Vamos falar de Jesus aos pecadores.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

João 1.35-51

João Batista estava na companhia de dois dos seus discípulos; um deles era André, o irmão de Simão Pedro. O nome do outro discípulo não é revelado; mas a maioria dos estudiosos entende ser o apóstolo João.
E passando Jesus por eles, João Batista disse: 36 Eis o Cordeiro de Deus.
Anteriormente, em João 1.29, João Batista já havia testemunhado que Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Mas agora, para chamar a atenção dos discípulos para a Pessoa de Jesus, que passava por eles, João Batista disse novamente: 36 Eis o Cordeiro de Deus.
André e o outro discípulo, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus.
É evidente que eles queriam estar com Jesus para conhecê-Lo melhor; eles queriam conhecer o Cordeiro de Deus. Jesus os recebeu e eles passaram o dia juntos.

Geralmente, quando alguém encontra Jesus, deseja que seus familiares, parentes e amigos se encontrem com Ele também.
Foi o que André fez: 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
André não levou seu irmão para a sinagoga, para seu credo ou para um sacerdote. Ele levou seu irmão para Jesus.
E por que André levou Pedro até Jesus? Pelo menos por dois motivos: Primeiro: Certamente porque ele teve um encontro pessoal com Jesus, o Cordeiro de Deus; segundo: Porque o primeiro que ele achou, após ter estado com Jesus e O reconhecido, foi seu irmão, Pedro.

43 No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galileia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me. 44 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
Segue-me: Este simples convite, mas tão desafiador, Jesus continua fazendo a todos os homens em todas as nações.

Assim como André, Filipe também quis compartilhar com seus familiares, parentes e amigos, da felicidade que estava sentido por ter sido chamado por Jesus.
45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. 46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.
Nazaré, uma cidade da Galileia, era desprezada. Razão da pergunta de Natanael.
Como, na mente de Natanael, de Nazaré poderia sair alguma coisa boa?
Mas Filipe não discutiu com ele; antes, respondeu: Vem e vê.
Além de Jesus, somente o próprio Natanael sabia em que circunstâncias se encontrava debaixo daquela figueira, o que fazia, pensava e meditava.
Quando Jesus viu Natanael, disse-lhe que o tinha visto debaixo da figueira. Foi quando Natanael creu que Jesus era o Filho de Deus, o Rei de Israel.
Jesus respondeu a Natanael e aos que estavam com Ele: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. João 1.50,51

André, Pedro, Filipe, Natanael e o discípulo cujo nome não se sabe, foram convencidos de que Jesus era o Cordeiro de Deus; o Messias; o Cristo; aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas; o Mestre; o Filho de Deus; o Rei de Israel.

Jesus nunca exigiu de um recém-convertido, e nunca exigirá, uma fé madura e inabalável. Ele chama e aceita as pessoas do jeito que são, e com a fé que até então elas podem oferecer-Lhe.

Perceba que a mensagem dos recém-convertidos, como não poderia deixar ser, é simples e objetiva.
Qual foi a mensagem de André a Pedro? Achamos o Messias. E André levou Pedro até Jesus.
E qual foi a mensagem de Filipe a Natanael? Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. E Filipe levou Natanael até Jesus.

Mas é no discipulado diário e constante que os recém-convertidos com os mais antigos crescem juntos na fé, na graça e no conhecimento do Senhor.
É andando com Jesus, ouvindo e obedecendo (praticando) Sua Palavra, que a nossa mente vai sendo renovada e nossa vida transformada e conformada à vida de Jesus. Romanos 12.1,2; Gálatas 4.19

Comentário: Já tem um tempo que a mensagem de alguns recém-convertidos tem sido esta: “Achei uma igreja; venha comigo para conhecê-la. Seus ministros e pregadores são famosos, eles são as celebridades religiosas do momento; venha comigo para conhecê-los. Nesta igreja sim, as coisas acontecem; basta você fazer as campanhas e os desafios que os ministros mandam e pronto; porque lá é o lugar da unção, do milagre, da bênção e da vitória. Esta sim é a igreja certa. Se você quiser eu passo na tua casa para te levar ate lá.

