Lembrai-vos da mulher de Ló.

COMPARTILHE esta MENSAGEM


Esposa de Ló vira uma estátua de sal – Vídeo baixado do Youtube.

Lucas 17.20-33

Cremos na segunda vinda de Jesus, quando Ele voltará para buscar a Sua Igreja (Lucas 21.25-28). Mas não sabemos quando será esse dia glorioso. Sabemos, porém, conforme Jesus afirmou em Lucas 17.26-30, que será como nos dia de Noé e também como nos dias de Ló.
Não há nada de errado em comer, beber, casar, dar-se em casamento, comprar, vender, plantar e edificar.
O mal das gerações de Noé e de Ló foi que a maioria dos homens só vivia para si e para essas coisas, e não pensava em Deus e não tinha tempo para Ele. Todas essas coisas eles faziam sem Deus.
A maioria se concentrava apenas nas coisas terrenas, ao que lhe convinha, nos seus próprios interesses, nos seus prazeres, nas suas satisfações, em ser feliz etc., porém, sem Deus.

Todos nós já deparamos com algum tipo de alerta. Por exemplo, no Shopping Center: Cuidado, piso escorregadio. O que fazemos ao depararmos com tal alerta? A gente se desvia do local indicado. Mas agimos da mesma forma em relação aos alertas que Jesus nos faz? Por exemplo, hoje, Ele nos alerta: Lembrai-vos da mulher de Ló.
Isto é, não vivam como esta mulher viveu, não sigam o seu exemplo, não caminhem como ela, não pensem como ela, não ajam como ela etc., pois ela não teve um bom testemunho.
Interessante que Jesus nos alerta a lembrarmos desta mulher de quem a Bíblia fala muito pouco, mas creio que este pouco seja suficiente para discernirmos a urgência deste alerta.
A primeira informação que temos sobre essa mulher é que ela era a mulher de Ló. Mas quem era Ló? Vamos voltar um pouco na história e investigar quem foi este homem.

Leia Gênesis 11.26-31
Tera teve três filhos: Abrão, Naor e Harã. Os três tomaram para si mulheres. Harã e Naor geraram filhos, mas Abrão não, porque sua mulher era estéril.
Harã gerou a Ló. Ló era sobrinho de Abrão. Ló ficou órfão, pois seu pai morreu na terra de seu nascimento.
Tera emigrou de Ur dos caldeus para ir até à terra de Canaã. Ele levou consigo Abrão, seu neto Ló, e Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão. Eles foram até a cidade de Harã onde ficaram. Em Harã morreu Tera, pai de Abrão.

Leia Gênesis 12.1-9
Deus chama Abrão e lhe faz promessas. Ele obedece a Deus e parte de Harã para a terra de Canaã. Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, que ainda era estéril, e a Ló, seu sobrinho, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Assim partiram de Harã e chegaram à terra de Canaã.
Deus fez promessas a Abrão e uma aliança com ele. E Abrão prosperava e multiplicava tudo o que possuía. E Ló, por caminhar com seu tio Abrão, também prosperava e multiplicava o que possuía.

Leia Gênesis 13.1-13
Abrão e Ló prosperaram tanto que a terra não podia sustentá-los, para que habitassem juntos.
Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló.
E para que não houvesse mais contendas entre eles, afinal de contas eram parentes, Abrão pediu a Ló que se apartasse dele.
E Abrão deu a Ló o direito de escolher primeiro para onde gostaria de ir. Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, que era bem-regada, como o jardim do Senhor. Ele separou-se de Abrão e partiu para Sodoma. Os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. E Abrão habitou na terra de Canaã.

O nome Ló significa “véu”. Ló não tinha visão de Deus, ele não discernia as coisas de Deus. Sua vida, suas escolhas, suas decisões e sua trajetória revelam isso.
Sua escolha pela terra levou em conta o que aparentemente era melhor, mais interessante, mais aprazível, mais vantajoso etc. Já Abrão vivia na presença de Deus levantando altares ao Senhor.
Em algum momento, Ló toma para si essa mulher, foco do alerta de Jesus, e com ela tem duas filhas.

Ló sabia que seu tio Abrão era um homem de Deus. Certamente ele viu Deus fazer muitas coisas na vida de seu tio. Por isso, Ló tinha muita informação a respeito de Deus e de Suas promessas a Abrão, mas não tinha relacionamento com Deus, e se caso tivesse, era superficial.
Mesmo não tendo um relacionamento com Deus como seu tio, Sodoma para Ló era um lugar terrível, de aflição, de angústia, de tormento, porque todos os dias ele convivia com a pecaminosidade daquele lugar.
Embora não tivesse aliança e relacionamento com Deus como seu tio, o Espírito Santo trata Ló de justo. Leia 2 Pedro 2.6-8
O tempo que Ló conviveu e caminhou com Abrão, certamente adquiriu fé e conhecimento do que agrada e do que não agrada a Deus. E comparado ao procedimento libertino dos sodomitas, o Espírito Santo trata Ló de justo.

