Se o meu povo…

COMPARTILHE esta MENSAGEM

14/03/2021 – Tema da mensagem de hoje: Se o meu povo…
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

2 Crônicas 7.11-16

No dia 5 de abril de 2020, o tema da mensagem foi “Humildade, oração, busca e conversão”; e o texto bíblico, 2 Crônicas 7.11-16. Exorto você a reler esta mensagem, pois ela foi oportuna naquela ocasião. CLIQUE AQUI para reler a mensagem de 5 de abril de 2020.
O que estava acontecendo naquela época? Vamos relembrar algumas datas:

15/03/2020: Nossa última celebração presencial devido à pandemia.
22/03/2020: Nossa primeira celebração on-line. O Senhor nos ajudou e nos fortaleceu em todo tempo que O celebramos on-line.
24/03/2020: A igreja foi convocada para orar todos os dias, às 21 horas, pela pandemia.
Em 01/11/2020, fizemos nossa última celebração on-line; e em 08/11/2020, retornamos com as celebrações presenciais.
E hoje, 14/03/2021, a história se repete, pois teremos que retornar às celebrações on-line por determinação do governo estadual.
Portanto, no próximo domingo, dia 21/03/2021, às 18 horas, por tempo indeterminado, nossas celebrações voltarão a ser on-line.

Por que será que a história está se repetindo? Será que o governo não fez o que deveria ter feito? Será que foi o povo que não fez a sua parte como foi orientado? Ou será que foi a igreja do Deus vivo na terra que não se humilhou, não orou, não buscou ao SENHOR, e não se converteu dos seus maus caminhos? Quem destes é o grande responsável?
Cremos que é na igreja que está a única solução para o mundo; porque Quem está na igreja é Cristo Jesus, o Filho de Deus, o Verbo que se fez carne, o único Senhor, o Salvador do mundo. Portanto, nós, a igreja, é que somos responsáveis.

Mas tem sido muito fácil e cômodo para muitos crentes responsabilizar o governo e povo pela pandemia. Na verdade, a responsabilidade é nossa, da igreja de Deus. Por isso que o tema da mensagem de hoje é “Se o meu povo…”.
Este “Se” é uma conjunção condicional, pois necessita de uma ação para que algo se realize. Vamos ler 2 Crônicas 7.11-16.

Para que Deus ouvisse a oração de Seu povo, Israel, e perdoasse seus pecados e sarasse sua terra, quatro ações básicas o Senhor ordenou: 1.ª humilhar-se; 2.ª orar; 3.ª buscá-Lo; 4.ª converter-se dos seus maus caminhos.
Embora esta Palavra tenha sido originalmente para Israel, é de igual modo aplicável à igreja, em qualquer época. Romanos 15.4: Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

De acordo com 2 Crônicas 7.13, Deus é soberano e poderoso para fechar os céus para que não haja chuva (seca); para enviar pragas que consumam a terra (esterilidade); para enviar peste entre o povo (pragas; doenças epidêmicas graves e contagiosas). Todas estas coisas vinham sobre a nação de Israel quando o povo se desviava do SENHOR e caminhava em amizade e parceria com o mundo e adorava outros deuses.
Mas de acordo com 2 Crônicas 7.14, Deus é amoroso, gracioso e misericordioso para ouvir as orações de Seu povo, perdoar seus pecados e sarar sua a terra.
Tiago 4.4: Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

O Senhor disse a Salomão que ouviu sua oração. 2 Crônicas 7.12
Deus também ouve as nossas orações, pois oramos unicamente em nome de Jesus.
Mas antes de orar, temos que nos humilhar diante de Deus.
Humilhar-se como Jesus. A si mesmo se humilhar, depender totalmente de Deus e obedecê-Lo até à morte: …a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Filipenses 2.8

Orar é falar com Deus confiadamente; com toda confiança.

Buscar a Deus é dedicar-se a Deus de todo coração; buscar Sua presença e Sua intimidade.
Jeremias 29.13: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Salmos 25.14: A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

Se converter dos seus maus caminhos é arrepender-se e dar meia volta e começar a andar pelo caminho de Deus.
Arrependimento (metanoia) significa: Conversão; mudança de direção; mudança de mente; mudança de pensamentos, de sentimentos, de palavras, de conversas, de conduta, de amizades, etc.
Aquele que realmente se arrepende de seus pecados, produz frutos que comprovam seu arrependimento. Mateus 3.8

A igreja tem confiado plenamente no Senhor? Tem se humilhado em Sua presença? Tem orado fervorosamente? Tem buscado a Ele de todo o coração? Tem sido fiel a Ele, ao chamado e à missão? Tem feito o que Ele tem ensinado ordenado?
Por causa da pandemia, muitos crentes deixaram a comunhão, deixaram de congregar, o que resultou na diminuição de muitos ministérios, e até o fechamento de alguns.

Não podemos ter a forma do mundo. Para isso, nossa mente precisa constantemente ser renovada para que nossa vida seja transformada. Romanos 12.2
Não somos o que o mundo diz que somos; somos o que Deus diz que somos.
Não fazemos o que o mundo diz para fazermos; fazemos pelo que somos em Deus.
O que o mundo anda dizendo a seu respeito? Não acredite no mundo; acredite em Deus.
O que sua alma anda dizendo a seu respeito? Não acredite na sua alma; acredite em Deus.
O que o diabo anda dizendo a seu respeito? Jamais acredite no diabo; acredite em Deus.

Quero encerrar a mensagem de hoje dizendo o seguinte: Nada, absolutamente nada, conseguiu desviar os primeiros apóstolos de Jesus Cristo, o Dono de suas vidas.
Muitas pessoas, coisas e situações os acometeram, mas nenhuma delas conseguiu desviá-los do Senhor de suas vidas, da igreja, da comunhão, do chamado e da missão. Você conhece alguém que está desviado da igreja, ou melhor, de Deus?
Pessoas, coisas e situações também têm investido contra nossas vidas; mas elas jamais podem conseguir nos desviar do nosso Dono, da igreja, da comunhão, do chamado, da missão.

2 Coríntios 4.8-10: Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 

 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!