Prepare-se.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Lucas 21.29-36

A parábola da figueira é uma exortação à vigilância: Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem. Lucas 21.36

Não sei como você está hoje, mas creio que tudo o que o nosso Deus e Pai nos disse até agora foi também para nos preparar, não somente para situações como a que vivemos atualmente, mas para toda e qualquer situação; e claro, para vivermos unicamente pela fé em Jesus.
Ainda que seja oportuno, não atentarei nesta mensagem às questões escatológicas que possam envolver os acontecimentos recentes, embora elas sejam relevantes.

Creio que é bênção de Deus para qualquer ministério possuir imóveis e uma estrutura ministerial, onde seus membros, juntos, celebram e servem ao Deus de suas vidas. Contudo, é imprescindível que todos discirnam a realidade espiritual da igreja de Cristo, que é o Seu Corpo.
Segundo o Evangelho, “igreja” não é um prédio que denominamos assim; e sim, o corpo de Cristo na Terra, cujo cabeça é o próprio Cristo, e nós, os seus membros. Por isso, não vamos à igreja; nós somos a igreja. Efésios 1.22,23; Efésios 5.29,30; Colossenses 1.24

Na igreja, que é o Corpo de Cristo, seus membros são um, um com Cristo e uns com os outros, e vivem intimamente com Cristo, por Cristo e para Cristo. Esta é a essência da igreja.
E não poderia ser diferente, pois a igreja, segundo a Palavra de Deus, é como o corpo humano, uma unidade orgânica, não organizações religiosas.
Não há várias igrejas, apenas uma, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. Coluna da verdade porque sustenta a Palavra de Deus, e baluarte da verdade porque proclama a Palavra de Deus. 1 Coríntios 12.12-27

Portanto, igreja envolve relacionamento íntimo de seus membros com Seu Cabeça, que é Cristo, e de uns com os outros. Logo, relacionamentos superficiais não têm nada a ver com a essência da igreja.
Porque igreja envolve unidade; conexão; aliança; comunhão; solidariedade; vida totalmente compromissada com Deus, com Sua vontade e Seus interesses; perseverança na doutrina de Cristo; amor e zelo de uns para com os outros; etc. É assim que a igreja cresce e cumpre o propósito de Deus no mundo. Efésios 4.15,16; 1 Timóteo 3.14,15

Jesus não apenas nos libertou dos nossos pecados, mas também nos constituiu reino e sacerdotes para o Seu Deus e Pai; isto é, para servirmos a Deus, o nosso Pai. Apocalipse 1.6
Sob o reino de Deus e como Seus sacerdotes, servimos a Deus com as nossas vidas, nossos bens e nosso serviço; e proclamamos ao mundo as virtudes Daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2.9

Somos um ministério em células. Desta forma, a casa de cada discípulo do Senhor é uma igreja; e cada discípulo, um ministro a serviço do Senhor.
Nossa missão é fazer discípulos de todas as nações, independentemente das circunstâncias. Mateus 28.18-20
Temos que fazer com que a Palavra da salvação chegue às pessoas que ainda não foram salvas. Certamente teremos muitos desafios para cumprirmos a missão.
Aparentemente, tudo parecia bem. De repente, o mundo entrou em colapso, pois foi pego de surpresa com a manifestação do novo coronavírus. Mas Deus nunca é pego de surpresa.

Você, sendo um filho e servo de Deus, um discípulo do Senhor Jesus, consegue avaliar em que condições se encontrava quando o novo coronavírus chegou ao Brasil, ao nosso Estado e à nossa Cidade? Você estava preparado para esse colapso mundial? Por tudo o que o Senhor já nos fez até aqui, e também por tudo o que Dele já ouvimos, creio que a resposta que Ele gostaria de ouvir de cada um de nós é a seguinte: Sim Senhor, eu estava e estou preparado, não somente para esse colapso mundial, mas também para toda e qualquer situação. Senhor, pode sempre contar comigo.

Creio que tudo o que ouvimos do nosso Deus até agora foi também para nos preparar, não somente para situações como a que vivemos atualmente, mas para toda e qualquer situação. Por exemplo, o Senhor tem nos falado e nos discipulado:
– para vivermos exclusivamente Dele, por Ele e para Ele;
– para vivermos unicamente pela fé no Filho de Deus;
– para andarmos por modo digno Dele e do Evangelho;
– para vivermos e morrermos por Ele e pelo Evangelho;
– para buscarmos as coisas lá do alto;
– para pensarmos nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
– para sermos testemunhas fiéis Dele;
– para fazermos discípulos de todas as nações;
– para possíveis perseguições, açoites, prisões, perigos de morte, humilhações, escárnios, escassezes, fome, sentenças de morte; etc;
– para morrermos;
– para a volta de Jesus;
– etc.
O nosso Senhor nos fala, nos treina, nos prepara, nos ajuda, nos capacita, nos guarda, e supre todas as nossas necessidades etc.

Historicamente, em tempos difíceis e de perseguições, a igreja cresceu. Prepara-se, então, e esteja sempre preparado para dificuldades e perseguições, mas também para uma grande colheita.

Nosso foco está na vida terrena ou no porvir? Está nas coisas que são aqui da terra ou na volta de Jesus?
A esperança de todo aquele que vive pela fé em Jesus não se limita apenas a esta vida, pois seu foco não está no presente, mas no porvir.
1 Coríntios 15.19: Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

A igreja jamais deve se acomodar; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Efésios 6.12
Irmãos, não vamos nos acomodar. Vamos nos despertar e discernir o que Deus está sinalizando através dessa pandemia.

Em tempos de dificuldades e perseguições, somente aqueles que estão aliançados é que permanecem firmes na comunhão. E nós somos um povo de aliança.
Pela graça temos uma aliança eterna com Deus, unicamente por meio de Jesus, o Mediador desta aliança. Obviamente, também temos uma aliança entre nós; não um contrato com cláusulas específicas, mas uma aliança.
Sugiro a todos a leitura do livro: Relacionamentos de aliança – Um manual para integridade e lealdade, de Asher Intrater, Impacto Publicações.
Portanto, não deixem de participar de suas células e das celebrações, mesmo que sejam online. Compartilhem uns com os outros as suas dificuldades. Não deixem de honrar seus líderes e pastores. Não deixem de honrar seus liderados. Igreja não é um prédio ou um templo, igreja somos nós.

Sempre houve na igreja muitos cristãos, mas poucos trabalhadores (ceifeiros). O próprio Jesus exortou os discípulos a orar por mais ceifeiros: Lucas 10.2: E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Que não sejamos apenas cristãos, mas fiéis trabalhadores na seara do Senhor.
O isolamento social, e absolutamente nada, não nos impede de trabalharmos na seara do Senhor.
Vamos usar todos os meios disponíveis, inclusive as mídias sociais, para prosseguirmos no cumprimento da nossa missão.
Quando as coisas começam a desmoronar, a tendência é que as pessoas busquem a Deus.
Você tem o Espírito Santo; e toda liberdade para fazer, por exemplo, lives com seus amigos e familiares, falando a eles a palavra da salvação.
Vivemos dias de dificuldades e tribulações; mas também dias de grande colheita.

Glória a Deus.

Mensagem pregada ao vivo através do Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo, por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 19/04/2020 (domingo), a partir das 9:00 horas.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!