Uma vida de fé.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Um dos grandes perigos que pode atingir a fé é a tentação de crer que aquilo que se pode ver é real, e o que não se vê é menos real.
Nós precisamos entender que fé é fundamental para aquele que quer viver plenamente no Senhor.
Na nossa vida tudo é pela fé. Tudo na vida do cristão é pela fé.
Devemos nos relacionar com as pessoas pela fé, o amor é por fé, a obediência é pela fé.
Tudo no Reino de Deus é ativado e acessado por fé; por isso ela é importante.

Fé é confiar na fidelidade de Deus, é a convicção de que Ele diz a verdade e que acontecerá o que Ele promete.
Aquele que conhece a Deus sempre está contente em ser guiado por Ele, mesmo sem saber o rumo que irá tomar.
A vida de fé é caracterizada por uma confiança firme e constante de algo que ainda vai acontecer.
Se abandonarmos essa confiança, passaremos a acreditar apenas no que vemos.

Tiago 1.22: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
É preciso haver um desejo profundo de ouvir Deus falar a nós e a disposição de fazer o que Ele ordena, sem questionar.
Se estivermos sempre aprendendo como agir e não saímos da teoria, não servirá de nada.
E assim é também com a fé, temos várias passagens na Palavra de Deus onde mostram que a fé foi ativada por alguém fazendo alguma coisa, não apenas crendo em algo.

A definição de fé e crer, segundo o dicionário, são basicamente as mesmas, mas nós podemos ver que há uma diferença enorme se não houver uma atitude de nossa parte.

Marcos 2.1-12

Jesus operou alguns milagres aqui: Curou fisicamente o paralítico; perdoou-lhe os pecados; e, leu os pensamentos de todos. Mas há também grandes lições neste texto!
A multidão impediu que aquele homem pudesse se aproximar de Jesus.
Ali havia quatro homens que demonstraram com suas atitudes o que é ter um espírito de comunhão, de amizade, de não se preocupar consigo mesmo e, principalmente, de fé.
E a determinação desses homens resultou na vitória do amigo paralítico.

Quando os quatro chegaram carregando o paralítico, não puderam entrar na casa onde Jesus estava por causa da multidão.
O que eles fizeram? Subiram uma escada pelo lado de fora da casa e começaram a abrir o telhado, até que fizeram uma abertura grande, suficiente para baixarem a maca com o paralítico, bem no meio onde Jesus estava.
O que vocês acham? Aqueles quatro homens e o paralítico deveriam crer em algo.
Você consegue imaginar esta cena? Um homem paralítico em uma maca, sendo içado até o telhado por quatro homens.
Aquele paralítico tinha que crer em algo. E tudo que eles criam era verdade.
Criam que se conseguissem chegar até Jesus, aquele homem poderia ser curado. Isso era verdade.

Mas eles também poderiam ter chegado a seguinte conclusão: “Aquela não era a vontade de Deus, porque se fosse, Deus faria alguma coisa para ajudar”.
V.3: Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.
Conduzindo (transportando) – pressupõe ação; eles criam, por isso agiram. Fé é agir de acordo com aquilo que você acredita.

V.5: Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.
Jesus viu a fé daqueles homens. Você já viu fé? Estranho! O que Jesus viu? Ele viu quatro pessoas encima da casa removendo as telhas. Imaginem a cena. Ele viu um homem descendo numa maca, amarrado por umas cordas dentro do cômodo que Ele estava. Isso foi uma ação de fé.
Veja o quanto é importante agir na fé; não basta apenas crer.

Há outras passagens onde vemos a fé sendo ativada por alguém fazendo alguma coisa: A mulher que foi curada do fluxo de sangue: Mateus 9.21,22
Para ela tocar nas orlas de Jesus, ela tinha que primeiramente crer. Mas, também, ela tinha que agir. O que ela cria era verdade, mas não teria tido resultado se ela não tivesse feito o que fez.  Sua fé era tocar em Jesus que consistia numa ação. Ela não se limitou a se sentar ao lado da estrada e crer, mas ela agiu de acordo com aquilo que cria.

A cura dos dois cegos: Mateus 9.27-29
É interessante que Ele não diz: segundo o que vocês creem. Ele lhes perguntou: “Vocês creem”? Eles responderam: “Sim!” Então Ele disse: “segundo a fé que vocês têm…”, e não segundo o que vocês creem. E qual era a fé deles? Em primeiro lugar a fé deles foi o fato de clamarem por misericórdia e segundo lugar eles se aproximaram. Aquilo foi uma ação. Se eles tivessem continuado lá fora nunca teriam recebido a cura. Eles agiram conforme eles criam.

