Um presente de Deus.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 23/12/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Textos bíblicos: João 1.10-13; 3.16-18

Na próxima terça-feira, a maioria dos habitantes da Terra irá comemorar o nascimento de Jesus Cristo, inclusive nós. Haverá muita festa, alegria e confraternização. E claro, Jesus Cristo merece tudo isso e muito mais.
Mas será que esta maioria se lembrará Dele e o porquê de Seu nascimento? Talvez não! Mas seguramente se lembrarão do “bom velhinho” e demais adereços natalinos.

Todo símbolo ou imagem representa algo. A maioria das celebrações religiosas e espirituais têm suas personagens, seus símbolos, imagens e elementos, e o Natal não foge à regra. Em tais celebrações com suas personagens, símbolos, imagens e elementos, a probabilidade de haver idolatria é muito grande, quando não, tradições que invalidam a Palavra de Deus.
Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto. Lucas 4.8

Temos um grande desafio como cristãos: Andar na contramão do mundo.
Pois adoramos somente a Deus. Nosso estilo de vida é o do reino de Deus. Temos uma doutrina a perseverar. Temos um padrão a imitar. Deus está formando em nós o caráter de Seu Filho. Temos uma missão a cumprir. Temos uma única esperança. Não temos outro bem senão a Cristo e uns aos outros. É também por tudo isso que está escrito: 
Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. 1 João 2.15
A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão. John Wesley

No Natal também há troca de presentes.
Todos nós, ao longo de nossas vidas, recebemos vários presentes. Cada um deles foi especial, pois nos foram dados em datas e momentos especiais. Pode até ser que algum deles nos foi dado por constrangimento. Mas, sem dúvida nenhuma, a maioria deles nos foi dada por pessoas que nos amam e nos querem bem.
Presente não tem preço. É algo que não custa nada para quem o recebe. A única coisa a se fazer para ganhar um presente é abrir um largo sorriso, estender as mãos e recebê-lo.

Hoje, quero falar sobre um presente muitíssimo especial.
Eu não tenho dúvida de que este é o melhor, maior e mais precioso de todos os presentes que alguém pode receber. Como todo presente, este também não custa nada para quem o recebe. E muitos já o receberam. Este presente é o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus. Foi o próprio Deus quem nos deu este presente maravilhoso.
João 3.16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O imensurável amor de Deus fez com que Ele desse ao mundo (à humanidade) o que de mais precioso Ele tinha: Seu único Filho, Jesus Cristo.
E por que Deus deu o Seu único Filho ao mundo? Para que todo aquele que crer nas palavras Dele não pereça, mas tenha a vida eterna.
O que Jesus quis dizer ao empregar a palavra “perecer”Morte espiritual; separação de Deus por causa do pecado; condenação eterna.

Foi por amor que Deus enviou Seu Filho ao mundo, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
João 3.17,18: Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Deus enviou Jesus para salvar o homem da condenação eterna por causa do pecado; para salvar o homem da morte espiritual que é a separação de Deus para toda a eternidade.
É uma grande tragédia não acreditar em Jesus. E ouso dizer que se trata de uma tragédia anunciada, porque o verdadeiro Evangelho, apesar de todas as dificuldades e perseguições que enfrenta, está sendo anunciado pelos verdadeiros discípulos de Jesus.

Como se livrar, então, dessa condenação eterna e herdar a vida eterna?
Ora, se Deus deu ao mundo o Seu Filho para que todo o que Nele crê não pereça, então, basta recebê-Lo e crer em Suas palavras. É simples assim? Sim! É simples assim.
Então, como faço para receber Jesus em minha vida? Só há uma maneira: Pela fé.
10 O Verbo [Jesus] estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1.10-13

Jesus veio para o que era Seu, mas os Seus não O receberam.
Mas quem recebe Jesus recebe o poder de se tornar filho de Deus.
Filhos de Deus são aqueles que nascem de Deus.
Observe atentamente o que está escrito em João 1.13:

  • Os filhos de Deus não nascem do sangue: Ninguém se torna filho de Deus por ter pais cristãos.
  • Os filhos de Deus também não nascem da vontade da carne: Ninguém se torna filho de Deus por esforço próprio.
  • Os filhos de Deus também não nascem da vontade do homem: Nenhum homem pode tornar outro homem um filho de Deus, pois não tem poder e nenhuma condição para isso.
  • Os filhos de Deus nascem de Deus.

Fisicamente, somos filhos biológicos de nossos pais porque nascemos deles.
Só á uma maneira de sermos filhos de Deus: Receber e reconhecer o Filho de Deus, Jesus Cristo, como único e suficiente Senhor e Salvador.
Quem não nascer de novo não pode ver e nem entrar no reino de Deus.
Para ser filho de Deus é necessário receber Jesus, nascer de Deus, nascer da água e do Espírito, para, assim, ver e entrar no reino de Deus. João 1.13; 3.3,5

E como receber de Deus este presente maravilhosos que é Jesus? Como já disse só há uma maneira: Pela fé.
Com o coração se crê e com a boca se confessa o que se crê com o coração.
É preciso confessar com a boca o que se crê com o coração:
Romanos 10.9,10: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

É importante entender também:

  • Que nenhum de nós merecia tamanha graça de Deus. Foi por amor que Deus nos deu Jesus.
  • Que fomos salvos porque estávamos completamente perdidos, mortos espiritualmente pelas nossas transgressões e pelos nossos delitos. Convencer o homem de pecado para arrependimento é uma obra do Espírito Santo. João 16.8

E quanto às nossas transgressões, delitos e pecados?
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Colossenses 2.13-15

Portanto, quem recebe e crê no Senhor Jesus Cristo é nascido de Deus, torna-se filho de Deus, tem vida juntamente com Cristo, não perece, tem vida eterna e todos os seus delitos e pecados são perdoados.

Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5.18,19
Além de Deus nos reconciliar consigo mesmo por meio de Cristo, Ele também nos deu o ministério da reconciliação. Cabe a cada um de nós, discípulos e servos do Senhor Jesus, o privilégio e a responsabilidade de anunciar a palavra da reconciliação a todas as pessoas em todas as nações.

Creio que 2019 será um ano de muita graça de Deus, e também de muita colheita para o reino dos céus. Você crê?

Obrigado Senhor!

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!