Comunhão e primícias

COMPARTILHE esta MENSAGEM

COMUNHÃO

Gênesis 18:17,18: 17 Disse o SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer, 18 visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?
Abrão, cujo nome Deus mudaria para Abraão (Gênesis 17:5), nasceu na cidade de Ur dos caldeus, na Mesopotâmia.
Os habitantes de Ur dos caldeus eram extremamente idólatras, pois adoravam e serviam a vários deuses que, de fato, não eram deuses. Jeremias 16:20
Não se pode afirmar que Abraão era idólatra antes de ser chamado por Deus.
Mas é óbvio que, em todo o tempo em que Abraão viveu em Ur dos caldeus, ele conviveu em meio a um povo idólatra. A propósito, seu pai, Terá, era idólatra. Josué 24:2
Terá, pai de Abraão, saiu de Ur dos caldeus com sua família e foi habitar na cidade de Harã. Gênesis 11:31
E da cidade de Harã, o Senhor chamou Abraão e lhe fez promessas.
A comunhão que Abraão passou a ter com o Senhor Deus fez com que se tornassem amigos íntimos.
Isaías 55:6: Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Abraão se tornou tão íntimo do Senhor Deus, que Deus o chamava de amigo. 2 Crônicas 20:7; Isaías 41:8; Tiago 2:23

Os amigos compartilham entre si seus planos, projetos, sonhos, alegrias, tristezas, vitórias, derrotas, fraquezas, segredos, receios, temores, problemas, dificuldades, preocupações etc.
Por isso que o Senhor Deus não ocultou de Abraão, seu amigo, os planos que tinha com as cidades de Sodoma e Gomorra, conforme lemos em Gênesis 18:17,18.
Deus compartilhou Seus planos com seu amigo, o que certamente levou Abraão a interceder pelas pessoas justas que havia em Sodoma e Gomorra. Gênesis 18:22-33
A comunhão promove tudo isso. Promove amizade, intimidade, conexão de coração, única visão etc. Promove até intercessões.

Amós 3:7: Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Os profetas também tinham comunhão e intimidade com o Senhor Deus.
Eles andavam com Deus e ouviam a Palavra de Deus. Por isso, o Senhor revelava a eles os Seus segredos.
Deus já havia advertido o povo por diversas vezes através dos profetas que o Seu juízo seguiria após a desobediência.
Se o orgulho e a soberba vêm antes da ruína e da queda (Provérbios 16:18), a desobediência à Palavra vem antes do juízo de Deus.
Nunca se esqueçam que o juízo de Deus jamais é para destruição, mas sempre para restauração e santificação.
2 Crônicas 20:20: Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.
Amós recebeu a Palavra do Senhor num momento em que Israel crescia e prosperava. No entanto, o povo se tornara materialista e imoral.
Cuidado: A prosperidade material pode fazer com que o povo de Deus se acomode, se afaste de Deus e da comunhão da igreja, e também que tenha práticas que desagradam a Deus.
Palavras do Senhor à igreja em Laodicéia: Apocalipse 3:16,17: 16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; 17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
Deus revelou aos Seus servos, os profetas, o que faria; os profetas, por sua vez, comunicaram ao povo o que o Senhor iria fazer; mas na maioria das vezes os israelitas ignoraram as palavras de Deus na boca dos profetas, o que fez com que o juízo de Deus viesse sobre o povo.

João 15:14,15: 14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
O nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, também elevou Seus discípulos à categoria de amigos.
Tudo o que Jesus ouviu de Seu Pai, deu a conhecer aos Seus amigos.
A comunhão que Jesus tinha com Seus discípulos fez com que fossem amigos íntimos.
Os discípulos aprenderam com Jesus a perseverarem na comunhão. Atos 2:42