Ló já era próspero quando foi para Sodoma, onde se tornou uma pessoa considerada, de prestígio, com influência e autoridade, pois se assentava na entrada da cidade. Gênesis 19.1
Naquele contexto, os homens que se assentavam na entrada da cidade eram aqueles que decidiam as principais questões da cidade e de seus habitantes.
Portanto, Ló tinha conhecimento de tudo o que acontecia em Sodoma. E por tudo o que via e ouvia, sentia sua alma afligida, oprimida e atormentado por causa das obras iníquas daqueles incrédulos e insubordinados.
Interessante que ele se sentia assim, mas continuava lá; se sentia mal, mas não saia de lá.

Já a mulher de Ló não via nenhum problema naquela sociedade e naquele contexto. Para ela tudo era normal. Por quê? Porque ela estava conformada àquele lugar. Afinal, Sodoma era uma cidade bonita, terra fértil, bem-regada, como o jardim do Senhor etc. Sodoma era bonita, mas podre.
Há muitas coisas que são bonitas, mas que também são podres.
Ela era esposa de um homem bem sucedido, próspero e importante naquela cidade, logo, sua família tinha prestígio, respeito e estabilidade financeira. Ou seja, sua família estava perfeitamente adaptada àquele lugar; tanto, que suas duas filhas (virgens) estavam prestes a se casarem com dois moços de Sodoma. Imagino que duas moças virgens, naquela sociedade, deveria ser algo raro ou até mesmo inconcebível.

O pecado de Sodoma não incomodava a mulher de Ló; incomodava Ló como vimos, porque ele sabia que toda aquela pecaminosidade desagradava a Deus, mas ele não fazia nada e permanecia lá.
O pecado daquela cidade era tão grande que os sodomitas tentaram abusar dos anjos que o Senhor enviou à casa de Ló para avisar-lhe da destruição daquele lugar. Tentaram mas não conseguiram, pois os anjos do Senhor os feriram de cegueira.
Estranhamente nada disso incomodava a mulher de Ló.
Qual é o alerta de Jesus mesmo? Lembrai-vos da mulher de Ló.

Uma das conclusões que se chega diante desse quadro é que eles se amoldaram à Sodoma, àquela sociedade e contexto.
Romanos 12.2: E não vos conformeis [amoldeis] com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Nós estamos no mundo, mas não podemos nos conformar [tomar a forma] a ele.
1 João 2.15-17: Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Alguém conformado [amoldado] com o mundo torna-se insensível ao pecado. Ou seja, o pecado passa a ser algo normal, que não incomoda e nem aflige mais. Na verdade, quem se amolda ao mundo perdeu o temor de Deus. Provérbios 9.10: O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Irmãos, jamais podemos desconsiderar e desprezar os alertas de Deus. Jamais.
Do que mesmo o Senhor está nos alertando hoje? Lembrai-vos da mulher de Ló.

E por que os anjos do Senhor foram até a casa de Ló para avisá-lo que Deus iria destruir aquele lugar? Porque Deus revelou a Abraão que iria destruir aquele lugar, então, ele pôs-se na presença de Deus e passou a interceder por seu sobrinho. Gênesis 18.16-33
Na verdade, dentre os habitantes de Sodoma e Gomorra, havia apenas uma alma que se afligia, e se oprimia e se atormentava com o pecado daquele lugar: o justo Ló.
Por misericórdia, o Senhor enviou Seus anjos para tirar Ló e sua família daquele lugar, porque Ele iria destruir Sodoma e Gomorra.
Alguém poderia argumentar: Mas Deus não é bom? Sim. Mas Ele é também justo juiz.
Deus reduziu a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, à ruína completa, para colocá-las como exemplo, como um alerta de que o pecado produz morte.
Romanos 6.23: porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Por isso que Deus, pela Sua misericórdia, nos alerta: Lembrai-vos da mulher de Ló.                          

Os anjos disseram para Ló fazer sair da cidade todos os de sua família. Os genros de Ló foram avisados para saírem rapidamente da cidade porque Deus iria destruir aquele lugar. Todavia eles pensaram que Ló estivesse apenas brincando e começaram a rir dele. Gênesis 19.12-14
Quando recebemos alertas de Deus nós não podemos desconsiderá-los e nem desprezá-los. Deus é misericordioso e nos alerta.
Deus continua dizendo para nós e para as pessoas: Saiam desse lugar, saiam dessa situação, saiam desse relacionamento, saiam desse lugar onde você está preso. Muitos dizem, e de repente a gente também diz: Deus é bom e me conhece; não vai acontecer nada comigo.
É verdade, Deus é bom, por isso que Ele está nos avisando: Lembrai-vos da mulher de Ló.

