Quem de Mim se alimenta por Mim viverá

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Quem de Mim se alimenta por Mim viverá

João 6:57: Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.
Uma das revelações deste versículo é a intimidade que havia entre Jesus e o Pai.
Este Assim implica em uma conclusão. Que conclusão é essa?
Que esta intimidade também deve haver entre a igreja e Jesus.
Ou seja, da mesma maneira que Jesus foi enviado pelo Pai, que vive; da mesma maneira que Jesus vivia pelo Pai, por causa do Pai e pelo poder do Pai; assim também todos os que se alimentam de Jesus, que vive, por Ele viverão.

Jesus vivia por causa do Pai, em razão do Pai.
O que Jesus fazia era se ocupar com o Pai, pois o Pai era o centro de Sua vida.
Jesus e o Pai são um. João 10:30

A estreita intimidade que havia entre Jesus e o Pai, deve haver também entre a igreja e Jesus.
A igreja vive por causa do Senhor, em razão do Senhor.
A ocupação da igreja é com Cristo, e com nada mais, pois Cristo é o centro do eterno propósito de Deus.
A vida da igreja está intimamente ligada à vida do Senhor, e essa vida dura para sempre.

João 6:57, obviamente, está dentro de um contexto. Vamos, com a ajuda do Senhor, meditar em alguns pontos desse contexto, pelos quais o Senhor tratará conosco.

O capítulo 6 do Evangelho de João tem 71 versículos.
Na versão Almeida Revista e Atualizada, este capitulo tem os seguintes subtítulos: A multiplicação de pães e peixes; Jesus anda por sobre o mar; Jesus, o pão da vida; a murmuração dos judeus; os discípulos escandalizados; muitos discípulos se retiram.

Jesus havia operado um grande milagre. Ele multiplicou cinco pães de cevada e dois peixinhos que alimentaram cerca de cinco mil homens.
No dia seguinte a esta multiplicação, a multidão viu que Jesus e Seus discípulos tinham partido.
Quando as pessoas da multidão perceberam que Jesus e Seus discípulos não estavam ali, entraram em seus barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Jesus. E O encontraram.

Ao encontrá-Lo, lhe perguntaram: Mestre [Rabi], quando chegaste aqui? João 6:25
Ao invés de responder à pergunta deles, Jesus lhes revelou o que eles realmente procuravam e queriam.
Eles não procuraram Jesus por causa de quem Ele era, mas por causa da comida que Jesus lhes dera, milagrosamente, no dia anterior e que saciou a fome física deles.
O interesse deles estava simplesmente naquilo que Jesus podia lhes dar.

Jesus lhes disse, então, para não trabalharem apenas pela comida que se acaba e que se perde; e claro, a não trabalharem também somente pelas coisas materiais.
É óbvio que Jesus não quis dizer que não deveriam trabalhar pelo pão de cada dia, pelas vestes e pela moradia; mas que isso não deveria ser o alvo principal da vida deles.
Jesus lhes disse que o alvo principal de suas vidas deveria ser trabalhar pela comida que subsiste para a vida eterna, a qual somente Ele dá.

Por que este deve ser também o nosso alvo principal? Porque o ser humano não é composto apenas de corpo, mas também de espírito e alma.

Sim, de maneira equilibrada, precisamos cuidar do nosso corpo e trabalhar para suprir suas necessidades.
Porém, o mais importante é amar o Senhor, o nosso Deus, de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento (Mateus 22:37,38). E quem ama Deus assim ama também a Sua Palavra; e, diariamente, com fé, empenho, dedicação e perseverança, alimenta seu espírito e sua alma com a Palavra de Deus.
Mateus 4:4: Jesus, porém, respondeu [ao diabo]: Está escrito [Deuteronômio 8:3]: não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

Que glorioso seria se alimentássemos o nosso espírito e a nossa alma tantas vezes no dia quanto alimentamos o nosso corpo mortal, que um dia será comido pelos vermes!

Essa numerosa multidão que seguia Jesus já tinha visto os sinais que Ele fazia na cura dos enfermos. João 6:2
Além destes, viram o grande milagre que Jesus realizou, ao multiplicar os cinco pães de cevada e os dois peixinhos que alimentaram cerca de cinco mil homens.
No entanto, no dia seguinte, para que acreditassem em Jesus, lhe disseram: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos? João 6:30
Os incrédulos, isto é, aqueles que não têm fé em Jesus, o Filho de Deus, precisam ver para crer.
Ninguém precisa de fé para ver o que está diante de seus olhos carnais.
Jesus disse para Marta, irmã de Lázaro: Se creres, verás a glória de Deus. João 11:40

O incrédulo precisa ver para crer; o crente, crê para ver.

