A igreja em oração.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

21/02/2021 – Tema da mensagem de hoje: A igreja em oração.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Atos 4.23-31

Breve resumo do contexto:
Jesus havia curado na Porta Formosa do templo um coxo de nascença através de Pedro e João. Os que presenciaram esta cura se encheram de temor, admiração, perplexidade e assombro, pois a maioria certamente conhecia este coxo. Pedro aproveitou a ocasião para anunciar Jesus e o Evangelho.
Pedro iniciou sua pregação explicando a todos os presentes que o coxo havia sido curado, não por ele e João, mas pela fé em o nome de Jesus, a quem eles haviam rejeitado, traído, negado e matado; e também os chamou ao arrependimento e à conversão, para serem cancelados os pecados deles. Atos 3
É importante que todos entendam que todo pecado é contra Deus; e que Ele não isenta ninguém de pecado. Ele não isenta ninguém de pecado, mas perdoa aqueles que sinceramente se arrependem de pecado. Deus não despreza um coração quebrantado e contrito (Salmo 51.17).
A única maneira de Deus perdoar pecado é através de Seu Filho e da obra que Ele consumou na cruz. Não existem atalhos ou caminhos para se receber perdão de pecado, ser salvo e estar justificado na presença de Deus; só há um Caminho, e Este Caminho é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Leia Atos 4.12

Atos 4.1-22
Os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam em Jesus a ressurreição dentre os mortos, o que deixou os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus ressentidos (ofendidos); principalmente porque os saduceus acreditavam e pregavam que não havia ressurreição de mortos, ou seja, todo o ensino deles perderia a credibilidade.
Ofendidos: é assim que geralmente se sentem aqueles que são contrariados em suas crenças. Mas nós não podemos anunciar Jesus e o Evangelho com o intuito de ofender as pessoas, mas para que elas sejam libertas; porque a verdade não ofende, ela liberta. João 8.32,36
Esses religiosos se sentiram tão ofendidos que prenderam Pedro e João, recolhendo-os ao cárcere até o dia seguinte.
No dia seguinte, Pedro e João foram trazidos perante as autoridades religiosas de Israel para serem interrogados.
Pedro aproveitou a ocasião para também anunciar Jesus e o Evangelho às autoridades religiosas de Israel. Assim como o povo anteriormente havia ouvido acerca de Jesus e do Evangelho, agora, foi a vez das autoridades religiosas de Israel.
Como as autoridades não tinham argumentos para mantê-los presos, visto ser a cura do coxo um sinal notório feito através dos apóstolos, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Deus.
Mas veja o que Pedro e João responderam a eles: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. Atos 4.19,20
Em seguida, após ameaçar ainda mais os apóstolos, os soltaram.

Atos 4.23-31
Uma vez soltos, o que fizeram Pedro e João? Procuraram os irmãos.
Os que são verdadeiramente nascidos de Deus, não amam somente a Deus, mas também todos os filhos de Deus. 1 João 5.1
Deus é o nosso Pai. Somos filhos de Deus. Todos os filhos de Deus são nossos irmãos. Somos da família de Deus. Efésios 2.19
Todos os nascidos de Deus fazem parte da única igreja de Cristo, mas servem ao Senhor em um ministério local, no nosso caso, no Ministério Águia de Cristo. Esta é uma das características de um filho de Deus: fazer parte de um grupo de irmãos em Cristo no qual encontra comunhão e companheirismo.
Nosso grupo de comunhão é o Ministério Águia de Cristo e a célula da qual fazemos parte.

Pedro e João contaram aos irmãos tudo o que lhes havia acontecido. Após ouvirem o testemunho deles, unânimes (havia concordância geral), clamaram ao Senhor em oração.
Primeiramente, eles louvaram a Deus como Criador de Todas as coisas.
Em seguida, oraram fundamentados na Palavra de Deus, pois citaram para Deus o Salmo 2.1,2.
Quando pedimos a Deus alguma coisa segundo a vontade Dele, Ele nos ouve. 1 João 5.14.
Como saber qual é a vontade de Deus? A vontade de Deus nos é revelada nas Escrituras Sagradas. Por isso, leia, estude e medite, todos os dias, as Sagradas Escrituras.
Por que eles citaram o Salmo 2 para Deus? Porque eles discerniram que estavam vivendo uma situação semelhante àquela descrita pelo salmista e aplicaram as palavras do Salmo à sua oração.

