Uma vida definida pela Palavra de Deus.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

12/09/2021
Tema da mensagem de hoje: Uma vida definida pela Palavra de Deus..
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

A Palavra de Deus, que é a Verdade, nos revela as experiências pelas quais passaram aqueles que foram escolhidos por Deus. Hoje, vamos meditar um pouco sobre o chamado do profeta Jeremias. Vamos ler Jeremias 1:1-10.
A Palavra de Deus veio para Jeremias: A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR…
O que Deus disse a respeito de Jeremias? Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.
O que Jeremias disse para Deus? Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.
O que Deus lhe disse? Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
O SENHOR capacitou Jeremias para cumprir seu chamado: Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.
Naquele dia, o Senhor constituiu Jeremias Seu profeta, com as seguintes instruções: Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.

Assim como a Palavra de Deus veio a Jeremias; Ela também vem a nós.
A Palavra do Senhor tem vindo a nós? Claro que sim!
E para que a Palavra do Senhor vem a nós? Para definir a nossa vida; para que a gente compreenda o plano de Deus para nossa vida e se alinhe a ele.
Uma coisa é o que Deus diz a nosso respeito; outra, bem diferente, é o que pensamos a nosso respeito.
Se minha vida é definida pela Palavra de Deus, então, nada mais me importa, senão, viver unicamente segundo a Palavra de Deus a mim revelada e vivificada pelo Espírito Santo.
O meu “eu”, que até então governava e definia minha vida, agora, totalmente se submete e se rende ao senhorio de Jesus.

Sofremos muitas pressões, internas e externas, que querem nos fazer desviar da Palavra de Deus para nossa vida.
A fé vem pela pregação do Evangelho; e a pregação do Evangelho, pela Palavra de Cristo. Romanos 10:17
Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 24:13
Aquele que for fiel até à morte receberá do Senhor a coroa da vida. Apocalipse 2:10
Todo aquele que ouve e pratica a Palavra de Cristo é homem prudente, que edifica toda a sua vida na Rocha, que é Jesus. Mateus 7:24-27
A Palavra de Deus e o Espírito Santo sempre andam juntos, pois a espada do Espírito é a Palavra de Deus. Efésios 6:17

Assim como Jeremias definiu sua vida pela Palavra que ouviu de Deus; assim também devemos definir a nossa vida pela Palavra que ouvimos do nosso Deus.
Precisamos crer, assumir, abraçar e tomar posse da identidade que Deus nos deu, da identidade de quem somos em Cristo.
Se não sabemos quem somos em Cristo, também não saberemos o que que fazer; consequentemente, não teremos acesso aos recursos que Deus já tem preparado para cumprirmos o nosso chamado.
A Identidade define o propósito; e o propósito libera os recursos.

Deus conheceu Jeremias antes de ele ser formado no ventre de sua mãe, antes da fundação do mundo. E antes dele nascer, ainda no ventre de sua mãe, Deus já o havia consagrado e constituído profeta para as nações. É assim com a gente também.
Deus nos deu poder de escolha; com liberdade de escolha.
Creio que a melhor escolha a se fazer, sempre, é a Palavra que Deus nos diz.
Romanos 8:29: Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Deus também nos conheceu, antes de estarmos no ventre de nossa mãe, antes da fundação do mundo; e Ele nos consagrou para sermos iguais a Cristo.
Quem define a nossa identidade é Deus. Por isso, não fazemos a nossa obra, mas a obra de Deus.

Efésios 2:10: Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Tudo o que fizermos que não esteja alinhado com a nossa identidade em Deus e com o nosso chamado, para Deus, é obra morta.
Por isso, perder tempo com o que não nos aproxima de Deus é uma péssima escolha. A melhor escolha é investir vida, tempo e recursos no chamado de Deus.
O que importa é o que o Espírito Santo nos revela em Cristo Jesus, pois estamos em Cristo.
Pela graça somos salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:4-9

Tudo já está pronto em Cristo Jesus.
Na verdade, é Deus Quem opera, e nós cooperamos com Ele. 1 Coríntios 3:9
O que Deus quer que a gente faça, Ele de antemão já preparou para nós; e também já estão garantidos, em Cristo Jesus, todos os recursos que vamos precisar para cumprir o nosso chamado e a nossa missão.
Por isso, não conquistamos nada em Deus; na verdade, quando assumimos nossa identidade em Cristo e cumprimos cabalmente o nosso chamado, simplesmente tomamos posse daquilo que o Senhor já tem preparado para nós.
Nossa verdadeira identidade está em Cristo.

Há coisas em nós que precisam ser arrancadas, despedaçadas, derribadas, aniquiladas, destruídas, exterminadas; para que outras sejam edificadas e plantadas.
Romanos 12:2: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
2 Coríntios 10:4-6: Porque as armas da nossa milícia [guerra] não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas [falácia; mentira com aparência de verdade] e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.

Não viva pelo que você sente e vê, mas pela fé na Palavra de Deus.
A Palavra de Deus liberta, pois Ele é a Verdade. A Palavra de Deus edifica.
Fiel é Deus que prometeu.  Deus é fiel. Ele vela pela Sua Palavra.
Hebreus 10:23: Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
Nós, crentes em Jesus, andamos por fé e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7
Fomos chamados para boas obras, para darmos fruto, para darmos testemunho (bom testemunho).

O que você pensa a respeito de si mesmo? Bem, depois desta mensagem, isso não deveria mais te interessar; e sim, o que Deus pensa de você e os planos que Ele tem para sua vida.
Mas como eu sei o que Deus diz a meu respeito, e quais os seus planos para mim?
Penso que há somente uma maneira de você saber: lendo o Livro de Deus citado pelo salmista no Salmo 139:16: Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
Mas como posso ler esse Livro que está no céu? Só há uma maneira de você ter acesso ao conteúdo desse livro: buscando constantemente, de todo o teu coração, o Cristo glorificado, pois somente Ele pode revelar a você, através do Espírito Santo, o que Deus escreveu a seu respeito e os planos que Ele tem para sua vida.

A maioria das cartas do apóstolo Paulo tem o seguinte prefácio: Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo…
Geralmente, o apóstolo Paulo iniciava suas cartas apresentando sua identidade em Cristo; pois sua identidade em Cristo é que importava para ele.
Assim como a Palavra de Deus veio a Jeremias, veio também a Paulo, e ele assumiu sua identidade em Cristo e cumpriu cabalmente seu ministério.

Assim como Jeremias, Paulo, e tantos outros, que também assumamos definitivamente a nossa identidade em Cristo, para vivermos em conformidade com a Palavra de Deus, cumprindo cabalmente o nosso chamado e a nossa missão.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!