Exortem uns aos outros.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Na celebração do dia 15/07/2018, o Senhor nos falou dando ênfase ao texto de Hebreus 10.19-23, cujo tema foi: O novo e vivo Caminho. Naquela ocasião, fomos encorajados a sempre nos lembrar das verdades ouvidas.
E uma das verdades que temos ouvido com frequência é: NÃO DEIXEMOS DE CONGREGAR-NOS.
Sim, temos sido impedidos de viver esta verdade por causa da pandemia do Coronavírus. Virtualmente, temos celebrado ao Senhor e presentes nas células; mas congregar-nos fisicamente é insubstituível e inigualável.
Por isso, hoje, o Senhor quer nos falar um pouco mais a respeito desta e também de outras verdades ouvidas.
Devemos sempre examinar a Bíblia com cuidado, para discernirmos o que realmente está escrito.
Vamos ler Hebreus 10.23-25. Neste texto, há pelo menos quatro exortações para nós, a Igreja; são elas: Guardemos; consideremo-nos; não deixemos; façamos. Vamos então meditar em cada uma delas.

Hebreus 10.23: Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

  • Onde está a nossa única esperança? Em Jesus.
  • A Quem aguardamos e amamos a Sua volta? Jesus.
    • O Senhor dará a coroa da justiça a todos quantos amam a Sua vinda. 2 Timóteo 4.8
  • Portanto, somos exortados a confessar Jesus, incondicionalmente, onde quer que estejamos, pois Ele, e somente Ele, é a nossa esperança.
  • Guardar firme a confissão da nossa única esperança, que é Jesus, significa mantê-la inabalável, sem jamais duvidar. Mas por quê? Porque quem fez a promessa é fiel.
    • Houve ocasiões em que nós não cumprimos o que prometemos. Também frustramos pessoas e também pessoas nos frustraram. Mas Deus jamais nos frustrará, pois Ele é fiel em todas as Suas promessas.
    • Os escarnecedores nos perguntam: Onde está a promessa da Sua vinda? E por vezes, somos tentados a desistir das promessas de Deus e das coisas invisíveis, e alguns acabam se apegando às coisas visíveis e materiais. Leia 2 Coríntios 4.18 e 5.7.
  • Mas o Senhor nos diz: 2 Pedro 3.9: Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
  • Por isso, somos encorajados a guardar firme a confissão da nossa esperança, que é Jesus. Suas promessas são infalíveis. Quem confia em Jesus jamais será desapontado.
  • Cristo voltará; Ele prometeu; nós O aguardamos. Maranata! Vem, Senhor Jesus!
  • Por tudo o que Cristo fez por nós, pobres e miseráveis pecadores, não há como retrocedermos. Leia Hebreus 10.39.

Hebreus 10.24: Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

  • Considerar é ter consideração, no caso, por todos os irmãos; é ter respeito, estima, apreço, uns aos outros. Para quê?
    • Para nos estimularmos (incentivar; encorajar). Ao que? Ao amor e às boas obras.
  • Amar, segundo o Evangelho, é mandamento (João 13.34). Aliás, o grande e primeiro mandamento. Mateus 22.37-39
    • Jesus manda que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou, incondicionalmente.
    • Devemos também amar, abençoar, fazer o bem e orar: pelos nossos inimigos; por aqueles que nos perseguem, nos maldizem, nos caluniam e nos odeiam. Mateus 5.44; Lucas 6.27-31
    • Se amar é mandamento do Senhor, então, temos que obedecê-Lo.
    • Nós obedecemos aos mandamentos do Senhor? Nós já desobedecemos aos mandamentos do Senhor?
  • Boas obras, naturalmente, são aquelas realizadas em Deus.
    • São os frutos daqueles que amam incondicionalmente a Deus e ao próximo.
    • Quero te encorajar, te estimular, ao amor e às boas obras.
    • Não há nenhum texto na Bíblia que aconselhe ou sugira ao crente em Jesus viver isolado e solitário; ou como alguns definem: “desigrejados”. Portanto, precisamos sempre estar juntos, em unidade e comunhão para, uns aos outros, nos estimularmos e nos exortarmos.

Hebreus 10.25a: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns;…

  • Congregar significa: reunir-se; juntar-se; estar junto. Portanto, não deixemos de nos reunirmos, de nos juntarmos, de estarmos juntos.
  • Este versículo é uma séria advertência à apostasia (renúncia e abandono da fé no Filho de Deus). É uma séria e solene exortação a todos os cristãos, a serem fiéis em comparecer às celebrações, às células e a todas as atividades do ministério local.
  • Esta exortação foi escrita, obviamente, porque muitos cristãos, naquela época, renunciaram a fé em Jesus e voltaram às suas antigas crenças e práticas religiosas.
  • Não é novidade para ninguém que sofremos por diversas circunstâncias e situações. E quando elas nos sobrevêm, alguns são tentados a se afastar do ministério local e se isolar dos irmãos, pois imaginam que, fazendo isso, terão seus sofrimentos aliviados e seus problemas resolvidos.
  • Hoje, assim como na época em que a carta aos Hebreus foi escrita, há também aqueles que apostatam de sua fé em Cristo; que renunciam e abandonam a fé evangélica pela qual os apóstolos viveram, lutaram e morreram (Filipenses 1.27).
    • É esta fé que preservamos; é nesta fé que perseveramos; é por esta fé que nós também vivemos, lutamos e morremos.
  • Um dos passos para a apostasia é deixar de congregar.
  • Temos que buscar e viver a comunhão uns com os outros.
  • A igreja não é cada um em sua casa, mas é o corpo de Cristo, o rebanho do Senhor, a família de Deus.
  • Todos nós pertencemos a Deus; mas também pertencemos uns aos outros; e, por isso também, devemos amar uns aos outros, exortar uns aos outros, e ser bênção uns aos outros. É na comunhão que o Senhor ordena a sua bênção e a vida para sempre (Salmo 133).
  • Precisamos entender que congregar jamais deveria ser para nós uma prioridade, mas sim, uma necessidade.
    • Prioridade é a condição de preferências que damos em relação a pessoas, coisas e atividades etc. Tudo aquilo que priorizamos é baseado em nossas preferências.
    • Necessidade é aquilo que não pode faltar em hipótese nenhuma; é aquilo que é indispensável.
    • Priorizamos este tempo de celebração ao Senhor; ou estamos aqui realmente porque necessitamos estar juntos com o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo?
  • Por isso que um dos principais meios pelo qual o Senhor manifesta Sua graça é no congregar, é na comunhão. O Evangelho de Jesus não oferece nenhum apoio ao isolamento do cristão.
  • É na comunhão, é no congregar, que somos encorajados a vivermos unicamente pela fé no filho de Deus; a vivermos por modo digno do Senhor; a vivermos os princípios, valores e padrões do reino de Deus; etc.

Hebreus 10.25b: …antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

  • Atentemos para o advérbio antes. Antes do que? Antes que irmãos deixem de congregar e abandonem sua fé em Cristo, precisamos fazer algo. O que? Admoestações. E tanto mais quanto vemos que o Dia da volta de Jesus se aproxima.
    • Admoestar significa: lembrar; advertir; avisar; aconselhar; repreender com brandura; exortar; etc.
  • Quando Jesus voltar, levará Consigo aqueles que perseveram nas doutrinas dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações (Atos 2.42); aqueles que vivem unicamente pela fé no Filho de Deus (Gálatas 2.20); aqueles que vencem o mundo pela fé em Cristo Jesus (1 João 5.1-5); aqueles que não deixam de congregar, em hipótese nenhuma (Hebreus 10.25).

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na noite do dia 18/10/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!