Desde sempre as trevas se levantam contra Deus e Seu Ungido, que é Cristo; mas nenhum dos planos de Deus será frustrado por elas; porque todas as vezes que as trevas se levantam é para fracassarem e caírem diante do Senhor Absoluto.
Governos e autoridades religiosas sempre tentam acabar com a igreja de Deus.
Quando se trata de acabar com a igreja e com os crentes, até aqueles que são inimigos e não se suportam, se aliam contra Deus e Seu Ungido. Herodes e Pilatos eram inimigos; judeus e gentios eram inimigos; mas se uniram para condenar Jesus e matá-Lo. O plano deles foi um fracasso, mas o de Deus concretizou-se.

O que os discípulos pediram em oração ao Soberano Senhor?

  • Para que o Senhor olhasse para as ameaças daqueles que se ajuntaram contra Jesus. Eles não pediram para o Senhor afastá-los ou castigá-los.
  • Para que o Senhor lhes concedesse intrepidez para anunciar a Palavra de Deus. Eles não pediram ao Senhor para pôr um fim nos problemas, no caso, as ameaças que estavam sofrendo daquelas pessoas, mas pediram poder para testemunhar no meio dos problemas.
  • E para que o Senhor, enquanto eles anunciavam a Palavra, estendesse a mão Dele para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do Seu santo Servo Jesus.

Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. Atos 4.31
O Soberano Senhor ouviu e respondeu imediatamente a oração de Seus servos. E todos estes fatos descritos neste versículo são sinais da presença e do poder de Deus na vida dos discípulos.

Hoje, a pandemia causada pelo Coronavírus, aliada aos governantes e autoridades das nações, tem sido uma grande ameaça para a igreja, pois tem obrigado as pessoas a ficarem confinadas em suas casas, preocupadas com a crise econômica e social do mundo que tem afetado a todos.
Diante desta realidade, muitos estão apreensivos, inseguros e com medo. E a cada dia esses sentimentos são agravados por causa de tantas notícias ruins e falsas divulgadas pela mídia.
Por outro lado, há aqueles que optaram pelo comodismo. Estes fazem questão de preservar sua comodidade; evitam assumir riscos, compromissos, tarefas e enfrentar dificuldades e desafios. Também não querem ser incomodados e cobrados em nada, principalmente quanto às renúncias para ser um discípulo de Jesus. Os comodistas também são egoístas, pois só pensam em si e nos seus interesses.

O estado de prostração e de frustração de alguns irmãos é preocupante, pois estão atordoados, sem forças e imobilizados diante da situação caótica que o mundo vive.
Será que nos esquecemos: de que somos os portadores e anunciadores das boas novas de Deus; de que fomos comissionados pelo Senhor para fazer discípulos de todas as nações; de que recebemos Dele poder para cumprirmos o nosso chamado e a nossa missão até aos confins da terra?

  • Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações… Mateus 28.19a
  • …mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1.8
  • Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Romanos 10.15b

Mesmo o Senhor nos exortando constantemente, ainda insistimos em apresentar a Ele as nossas desculpas por não cumprirmos o nosso chamado e a nossa missão.

  • Lembram-se do jovem rico (Mateus 19.22)? Ele não abriu mão de sua fortuna para atender ao chamado de Jesus e seguir após Ele.
  • Lembram-se também da parábola das desculpas (Lucas 14.15-20)? A desculpa do primeiro foi a compra de um campo que precisava cuidar (bens materiais); do segundo, a compra de cinco juntas de bois que precisava experimentar (trabalho, emprego, ocupações, negócios); do terceiro, que havia se casado recentemente (laços de famílias; amizades; relacionamentos sociais).

E quanto a nós, que desculpas temos dado ao Senhor para não cumprirmos o nosso chamado e a nossa missão? Será que as nossas desculpas estão relacionadas a bens materiais, trabalho, família, amizades, relacionamentos sociais, lazeres, prazeres, Coronavírus, pandemia, confinamento, determinações do governo, etc.?
Por mais corretas, justas e nobres que nos possam parecer as nossas desculpas que temos dado ao Senhor, é preciso que todos saibam que Ele não aceitou nenhuma delas; em outras palavras, Ele não nos desculpou.

Amados irmãos, recusem-se a sentir desânimo; sintam-se insatisfeitos por não fazermos discípulos, por não cumprirmos o nosso chamado e a nossa missão; sintam-se incomodados com o nosso comodismo e com a nossa vida rotineira que não têm produzido frutos para o Senhor; etc.
Se realmente queremos ver a operação do poder de Deus entre nós e pessoas se convertendo a Cristo, precisamos orar ainda mais, individual e coletivamente.
Hoje, irmãos, vamos pedir perdão ao nosso Senhor e citar em nossa oração a oração que os discípulos fizeram após serem soltos.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 

 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!