Será que este neófito achou verdadeiramente Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ou apenas um local onde tem se sentido bem, onde celebridades religiosas promovem campanhas e desafios para excitar a cobiça do coração dos incautos (Ingênuos)?
Este neófito, um dia, pelos critérios de sua denominação, não será mais considerado um neófito. Ou seja, se ele não achar Jesus verdadeiramente, o foco de sua mensagem continuará sendo sua denominação, com seus ministros, seus ensinos, seus objetos, seus símbolos e suas práticas religiosas; e não a Pessoa do Senhor Jesus, o Salvador do mundo.

Será que estamos levando os pecadores para Jesus ou para nossas denominações?

Jó, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal, confessou que conhecia o Senhor só de ouvir falar a respeito Dele; mas depois de tudo o que lhe aconteceu, disse: Agora os meus olhos Te veem. Jó 1.8; 2.3; 42.5

André, Pedro, Filipe, Natanael e o outro discípulo, aguardavam a vinda do Messias. O Messias veio e eles O encontraram, e O seguiram até o fim de suas vidas. Nunca mais a vida deles foi a mesma depois que conheceram Jesus.

A palavra do Senhor nos ordena a crescer na graça e conhecimento do Senhor. 2 Pedro 3.18
Na realidade, não somos nós por nós mesmos que realiza a obra do Senhor, mas a graça de Deus vivendo com a gente e operando em nós. Por isso que temos que crescer na graça de Deus, para que ela não se torne vã em nossas vidas. 1 Coríntios 15.10
Conhecemos o Senhor? Sim! Então, temos que conhecê-Lo muito mais; isto é, prosseguir em conhecer ao Senhor. Oséias 6.3: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR…
Eu quero conhecê-Lo muito mais. Você quer também?
Conhecê-Lo para anunciá-Lo e apresentá-Lo aos pecadores perdidos.
Conhecê-Lo implica em ter intimidade com Ele; e a intimidade do Senhor é para aqueles que O temem. Salmos 25.14. Sem temor Dele não há como ter intimidade com Ele.

Jesus Cristo, o Senhor e Salvador do mundo, que foi achado por André, por Pedro, por Filipe, por Natanael, por aquele outro discípulo, e por tantos outros, e também por nós, Ele habita em nós.
Vamos, então, aos pecadores perdidos dizer-lhes que nós achamos Jesus, o Salvador do mundo, e também queremos que eles O encontrem. Mas vamos prontamente até eles, com alegria, entusiasmo, animação e disposição.

Onde Jesus está? Onde Ele disse que estaria: com Seus discípulos:
E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.20b
Tanto o Pai como o Filho habitam em nós pelo Espírito Santo: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. João 14.23
Jesus cumpriu Sua promessa com Pedro: Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei. Atos 10.19,20
Ele também cumpriu sua promessa com o apóstolo Paulo: Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma. Atos 23.11

Jesus também cumpre Suas promessas em nossas vidas. Basta tão-somente guardar Sua Palavra: ouvir o que Ele fala, crer no que Ele fala, e obedecer ao que Ele ordena.

Irmãos amados: Assim como André e Filipe, e tantos outros, que compartilharam com seus familiares, parentes, amigos e desconhecidos, da felicidade que estavam sentido por terem achado Jesus, o Senhor e o Salvador do mundo, que façamos o mesmo, a cada dia de nossas vidas, com fé, pela graça, com satisfação, com alegria, com entusiasmo, animados e dispostos, até a volta gloriosa de Jesus.

Que todas as vezes que lermos, meditarmos e ouvirmos a Palavra do nosso Deus, Ela produza em nós mudanças significativas, a ponto de nossas mentes serem renovadas, nossas vidas transformadas e conformadas à de Cristo que vive em nós.

Glória a Deus.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 15/03/2020 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!