O que Jesus disse a Tomé com este não creu? Não sejas incrédulo, mas crente.  Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:27-29
Hoje, pela Sua Palavra, o Senhor diz a cada um de nós: Se creres, verás a glória de Deus. João 11:40

Será que as multidões que hoje andam à procura de Jesus também querem que Ele faça sinais e opere milagres para que creiam Nele?
Será que as multidões que hoje andam à procura de Jesus também só querem que Ele sacie sua fome e sede física, e que supra todas as suas necessidades materiais, e que cure suas enfermidades, e que prospere sua vida profissional e financeira, e que resolva todos os seus problemas e crises existenciais?
SIM é a resposta mais razoável para tais perguntas. Por quê? Porque a Palavra de Deus nos revela que este comportamento é característico das multidões.

Quando Jesus entrou em Jerusalém, as multidões clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! Mateus 21:9
Poucos dias depois, as mesmas multidões gritavam: Fora com este! Solta-nos Barrabás (Lucas 23:18)! Crucifica-o! Crucifica-o (Lucas 23:21)!
No cenáculo, não eram as multidões que estavam reunidas aguardando a promessa do Espírito Santo, e sim, os servos e discípulos de Jesus (cerca de cento e vinte discípulos). Atos 1:12-15

Cremos que o nosso Deus opera milagres. Aliás, só Deus opera milagres.
E claro, todos nós gostamos quando o nosso Deus realiza milagres.
Mas se Ele não realizar, ficaremos frustrados, tristes, abatidos, decepcionados, desiludidos? Claro que não!

Irmãos amados, por que estamos aqui? Por causa de Jesus ou por causa da nossa cobiça?
Nossa resposta deve ser: Estamos aqui por causa de Jesus; porque cremos Nele; porque nos alimentamos Dele; porque vivemos por Ele.
Se hoje aqui Ele realizar um milagre, glórias a Ele; se Ele não realizar, glórias a Ele.
Cremos que o nosso Senhor está aqui, e Sua presença nos satisfaz plenamente.

Amados irmãos, a presença e a graça do Senhor nos bastam; o que vier por elas é lucro.

Quando as pessoas da multidão falaram para Jesus acerca do maná que seus pais comeram no deserto, Ele falou-lhes do verdadeiro Pão que desce do céu; o Pão que não sacia a fome física, mas que dá vida ao mundo; o Pão que é para a alma e não para o corpo. Este Pão é Jesus.
João 6:35: Declarou-lhes, pois, Jesus: eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
João 6:48: Eu sou o pão da vida.
João 6:51: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.

Somente Jesus, o Pão vivo que desceu do céu, é que pode saciar para sempre a fome e a sede espirituais das pessoas, e dar a elas a vida eterna.
Não teremos vida eterna quando formos para o céu morar com Deus.
Temos vida eterna agora; porque conhecemos o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem o único Deus verdadeiro enviou.
João 17:3: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 6:57: Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.
O que significa “Quem de Mim se alimenta por Mim viverá”?

  • Significa estar unido espiritualmente com Cristo e ser um com Ele. Quem é um com Cristo, é também um com todos os membros do Corpo de Cristo, pois Cristo é o Cabeça da igreja, que é o Seu Corpo no mundo.
  • Significa crer em Jesus; desejar Sua presença; estar aos Seus pés; regozijar-se com Sua presença; alimentar-se de Sua Palavra; viver unicamente Dele, por Ele e para Ele; seguir todos os dias os Seus passos; obedecê-Lo em tudo.
  • Etc.

O crente que assim vive, Cristo permanece Nele, e de igual forma, nele Cristo permanece, inseparavelmente.

Irmãos amados, morremos com Jesus na cruz do Calvário. O nosso velho homem foi crucificado com Jesus. Romanos 6:6
Na cruz, além de nossa pena ter sido paga, o domínio que o pecado exercia sobre nós foi definitivamente rompido e aniquilado. Romanos 6:6
O pecado não nos domina mais, pois estamos debaixo da graça. Romanos 6:14
Morremos com Jesus; fomos sepultados com Ele; ressuscitamos com Ele; vivemos Nele; estamos assentados com Ele nas regiões celestes; Nele permanecemos, e Ele em nós, agora e eternamente. Colossenses 2:12; Colossenses 3:1; Efésios 2:6

Não conseguiremos entender o que Deus nos fala pela nossa razão, pelo nosso intelecto, pela nossa capacidade humana.
Porque todo conhecimento a respeito de Deus não pode ser obtido pela razão humana, pelo intelecto, pela capacidade humana, pois é revelado unicamente pelo próprio Deus através do Espírito Santo.
1 Coríntios 2:14-15: 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.

Por isso, vou orar de acordo com Efésios 1:17,18, e pedir ao Pai da glória que nos conceda espírito de sabedoria e de revelação, para que através do Espírito Santo Ele nos revele toda realidade espiritual que há em Cristo Jesus, nosso Senhor e nosso Salvador.
Porque é de Jesus que queremos nos alimentar, e é por Ele que queremos viver.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE        YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK        TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!