Comunhão – parte 5

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Tema: Comunhão – parte 5
Atos 2:42 | 1 Coríntios 10:17

 

Antes de revelar o tema para o ano de 2024, o Senhor me inspirou a falar hoje aos irmãos um pouco mais sobre o tema deste ano, que é a COMUNHÃO.

  • Durante todo o ano de 2023, o Senhor nos ensinou, principalmente, a vivermos e a perseverarmos na comunhão.
  • Por exemplo, alguns temas das mensagens de 2023 foram: Comunhão – parte 1, 2, 3 e 4; Comunhão e primícias; Comunhão e congregação; A verdadeira comunhão; A comunhão é uma realidade espiritual; A comunhão e o nosso eu; A comunhão dos apóstolos
  • E hoje, o tema será: Comunhão – parte 5; pelo qual o Senhor nos lembrará alguns princípios do reino dos céus que Ele já nos ensinou.

Atos 2:42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

1 Coríntios 10:17: Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.

  • Meus amados irmãos, para que vivamos a genuína vida cristã digna do nosso Senhor, precisamos sempre discernir tudo o que Ele nos diz, para, assim, correspondermos com Ele em amor, temor, reverência, obediência e ações.
  • Que com tais sentimentos e atitudes possamos sempre nos atentar à voz do Senhor, nosso Deus, para sempre compreendermos o que Ele nos diz, para sempre fazermos a vontade Dele, e nunca a nossa vontade.
  • A Palavra de Deus nos diz em Atos 2:42 que, além de perseverarmos na doutrina dos apóstolos, no partir do pão e nas orações, é necessário que também perseveremos na comunhão.
  • A igreja primitiva, embora tivesse muitos membros, perseverava na comunhão e caminhava como um único pão, como um único corpo. Atos 2:42; 1 Coríntios 10:17.
  • Perseverar significa: Persistir; conservar-se firme e constante; continuar e prosseguir sem desistir, independente das circunstâncias; permanecer firme até o fim; etc.
  • O Senhor tem nos ensinado o quanto é necessário vivermos e caminharmos em comunhão e em unidade, conectados uns aos outros. Irmãos amados, já aprendemos, de fato, a viver e a andar em comunhão e em unidade?
  • A comunhão da Trindade: do Deus Pai, do Deus Filho e do Deus Espírito Santo, é uma realidade eterna, algo que sempre existiu, antes mesmo de tudo ser criado.
  • Ou seja, viver em comunhão é a regra eterna da vida da Trindade; é a maneira eterna da Trindade viver.
  • E nós fomos salvos pela graça de Deus em Cristo Jesus para participarmos da comunhão da Trindade; para que a nossa regra de vida e maneira de viver sejam a mesma da Trindade, que é a COMUNHÃO.
  • A nossa comunhão com a Trindade é o fundamento, a base, para vencermos todos os desafios, obstáculos, dificuldades, conflitos etc., que se apresentam diante de nós.
  • Na genuína vida cristã digna do Senhor, é impossível dispensar o viver e o andar em comunhão e em unidade.
  • Para todos nós, cristãos, viver e andar em comunhão não é uma escolha, mas uma necessidade.
  • Quando é uma escolha, isso significa que a comunhão é um dos itens de uma lista de diversas coisas que temos que fazer na vida, que ao nosso bel-prazer definimos o que será para nós prioridade ou não. E quando nos convier, a comunhão poderá até ser, em alguns momentos, prioridade para nós; quer dizer, quando não for, não será. Este é o estilo da vida egocêntrica, não da vida em comunhão.
  • Quanto à necessidade, uma das definições é: Algo impossível de ser dispensado.
  • No reino de Deus tal dispensa é impossível, não existe, pois nada tem a ver com o estilo de vida de Deus; nada tem a ver com o Evangelho de Jesus Cristo; nada tem a ver com a doutrina dos apóstolos.