O nosso Senhor, o nosso Dono, tem compartilhado conosco a Sua Palavra e Seus planos para o nosso ministério. E claro, o que Ele espera de nós é que correspondamos com Ele em fé, obediência, alegria, disposição (eis-me aqui), generosidade, comprometimento e ações, como fizeram, por exemplo, Abraão, os profetas e os apóstolos.
Mas você compartilha com Teu Senhor os teus: pecados, fraquezas, planos, sonhos, segredos, receios, dúvidas, temores, problemas, dificuldades, preocupações, alegrias, tristezas, vitórias, derrotas etc.?
Filipenses 4:6: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
Se a sua resposta à pergunta supracitada é “não”, é porque você ainda não tem intimidade com o teu Senhor; isto porque você não tem tido comunhão com Ele, não tem sido sincero com Ele, não tem aberto o seu coração para Ele.
Consequentemente, não tem tido também intimidade com seus pastores, líderes e irmãos; isto porque não tem tido comunhão com eles, não tem sido sincero com eles, não tem aberto o seu coração para eles.
Tiago 5:16: Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Como o Senhor já nos disse em 08/01/2023, a Trindade é um mistério, porque sendo composta de três Pessoas Divinas distintas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, é um único Deus.
A perfeita comunhão é expressa na Trindade.
A nossa comunhão teve início na Trindade, pois a Trindade, eternamente, vive em comunhão.
É nesta comunhão que o Senhor quer que perseveremos.
Por isso que em João 17:11,21,22,23, Jesus Cristo orou ao Pai para que todos nós sejamos um, assim como Ele e o Pai são um.
A comunhão dos santos só é possível se os santos estiverem em comunhão com Deus.
A nossa comunhão só é possível se estivermos em comunhão com Deus.

Como vimos, Deus desejou ter comunhão e amizade íntima com Abraão, com os profetas e com os apóstolos. Tudo partiu de Deus.
Amados irmãos, tudo tem início em Deus. Nada começa em nós.
O que Cristo Jesus mais deseja é estar com Seus amigos (Mateus 28:20b), para compartilhar com eles a Sua vida, o Seu amor, a Sua graça, o Seu Evangelho, o Seu poder, os Seus ensinos, a Sua vontade, os Seus planos etc.
E se estar conosco é o desejo do nosso Senhor, este também tem que ser o nosso.

Se não temos comunhão com o nosso Senhor, também não teremos com os irmãos.
Não é possível ter comunhão somente com o Senhor, e não ter com os irmãos.
Tente imaginar um membro do corpo tendo comunhão somente com o Cabeça do corpo, e não tendo comunhão com os demais membros do corpo. É impossível.
Quando uma pessoa não tem prazer em perseverar na comunhão, é porque esta pessoa não está bem com o Senhor, não está em comunhão com Ele.
Se temos comunhão com o Senhor, também teremos com todos os nossos irmãos.

Dificilmente, um amigo íntimo de Jesus não fará a vontade de seu Senhor.
Vocês já notaram como é fácil para alguns “crentes” abrirem mão dos planos de Deus para realizarem os seus próprios planos?
E também como é fácil para alguns “crentes” deixarem de fazer a vontade de Deus para fazerem a sua própria vontade?
Pode perceber: Há “crentes” que sempre dão um jeito, buscam saídas, soluções e recursos para realizarem os seus planos e para fazerem a própria vontade; todavia, não agem da mesma forma e entusiasmo em relação aos planos de Deus e a vontade de Deus.
Que o Espírito Santo do nosso Senhor cumpra em nós o Seu ministério, fazendo com que tenhamos cada vez mais comunhão, intimidade e semelhança com Jesus; para sempre fazermos a vontade do Senhor, não a nossa; para sempre realizarmos os planos do Senhor, não os nossos.

É na comunhão e na unidade que Deus ordena a bênção e a vida para sempre; porque é na comunhão que Deus está presente. Salmo 133; Mateus 28:20b

PRIMÍCIAS

Quero compartilhar com vocês uma coisa que é preciosa para mim e para a Angela, que é a revelação sobre as primícias, que recebemos na comunhão que temos com os nossos irmãos da RAMIS, e que tem sido uma chave de bênçãos e da graça de Deus sobre nossas vidas. Inclusive, as primícias é uma das matérias do nosso curso “Obreiro Aprovado”.

Penso que a maioria aqui conhece o texto de Gálatas 6:7, que diz: Não vos enganeis: de Deus não se zomba [Deus não se deixa escarnecer]; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
Imagino que muitos de nós um dia já disse: Aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
Mas quantos de nós já disse: Não vos enganeis: de Deus não se zomba; Deus não se deixa escarnecer.
O que é zombar e escarnecer? É debochar; ridicularizar; fazer pouco caso; não dar importância; desacatar; desdenhar; desprezar; menosprezar; desconsiderar; etc.
Deus não gosta de ser zombado; Ele não gosta de ser escarnecido.
Mas como podemos nos enganar a ponto de zombarmos e escarnecermos de Deus? Como podemos zombar e escarnecer de Deus?
Para respondermos a estas perguntas, vamos meditar no versículo anterior: Gálatas 6:6: Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.