Pedro andou sobre as águas: Mateus 14.25-29
Pedro andou sobre as águas. Como ele caminhou na água? Ele agiu de acordo com o que cria. Ele creu que quando Jesus disse venha, Ele quiz dizer venha. Venha requeria não apenas crer, mas ação. Lógico que depois ele olhou para as circunstancias, o vento, e começou a afundar. Sempre que olhamos para as circunstancias e deixamos de agir por fé, afundamos.

Voltando para o texto principal, sobre o paralítico do telhado.
Jesus trata a causa do problema.
Muitas vezes Jesus havia realizado curas e milagres diretamente, mas neste caso ele faz uma declaração de perdão primeiro. E esta declaração causou alvoroço entre os presentes. Muitos não puderam entender a que Jesus se referia, alguns escribas censuravam em seus corações. Por que diz estas blasfêmias? Quem pode perdoar pecados se não Deus? Porém essa nunca foi a intenção de Jesus. Na verdade, Ele conhecia a vida daquele homem de uma maneira mais ampla do que eles imaginavam.
Os fariseus não podiam ver se os pecados do homem foram perdoados, então não creram. Então, Jesus realizou um milagre que eles pudessem ver para provar que de fato havia perdoado os pecados do homem. Ele deu ao paralítico o poder de andar. Jesus estava tratando dos sentimentos, da alma. Quem sabe aquele homem não levava dentro de si um ressentimento, uma mágoa ou uma culpa. Jesus que sabia de tudo isso, estava tratando da causa da enfermidade.

A fé produz resultados.
Temos que começar crendo, porque é o crer que nos coloca na condição de agir. Mas se tudo o que fazemos é crer, ainda que aquilo em que creiamos seja absolutamente verdade, isso nunca mudará a nossa realidade. Muitas pessoas fazem a tentativa de exercer a sua fé, mas quando não veem os resultados imediatos, desistem. Que não seja esse o seu caso.

Não podemos olhar para as circunstâncias.
Talvez neste ponto você se perca.  Quanto mais você mantém os olhos nas circunstancias e fora da Palavra, mais você afunda. Você não pode negar que as circunstâncias existem, mas não permita que elas determinem a sua vida.
O capítulo 11 de Hebreus é um capítulo que trata da perseverança da fé.  Mostra homens e mulheres do AT que tinham perfeita visão espiritual e que suportaram grande vergonha em vez de renunciar à própria fé.
Hebreus 11.1: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Não é uma definição formal de fé, mas uma descrição do que a fé faz por nós.
Ela torna as coisas que se esperam tão real como se já a possuíssemos, e dá a convicção firme de que as bênçãos espirituais e invisíveis são absolutamente certas e reais.

Percebam a importância do crer e agir. Muitos creem, mas não agem. Só que existe ainda algo pior: aqueles que não creem e por isso não agem. Acho que a pior coisa é se dizer cristão e não ter fé, a fé que agrada a Deus. A fé que agrada a Deus é a fé espiritual. Hebreus 11.6
A fé que agrada a Deus é aquela que se firma nas Suas palavras, nas Suas promessas.
Quando tudo parece perdido, quanto tudo parece acabado, quando não há mais forças para lutar ou para vencer a prova, é preciso ter fé. É preciso acreditar que somente Deus pode fazer o impossível, possível na nossa vida. Mesmo que Deus às vezes pareça demorar, ou pareça não nos ver, é preciso ter fé. Mesmo que a prova seja grande, é preciso ter fé, mesmo que pareça impossível é preciso ter fé. Pois a fé, mesmo que pareça ser mais simples e mais fácil do que orar e jejuar, é o ato de entrega mais difícil da vida do cristão, pois mostra o quanto confiamos em Deus e acreditamos no impossível que Ele possa fazer.

Porque Deus nos contempla e nos vê, mesmo que não possamos entender seus pensamentos. Mesmo que não possamos entender o porquê das coisas, mesmo que não possamos entender seus planos. É preciso ter fé. É preciso ter fé para não olhar para trás, como muitos que nos seus momentos mais difíceis têm voltado atrás. Olha para o mundo lá fora, ou tem se tornado crente fracassado, que vive uma vida de derrota dentro da igreja, crentes tristes e angustiados que vivem as piores provas dentro do próprio lar. É preciso ter fé, como teve Noé, Abraão, Isaque, Moisés, dentre outros que estão mencionados no capítulo 11 de Hebreus.

Eu não conheço os pensamentos de Deus, e você também não. Mesmo que pareça que as coisas vão mal, ainda há um Deus lá em cima observando você. Mesmo que você pense que não tem mais jeito, que não há mais solução, há um Deus no céu vendo você.
Seja qual for o seu problema é preciso ter fé.
O Senhor te convida a crer e agir, mesmo que não possa ver.
Hoje Ele te convida a agir em fé.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Angela Cardoso Moreira, pastora, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na manhã do dia 31/05/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!