  • Se irmãos, independentemente da igreja local onde estejam, estão dispensando [recusando; abrindo mão; não precisando] o viver e o andar em comunhão, de fato, tais irmãos não estão vivendo a genuína vida cristã digna do Senhor, e sim, uma vida egocêntrica, onde o eu deles é que governa suas vidas, e não Cristo, o Senhor.
  • A nossa comunhão, não a minha e nem a sua, mas a nossa comunhão com a Trindade faz com que o mundo creia que Deus enviou Jesus, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 3:17; João 17:21
  • Viver em COMUNHÃO e perseverar na COMUNHÃO é uma necessidade para nós, cristãos, e não uma escolha.
  • É claro que aqueles que realmente vivem a comunhão e a unidade da Trindade também estão conectados [ligados; unidos] aos pastores, líderes e irmãos da igreja local onde Deus os plantou.
  • Segundo o Evangelho da graça e verdade, é impossível viver desconectado da igreja, que é o corpo de Cristo; é impossível viver desconectado de uma igreja local, de seus pastores, líderes e irmãos.
  • Precisamos ser fiéis àqueles com quem o Espírito Santo nos conecta. Tal fidelidade é uma das chaves que nos liberam e nos lançam para o nosso destino em Deus, para aquilo que Ele planejou para nós antes mesmo de nascermos.
  • Amado (a) irmão (ã): Segundo a doutrina dos apóstolos na qual perseveramos, a sua jornada [seu chamado; seu ministério] com Deus neste mundo nunca será isolada e apartada da igreja local onde Deus te plantou; nunca será separada de seu pastor, de seus líderes e de seus irmãos; nunca será exclusivamente sua. Nunca será; em tempo algum será; jamais será; de nenhum modo será; em nenhuma circunstância será.
  • Eu conheço duas ilustrações que geralmente são usadas para demonstrar a comunhão e a unidade do Corpo de Cristo; são elas:
  • Imagine a igreja como uma grande fogueira constantemente acessa e cheia de brasas.
    • Se tirarmos uma brasa desta fogueira e a colocarmos de lado, ela se apagará e se esfriará.
    • Assim são aqueles que se isolam ou se retiram da igreja local onde Deus os plantou; eles se apagam e se tornam frios espiritualmente, consequentemente, deixam de ter função no corpo de Cristo.
  • Agora imagina a igreja como um motor em perfeito estado de funcionamento, ligado ininterruptamente, seja ele de um carro, de um caminhão ou até mesmo de um avião.
    • Caso um simples parafuso se desconecte dentro deste motor, este parafuso perderá sua função no motor, e ainda fará muito barulho e estragará as demais peças deste motor.
    • Assim como esse parafuso solto é o crente que se desconecta, ou, que ainda não se conectou à igreja local onde Deus o plantou: ele deixa de ter função no corpo de Cristo, só faz barulho (fala o que não deve; fofoca; critica) e estraga os outros.
  • Os nossos irmãos da igreja primitiva tinham necessidade de viver e perseverar na comunhão. Para eles, viver em comunhão era tão necessário que, mesmo em meio às perseguições, arriscavam o próprio pescoço para estarem juntos.
  • Ninguém desejava ficar em casa, mesmo em meio às perseguições e dificuldades; antes, se arriscavam para estarem juntos. Por quê?
    • Porque a comunhão para eles não era uma escolha, mas uma necessidade, algo impossível de se dispensar.
    • Porque não há vida de Deus fora da comunhão.
    • Porque não se pode servir a Deus e aos próximos fora da comunhão. Aliás, servir aos outros é também uma das chaves que nos liberam e nos lançam para o nosso destino em Deus, para aquilo que Ele planejou para nós antes mesmo de nascermos.

Vou concluir esta mensagem dizendo a você: Jamais seja como a brasa fora da fogueira; tampouco como o parafuso solto dentro do motor.

2024 será para nós o Ano do Profético.
1 Coríntios 14:11: Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. 

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!