As instruções que o Senhor nos deu na comunhão da RAMIS acerca das primícias foram:
Que eu e a Angela prestássemos atenção e reconhecêssemos as pessoas que Deus envia a nós para ministrar em nossas vidas, para nos instruir, para exercer uma liderança em nossas vidas, para marcar as nossas vidas.
Que além dos dízimos e das ofertas que fielmente entregamos a Deus na igreja, que também fielmente deveríamos repartir com essas pessoas parte de todas as bênçãos que Deus nos dá; parte de tudo aquilo que recebemos de Deus.
Que fazendo assim, estaríamos recebendo e honrando a Deus na pessoa dos Seus enviados.
E que quando não fizéssemos isso, na verdade, estaríamos zombando de Deus, escarnecendo de Deus.
Está escrito:
Mateus 10:40: Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.
Mateus 10:41: Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo.

Já aprendemos com o Senhor que os Seus enviados não são perfeitos, mas são como nós, imperfeitos e pecadores. O juízo temerário é pecado. Mateus 7:1-5
Por isso, devemos vê-los como pessoas preciosas, pelas quais Cristo morreu; e devemos recebê-los e reconhecê-los segundo o espírito, e não segundo a carne.
2 Coríntios 5:16: Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.

Nosso temor de Deus deveria aumentar, por exemplo, todas as vezes que lêssemos o que o nosso Senhor disse aos Seus discípulos em Mateus 10:15: Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra, no Dia do Juízo, do que para aquela cidade.
Sabemos que Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra por causa dos pecados terríveis que seus habitantes praticaram contra Deus.
No contexto, Jesus está dizendo que, no Dia do juízo de Deus, haverá menos rigor para Sodoma e Gomorra do que para aqueles que não receberam os Seus enviados. Mateus 10:14

O nosso Deus nos ensina e nos encoraja a compartilharmos com os nossos pastores, mestres e líderes, não apenas os nossos problemas e necessidades, mas também parte do fruto do nosso trabalho e do resultado dos nossos progressos materiais.
De que maneira fazemos isso em nosso ministério? Entregando a eles as nossas primícias. Como isso se dá?
Já que primícias são os primeiros frutos de algo, então, primícias para nós são os primeiros frutos de tudo o que recebemos mensalmente, seja através do nosso trabalho assalariado ou autônomo; seja através de gratificações, prêmios, honorários, pró-labores, prestação de serviços, ofertas, primícias, achados etc.

Como calculo as primícias?
Some tudo o que você recebe no mês e divida por 30. O resultado será o valor das primícias que você deverá entregar àquele que Deus enviou para ministrar na tua vida, para te instruir, para exercer uma liderança na tua vida, para marcar a tua vida.

Para quem devemos entregar as nossas primícias?
A orientação que recebemos do Senhor é para entregarmos ao nosso líder imediato, conforme segue:
– Aquele que participa de uma célula deve entregá-la para o líder de sua célula.
– O líder de célula deve entregá-la para o seu supervisor.
– O supervisor deve entregá-la para o seu pastor.
– O pastor deve entregá-la para o seu pastor.

Devemos abençoar também com uma oferta de amor aqueles que o Senhor envia para ministrar em nosso ministério.

Não entreguem seus dízimos, suas ofertas e suas primícias no automático e na religiosidade; Deus não se agrada dessa postura.
Mas entregue-os baseados na revelação que receberam de Deus em relação a eles, discernindo os princípios de Deus neles envolvidos.

Hoje, o Senhor nos revelou um pouco mais sobre a comunhão e as primícias.
Que estas revelações tenham impactado as nossas vidas a ponto de correspondermos com Deus em fé, obediência, alegria, disposição (eis-me aqui), generosidade, comprometimento e ações.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

 

Site: www.aguiadecristo.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo

Twitter: https://twitter.com/aguiadecristo
Instagram igreja
: https://www.instagram.com/aguiadecristooficial/

Instagram juventude: https://www.instagram.com/ele.itos/

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!