Dois aspectos do evangelismo

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Dois aspectos do evangelismo

2 Timóteo 4:1-4  |  Atos 16:6-15

Hoje, vamos meditar em apenas dois aspectos do evangelismo.
O primeiro aspecto, em 2 Timóteo 4:1-4; e o segundo, em Atos 16:6-15.

O Senhor Jesus Cristo deu uma missão para a Sua igreja. Nós somos a igreja.
Mateus 28: 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

  • Nós, a igreja, devemos ir para alcançar aqueles que estão perdidos, que estão em trevas, que estão mortos em seus delitos e pecados, para que sejam salvos pela maravilhosa graça de Deus em Cristo Jesus; e uma vez salvos, discipulá-los para que sejam enviados para que também cumpram a missão.

Primeiro aspecto: 2 Timóteo 4:1-4

O apóstolo Paulo escreveu três cartas pastorais: 1 e 2 Timóteo, e Tito.
Vamos meditar em algumas instruções que o apóstolo Paulo deu a Timóteo, jovem pastor da igreja em Éfeso.

2 Timóteo 4: 1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

  • Solenemente, o apóstolo Paulo instruiu o pastor Timóteo a pregar insistentemente a Palavra de Deus, quer fosse oportuno, quer não; a corrigir, repreender e exortar os santos quando estes precisassem; a encorajá-los a fazer o bem; e a todo tempo, alimentá-los pacientemente com a Palavra de Deus.
    Timóteo foi instruído por Paulo a fazer isso não de qualquer maneira, mas com toda a longanimidade e doutrina; isto é, que mesmo que a Mensagem do Evangelho fosse rejeitada, ele jamais deveria perder a disposição e o ânimo para anunciá-La a todo tempo, custe o que custasse.
    A Mensagem do Evangelho jamais deve ser mudada, mesmo que não seja aceita.
  • Pelo menos por dois motivos Paulo deu tais instruções a Timóteo:
    1. Pela sua manifestação e pelo seu reino. Isto é, devido à volta de Jesus e de Seu reino.
    2. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
      Se esse tempo ainda não chegou, sem dúvida, está chegando, pois hoje já vemos pessoas que não suportam ouvir a sã doutrina, e por isso, andam à procura de mestres que lhes digam o que gostam de ouvir, mesmo que sejam fábulas, lendas, mitos ou até mesmo falácias e sofismas (mentiras com aparência de verdades).
  • Tais instruções de Deus, obviamente, não foram somente para o pastor Timóteo, mas para todos os pastores e crentes em todas as épocas.
  • Como pastor, não devo pregar somente para os convertidos para que perseverem no Senhor; mas também para aqueles que ainda não se converteram, para que conheçam o único Deus verdadeiro, e a Jesus a quem Deus enviou.

Segundo aspecto: Atos 16:6-15

Atos 16:6-15 é um dos textos bíblicos que nos revela a maneira correta da igreja cumprir sua missão, que é fazer discípulos de todas as nações.

  • E a maneira correta da igreja evangelizar é sob a direção do Espírito Santo.
  • É o Espírito Santo que dá à igreja as estratégias para a evangelização de pessoas e nações.
  • Nessa ocasião, Silas e Timóteo estavam com o apóstolo Paulo. Atos 15:40; 16:1-3
  • Eles foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a Palavra na Ásia.
  • Também tentaram ir para Bitínia (província romana que ficava ao norte da Ásia), mas o Espírito de Jesus não permitiu.
  • Pelo Espírito Santo eles foram impedidos e não receberam permissão para evangelizar a Ásia. A Bíblia não revela o motivo pelo qual o Espírito Santo deu-lhes essa direção.
  • Mas é óbvio que não foi porque a Ásia não necessitava ouvir e receber o Evangelho.
  • Mas penso que um dos motivos foi porque não era o tempo de Deus para aquela região e para aquelas pessoas.
  • O que eles fizeram, então? Obedeceram.
  • Eles contornaram Mísia e desceram a Trôade, e ali permaneceram até receberem novas instruções do Espírito Santo para aquele tempo.
  • E a direção do Espírito Santo veio a eles através de uma visão que o apóstolo Paulo teve à noite.
  • Nessa visão noturna, um varão macedônio apareceu a Paulo e rogou-lhe: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
  • O que eles fizeram após receberem a direção do Espírito Santo? Obedeceram. Imediatamente, partiram para a Macedônia.
  • Observação: Sabemos que Lucas foi quem escreveu o livro dos Atos. E o verbo procurar, na primeira pessoa do plural: procuramos, em Atos 16:10, indica que Lucas estava com Paulo, Silas e Timóteo nessa ocasião.

