Não alimente o velho homem.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Romanos 13.11-14

A carta aos romanos foi endereçada a todos os amados de Deus que estavam em Roma e que foram chamados para serem santos. Romanos 1.7
E hoje, o Espírito Santo quer nos falar através desta carta, a nós, que também somos amados de Deus e chamados para sermos santos.

Cremos que é o nosso Deus, o Eterno, o Criador de todas as coisas, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Pai Eterno, quem escreve a história da humanidade e quem governa o universo e o tempo. Por isso, precisamos compreender o tempo em que vivemos; não somente em pandemias com isolamentos sociais, mas em todas as épocas e circunstâncias.
Hoje, vamos meditar sobre o que a Palavra de Deus diz àqueles que conhecem o tempo.

11 E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. 12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; 14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. Romanos 13.11-14

Para nós, cristãos, é imprescindível compreendermos o tempo em que vivemos, mas também vivermos todos os dias por modo digno do Senhor e do Evangelho. Efésios 4.1; Filipenses 1.27; Colossenses 1.10
Para o cristão não basta compreender o tempo; é preciso que também tenha os olhos bem abertos ao que Deus está sinalizando em sua geração.
Os dorminhocos espirituais, obviamente, estão dormindo espiritualmente; eles estão como que anestesiados pelas coisas que acontecem no mundo e que acabam atingindo sua vida e família, justamente porque estão dormindo.
Esta é a razão da presente exortação: …já é hora de vos despertardes do sono…
Sabe por que é preciso se despertar do sono espiritual? Porque Jesus está voltando!

Nós, os crentes em Jesus, não seremos salvos e nem teremos vida eterna quando chegarmos lá no céu; nós somos salvos e temos vida eterna com Deus agora. Mas é claro que a plenitude da nossa tão grande salvação só vivenciaremos quando estivermos na glória com o nosso Senhor, pois lá não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor etc.

Quem ainda não se despertou do sono espiritual também não está se preparando para a volta do Senhor, porque está dormindo.
E para os crentes em Roma que ainda dormiam, o apóstolo Paulo apelou para a volta do Senhor Jesus, como que um incentivo e um alerta para que tivessem um viver santo: 11b porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. 12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia.
A igreja tem que viver na expectativa de que o Senhor Jesus voltará a qualquer momento. Não sabemos quando o nosso Senhor voltará, mas devemos estar preparados para que esse dia não nos apanhe de surpresa.
O Coronavírus e a pandemia apanharam muitos crentes de surpresa. Guardadas as devidas proporções, que não seja assim com a volta de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Nos versículos 13 e 14, o Senhor exorta quanto às atitudes que devem tomar aqueles que ainda não se despertaram do sono espiritual; são elas:

Deixar as obras das trevas e revestir-se das armas da luz: Obras das trevas são aquelas que são feitas nas trevas; aquelas que geralmente são feitas às escondidas.
1 João 1.5,6: Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
Podemos nos revestir das armas da luz nos revestindo de toda a armadura de Deus, detalhada em Efésios 6.11-20.

Andar dignamente: É andar como filhos da luz, como em pleno dia, não na prática de pecado. Aqui, o apóstolo cita seis pecados; são eles:

Orgias: São farras com muita gastança e imoralidade sexual.

Bebedices: Vício que domina a pessoa pela bebida para que se entregue à embriaguez.

Impudicícias: Práticas sexuais imorais, ilícitas e sem dignidade, bastante comuns em orgias e em festinhas regadas a álcool e drogas.

Dissoluções: O dissoluto é devasso, libertino, depravado etc.; aquele que não mais se importa com escândalos, pois já perdeu a vergonha pelos seus pecados. É semelhante ao iníquo, que não se importa mais em pecar.

Contendas: Há aqueles que na vida ambicionam posições, prestígio, fama, poder e riquezas; e são destas ambições que surgem as contendas, que são disputas para se alcançar tais coisas.

Ciúmes: Aqui, significa inveja. O invejoso não se contenta com o que tem, e inveja o que as outras pessoas têm.

Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo: Tornar-se semelhante ao Senhor Jesus Cristo. Adotar o estilo de vida de Jesus; viver como Ele viveu. Este é o eterno propósito de Deus. Romanos 8.29; Gálatas 4.19

Nada disponhais para a carne: Carne refere-se à nossa velha natureza corrompida.
Portanto, não permita que nada em você esteja à disposição da carne.
Dispomos para a carne quando a alimentamos com conforto, luxo, práticas sexuais ilícitas, prazeres mundanos, divertimentos sem sentido, compras desnecessárias, imoralidades, materialismo etc.
Não é tão difícil pecar quando alimentamos a nossa velha natureza.
O velho homem e o novo homem: aquele a quem mais alimentarmos, será esse que se sobressairá.

Até a volta de Jesus, esta é a nossa prova diária: Tornar-se cada mais semelhantes a Jesus; e não permitir que o velho homem encontre em nós nada que o satisfaça.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na manhã do dia 28/06/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!