
Mas há aqueles que, até hoje, diferentemente dos primeiros discípulos, com exceção a Judas Iscariotes que se desviou, permanecem no mesmo lugar e nas mesmas condições em que Jesus os encontrou e os chamou, pois nada tem mudado em suas vidas. Lembrai-vos da mulher de Ló.
Por isso que alguns não tem tido paz em meio às tribulações, não por causa de Jesus e do Evangelho, mas por viverem para si mesmos.

Como explicar o regozijo (o prazer, a alegria, o contentamento, o júbilo) dos apóstolos por sofrerem afrontas e açoites por causa de Jesus e do Evangelho?
E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. Atos 5.41
Como explicar também as atitudes de Paulo e Silas, quando oraram e cantaram louvores a Deus após receberem muitos açoites e serem presos? Atos 16.19-26
A explicação é esta: Eles não mais viviam para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.
E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5.15

Para quem estamos vivendo, para nós mesmos ou para Jesus?

Para toda e qualquer situação pela qual viermos a passar, por pior que ela seja, o melhor lugar para estarmos é na igreja ou na célula, junto com os nossos irmãos. Mas o que geralmente fazemos? Ficamos em casa sofrendo sozinho e lamentando, esquecendo-se de que é na comunhão do corpo de Cristo que Deus ordena a Sua bênção, que é no lugar da comunhão que ordena o Senhor a Sua bênção, e a vida para hoje e para toda a eternidade. Salmo 133

Temos sofrido porque estamos vivendo para Jesus ou porque estamos vivendo para nós mesmos?
Sejamos honestos: Temos sofrido porque vivemos para Jesus e para o Evangelho?
Se sua resposta for sim, então se regozije por ser considerado digno de sofrer pelo nome de Jesus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Filipenses 4.7
Mas se sua resposta for não, então comece agora, agora, a perder sua vida por causa de Jesus e do Evangelho. Senão, até quando você viverá para si mesmo?
É verdade que de qualquer maneira sofreremos. Mas saiba então que é melhor sofrer por viver para Jesus e o Evangelho, do que por viver para si mesmo.

Quando vivemos para nós mesmos, cuidamos apenas dos nossos interesses; mas quando vivemos para Aquele que por nós morreu e ressuscitou, cuidamos unicamente dos interesses de Deus.

O Senhor Jesus jamais parou; Ele continua fazendo e ensinando em nosso meio.
E hoje, o Espírito de Jesus nos diz: E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5.15

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 25/08/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!