Um breve parêntese:

  • Jamais podemos nos esquecer que só tem legitimidade diante de Deus e autoridade no mundo espiritual, para exercer o ministério, aquele que é enviado pelo Espírito Santo através da igreja na pessoa de seus ministros. O envio de Paulo tinha legitimidade diante de Deus e autoridade no mundo espiritual. Atos 13:1-4
  • O que acontece quando o envio não é legítimo? O que aconteceu, por exemplo, na igreja em Jerusalém: Irmãos que faziam parte da igreja, mas que faziam e falam coisas sem a autorização da igreja; isto é, sem serem enviados pela igreja. Atos 15:24
  • Tal atitude está completamente fora dos princípios de Deus.
  • Esses irmãos faziam parte da igreja em Jerusalém, eles estavam entre os apóstolos, mas discordavam dos apóstolos em alguns pontos doutrinários e, por isso, decidiram sair e ensinar doutrinas contrárias às doutrinas dos apóstolos.
  • O que a atitude desses irmãos provocou na igreja? Perturbação, transtorno e confusão na mente dos irmãos. Atos 15:24
  • A missão da igreja, isto é, a nossa missão, como vimos, não é determinada pela necessidade de pessoas e lugares, mas determinada pelo Espírito Santo, pois é Ele que sabe de todas as coisas e é Ele que dirige a missão.
  • Mas quantas vezes evangelizamos pessoas e lugares movidos por suas necessidades, e também pela nossa alma? Várias.
  • E quantas vezes deixamos de evangelizar pessoas e lugares, com as quais o Espírito Santo queria que falássemos e estivéssemos, mas não estávamos sensíveis para ouvir a Sua voz porque estávamos cuidando dos nossos interesses e satisfazendo a nossa vontade? Várias.
  • Não é errado ter vontade (desejar fazer algo ou ter alguma coisa).
  • Mas jamais podemos nos esquecer de que somos discípulos e servos do Senhor Jesus Cristo, e que a nossa vontade deve estar totalmente submissa à vontade Dele. Se assim não for, então, faremos sempre a nossa vontade, e não a do Senhor.
  • Todos nós fomos chamados e escolhidos pelo Senhor Jesus para sermos Seus servos e discípulos e, obviamente, para cumprirmos a missão que Ele deu para Sua igreja. E nós somos a igreja de Deus.
  • Mas irmãos, quem tem dirigido a missão dada a nós pelo Senhor Jesus Cristo, a nossa alma ou o Espírito Santo?
  • O nosso MINISTÉRIO e o nosso IDE não podem ser dirigidos pela nossa alma, isto é, pela nossa vontade, pelas nossas emoções, pelos nossos sentimentos, pelas nossas percepções humanas, pelas nossas aspirações, pelos nossos interesses, mas dirigidos unicamente pelo Espírito Santo.
  • Paulo e seus companheiros, após receberem a direção do Espírito Santo, deixaram a Ásia e partiram para a Europa. E chegaram à cidade de Filipos, considerada uma porta de entrada para a Europa em relação a quem vinha da Ásia.
  • Provavelmente, não havia sinagogas em Filipos. Por isso, Paulo e seus companheiros saíram da cidade para junto de um rio à procura de um lugar para orarem juntos. E eles encontraram. Encontraram porque procuraram. Procuraram porque necessitavam orar juntos.
  • Aqueles que têm plena convicção de que foram escolhidos e chamados por Deus para pertencerem a Ele; para cumprirem os propósitos Dele; para exercerem ministérios no Corpo de Cristo; também têm plena convicção de que necessitam orar com seus irmãos, incessantemente, o mais que puderem.
  • Quem não tem essa necessidade precisa se despertar, pois ainda não discerniu o que é ser igreja e fazer parte do Corpo de Cristo.
  • Por tanto nos amar, o Senhor nos preparou pelo menos três lugares para orarmos coletivamente e uns pelos outros: Aqui, aos domingos e às terças-feiras; e na célula da qual fazemos parte.
  • Nesse lugar, eles encontraram um grupo de mulheres que estavam orando; e entre elas uma chamada Lídia, provavelmente convertida ao judaísmo.
  • Eles se assentaram e passaram a falar com as mulheres que ali estavam.
  • Lídia escutava Paulo e seus companheiros, pois era temente a Deus.
  • E aconteceu que o Senhor abriu o coração de Lídia para atender [acolher; aceitar] às coisas que Paulo dizia.
  • E ela atendeu e foi batizada, ela e toda a sua casa.
  • Sua genuína conversão se comprovou quando abriu seu lar para Paulo, Silas, Timóteo e Lucas. Geralmente, os abençoados por Deus abrem seus lares para Ele.
  • Assim, Lídia foi a primeira conversão que se deu em solo Europeu.
  • E a conversão de Lídia foi algo maravilhoso, porque ela era natural de Tiatira, cidade da Ásia Menor. Atos 16:14
  • Portanto, a primeira pessoa a se converter na Europa era natural da Ásia, lugar onde o Espírito Santo impediu e não permitiu que Paulo e seus companheiros pregassem o Evangelho. Não é maravilhoso?
  • Está escrito que foi o Senhor que abriu o coração de Lídia para receber o Evangelho e ser batizada, ela e toda a sua casa; o que significa que o envio de Paulo e de seus companheiros era legitimo, e que era o Espírito de Jesus que estava dirigindo a vida deles para o cumprimento da missão naquele tempo.