Não podemos desconsiderar e desprezar os alertas de Deus. Por isso a Palavra de Deus diz: O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria… Provérbios 9.10
Lembrai-vos da mulher de Ló. Este é um dos alertas do Senhor.
Os genros de Ló pensavam que ele estava brincando.
Já a sua mulher, se fazia de tonta, e fingia que não era com ela.
Sabe o que aconteceu? Eles tiveram que ser arrastados de lá pelos anjos, porque Deus é misericordioso.
Gênesis 19.16: Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade.
Imagine esta cena. Eles precisaram ser arrastados, arrastados pela misericórdia de Deus.

Tem muita gente que está sendo arrastado por outros de uma situação terrível pela misericórdia de Deus, não por convicção própria, mas pelas mãos de outros, e está reclamando.
Do que mesmo o Senhor está nos alertando hoje? Lembrai-vos da mulher de Ló.

Gênesis 19.17: Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.
Esta é uma ordem direta de Deus. O que a mulher de Ló fez? Olhou para trás.
Gênesis 19.26: E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.
Mesmo depois de Deus alertá-la insistentemente e arrastá-la para fora da cidade pela Sua misericórdia, ainda assim ela olhou para trás e perdeu a salvação.
Certa ocasião, Jesus disse aos que queriam segui-Lo: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. Lucas 9.62

Não olhar para trás implicava em deixar o contexto em que viviam, suas amizades, seu estilo de vida, as coisas que gostavam e se apegavam.
Não olhar para trás implicava em mudança de planos, confiar em Deus e deixar Ele fazer nova todas as coisas.
Tem gente que quer ser salvo, mas não quer mudar os planos.
Olhar para trás significa desprezar o livramento de Deus; rejeitar o caminho novo que Deus está propondo. Deus está falando, desejando livrar, mas muitos O desprezam e O rejeitam quando olham para trás.

Deus propõe uma vida nova Nele, um caminho novo Nele, uma trajetória nova Nele, uma jornada nova Nele. Por isso que o apóstolo Paulo escreveu:
Filipenses 3.13-14: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Por isso que o autor de Hebreus também escreveu:
Hebreus 12.1-2: Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Interessante que Abraão, do lugar onde estivera na presença do Senhor, olhou para Sodoma e Gomorra e nada lhe aconteceu. Por quê? Porque ele não estava identificado com o contexto e o estilo de vida daqueles lugares. Abraão identificava-se com a presença de Deus.

Vivemos em um mundo cheio de pecado. E o Senhor nos alerta a desembaraçar-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia e nos rodeia. Hebreus 12.1
Lembrai-vos da mulher de Ló. Saiam agora desse lugar, saiam desse embaraço, deixem o pecado, não olhem para trás, olhem para Jesus, não desprezem os alertas de Deus, é assim que vencemos o mundo.

Quem está em Cristo Jesus já venceu o mundo.
Estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais.
Estamos no mundo, mas não somos deste mundo.
O munda jaz no maligno.
Abraão intercedeu por Ló. Jesus vive para interceder por nós.
Se há alguma situação de pecado em que ainda estamos acomodados, conformados, situação que tem gerado morte, distanciamento de Deus, jugo, escravidão, se há qualquer coisa assim em nossa vida, Deus nos diz: Saiam, agora, desse lugar, desse contexto dessa situação.
Tome agora a decisão de sair desse lugar, porque certamente há graça e misericórdia de Deus sobre a sua vida. E a força e a vitória virão sobre sua vida.
Deus é tão bom que envia anjos para nos empurrar e nos tirar desse lugar. Mas não adiante ser arrastado por Deus se o coração estiver longe Dele. Fatalmente olharemos para trás.

Lembrai-vos da mulher de Ló. O que este alerta do Senhor ainda quer nos dizer?
1.º – Não se iluda e não se encante com o mundo. O sistema o mundo é podre.
2.º – Olhe para o pecado como pecado. Não relativize [negar o seu caráter absoluto] o pecado, pois o pecado agride, ofende e afronta a Deus. O pecado nos afasta de Deus e produz morte.
3.º – Decida sair hoje de qualquer situação ou circunstância que mantem você no pecado.
4.º – Se Deus nos alerta, então, obedeçamos imediatamente. Não podemos ignorar e desprezar os alertas de Deus.
5.º – Se você já deixou para trás uma situação que te prendia, então, não olhe para trás. Não caia nesta tentação. Tema a Deus e coloque firmemente seus olhos em Jesus. A carne quer olhar para trás, mas o espírito quer olhar para frente. Se olharmos para trás morremos.

Lembrai-vos da mulher de Ló. A decisão é de cada um de nós. Decida viver e andar todos os dias na presença de Deus.
Como se vence o mundo? Pela fé no Filho de Deus.
Fomos salvos para viver fora desse mundo, de seu sistema, de sua podridão.
Fomos chamados para ficarmos bem longe do sistema deste mundo.
Decida hoje em seu coração sair desse lugar de insensibilidade ao pecado, lugar de jugo, de condenação, de peso, onde o diabo te condena, e vá correndo para a presença de Deus.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 18/08/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!