Como viviam os primeiros convertidos.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Com frequência e insistência o Senhor tem nos exorta em algumas coisas; por exemplo:

1.ª – Amor de Deus: João 13.34,35: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
O amor ágape, que é o amor de Deus, com o qual também temos que amar todas as pessoas, tem como principais fundamentos duas ações: Dar e servir. O próprio Senhor deu e serviu.
João 3.16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Marcos 10.45: Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

2.ª – Apresentar-se a Deus aprovado: 2 Timóteo 2.15: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
O Senhor não merece que façamos Sua obra relaxadamente.
Nós é que temos que procurar nos apresentar a Deus aprovado; esta é a nossa responsabilidade.
Apresentar-se a Deus para o serviço; isto é, útil para o serviço. O que é serviço? É o resultado do servir. Quem serve a Deus está a serviço Dele.
“Aprovado” significa que passou por uma prova e foi aprovado. Ou seja, todos os servos do Senhor são por Ele provados.
Esta prova é uma prova de fogo. Como o ouro e a prata, que passam pelo fogo para que todas as suas impurezas sejam retiradas, assim também Deus trabalha em nossas vidas para nos tornar, segundo Sua Palavra, santos e irrepreensíveis, conformes à imagem de Seu Filho, Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Você se lembra da oração de Davi no final do Salmo 139? Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. 139.23,24
Manejar bem a Palavra da Verdade é fundamental no servir a Deus.
“Manejar bem” significa ler, meditar, discernir e viver a Palavra da Verdade para, assim, ensiná-La às pessoas, principalmente aos novos discípulos. Mateus 28.20
Significa também ser íntegro, fiel, correto e sincero quando anunciar o Evangelho.
Primeiro nos apresentamos a Deus aprovado e, depois, nos apresentamos diante dos homens.
Nesse campo precisamos tomar muito cuidado com os falsos mestres. O próprio Senhor nos alerta: Mateus 7.15: Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
O Espírito Santo também nos alerta, em 2 Pedro 2.1, que há entre nós falsos mestres, que introduzem heresias que destroem as almas das pessoas.
Os falsos profetas são mercenários que distorcem a Palavra de Deus; mercadejam [comercializam] a Palavra de Deus; desvirtuam a Palavra de Deus; sem temor e descaradamente misturam a Palavra de Deus com mentiras e doutrinas contrárias à Palavra de Deus; pregam falácias, que são mentiras com aparência de verdades; etc.
Mas onde estão os falsos mestres? Segundo o apóstolo Pedro, eles estão entre nós. Podemos afirmar que tudo o que se prega na TV, no rádio e na Internet, a respeito de Deus e de espiritualidade, é coerente com o Evangelho?
Por isso, façamos como os bereanos, que receberam o Evangelho com toda a avidez, mas  que examinavam as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, como os apóstolos pregavam e ensinavam. Atos 17.11

3.ª – Praticar a Palavra de Deus: Tiago 1.22: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
“Tornar-se praticante” significa: Ouvir e obedecer a Palavra de Deus; conhecer a vontade de Deus e ter disposição para obedecê-La.
Ter apenas conhecimento intelectual da Palavra de Deus é uma grande armadilha, pois tal conhecimento não torna ninguém semelhante a Jesus.
Quando ouvimos e discernimos no espírito a Palavra de Deus, o resultado é obediência a Deus e à Sua vontade; é partir daí que nossas vidas vão se tornando cada vez melhor, e a gente cada vez mais semelhantes a Jesus.

4.ª – Crescer na graça e no conhecimento de Jesus: 2 Pedro 3:17,18: Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
Segue algumas ações para se crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: 1 – Orar sem cessar; 2 – Ler e meditar a Palavra de Deus todos os dias, de dia e de noite; 3 – Jejuar constantemente; 4 – Conhecer e fazer a vontade de Deus; 5 – Perseverar na doutrina de Cristo; 6 – Perseverar na comunhão (jamais deixar de congregar); etc.

Além dessas, muitas outras coisas Deus nos falou, para que guardássemos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio tivemos em Cristo Jesus, nosso Senhor e nosso Salvador; para que aprendêssemos a viver como família, a Sua família, e cuidar uns dos outros; etc.

Assim como os primeiros discípulos de Jesus, nós também temos aprendido a andar por modo digno do Senhor e do Evangelho.
Mas como viviam os primeiros convertidos? Vamos ler Atos 2.42-47 e 4.32-35
Hoje, destaco apenas alguns pontos sobre o viver dos primeiros convertidos: Eles perseveravam diariamente; em cada alma havia temor; estavam juntos; tinham tudo em comum; ajudavam os discípulos necessitados, pois nenhum necessitado havia entre eles; louvavam a Deus; tinham um só coração e uma só alma; etc.

Penso que já passou da hora do mundo ver quem realmente somos: a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade; e também de vivermos, acima de tudo, por modo digno do Evangelho de Cristo; de vivermos de modo digno do Senhor Deus; de andarmos de modo digno da vocação a que fomos chamados; de cuidarmos uns dos outros para o aumento e a edificação do Corpo de Cristo que é a Sua igreja; etc.

Tudo o que estamos passando tem nos levado a orar mais; a jejuar com frequência; a ler e meditar mais a Palavra de Deus; a discernir o quanto congregar é imprescindível; o quanto a presença dos irmãos nos faz falta; o quanto estarmos juntos nos faz bem; o quanto urgente é anunciarmos ao mundo a salvação, que só é possível através de Jesus Cristo; etc.
Independentemente de qualquer circunstância, e hoje, do atual cenário mundial, devemos sempre ajudar nossos irmãos necessitados, como faziam os primeiros discípulos de Jesus.
Tiago 2.15,16: Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?

Por isso, aqueles que têm mais recursos financeiros e materiais devem abençoar os irmãos mais carentes. Em princípio, faremos isso através das células.
Sem dúvida que essa postura do ministério expressa quem realmente somos em Cristo Jesus: Seu Corpo na Terra; Sua igreja, coluna e baluarte da verdade.

Glória a Deus.

Mensagem pregada ao vivo através do Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo, por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 12/04/2020 (domingo), a partir das 9:00 horas.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!