Amados irmãos, o que o nosso Senhor tratou conosco através desta mensagem? Pelo menos os seguintes pontos:

  • Que mesmo que a Mensagem do Evangelho seja rejeitada, nenhum de nós jamais deve perder a disposição e o ânimo para anunciá-La a todo tempo, custe o que custar.
  • Que a maneira correta para cumprirmos a missão da igreja, que é fazer discípulos de todas as nações, é unicamente sob a direção do Espírito Santo.
  • Que a missão da igreja não é determinada pela necessidade de pessoas e lugares, mas determinada pelo Espírito Santo, pois é Ele que sabe de todas as coisas e é Ele que dirige a missão.
  • Que o nosso MINISTÉRIO e o nosso IDE não podem ser dirigidos pela nossa alma, isto é, pela nossa vontade, pelas nossas emoções, pelos nossos sentimentos, pelas nossas percepções humanas, pelas nossas aspirações, pelos nossos interesses, mas dirigidos unicamente pelo Espírito Santo.
  • Que somos discípulos e servos do Senhor, e que a nossa vontade deve estar totalmente submissa à vontade do Senhor. Porque, se assim não for, então, faremos sempre a nossa vontade, e não a do Senhor.
  • Que quando cuidamos dos nossos interesses, ficamos insensíveis para ouvir a voz do Espírito Santo e, assim, acabamos satisfazendo a nossa vontade, e não a do Senhor.
  • Que o nosso envio deve ter legitimidade diante de Deus para que tenhamos autoridade no mundo espiritual.
  • Que pelo fato de Deus ter nos plantado na Águia de Cristo, é aqui que devemos estar juntos, o mais que pudermos, para perseverarmos na oração, coletiva e de uns pelos outros, pois só assim é que permanecemos firmes e inabaláveis para cumprir a missão sob a direção do Espírito Santo, e aguardamos a volta gloriosa do nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Etc.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE        YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK        TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!