Humildade, oração, busca e conversão.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

2 Crônicas 7.11-16

Muitos ministérios, inclusive o nosso, neste tempo de isolamento social, têm enfatizado em suas pregações e convocações o que o Senhor Deus disse a Salomão e que está registrado em 2 Crônicas 7.14: …se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

O rei Salomão edificou a Casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a Davi. 2 Crônicas 3.1
Concluída toda a obra da Casa do Senhor, o rei Salomão trouxe as ofertas que Davi, seu pai, havia dedicado ao Senhor, e depositou-as entre os tesouros da Casa de Deus. 2 Crônicas 5.1
O rei Salomão congregou em Jerusalém os anciãos de Israel, todos os cabeças das tribos, os príncipes das famílias dos israelitas, para fazerem subir a arca da Aliança do Senhor, da Cidade de Davi, que é Sião, para a Casa do Senhor. 2 Crônicas 5.2
Puseram os sacerdotes a arca da Aliança do SENHOR no seu lugar, no santuário mais interior do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. 2 Crônicas 5.7

E toda a Casa do Senhor se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus. 2 Crônicas 5.13,14
Então, o rei Salomão falou ao povo e, em seguida, orou a Deus. 2 Crônicas 6.1-42

2 Crônicas 7: 1 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. 2 Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR. 3 Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 4 Então, o rei e todo o povo ofereceram sacrifícios diante do SENHOR.

Assim, celebrou Salomão a festa por sete dias, e todo o Israel, com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate até ao rio do Egito. 2 Crônicas 7.8

Foi assim que o rei Salomão e todo o povo consagraram a Casa de Deus.

2 Crônicas 7: 11 Assim, Salomão acabou a Casa do SENHOR e a casa do rei; tudo quanto Salomão intentou fazer na Casa do SENHOR e na sua casa, prosperamente o efetuou. 12 De noite, apareceu o SENHOR a Salomão e lhe disse: …
O que o Senhor disse ao rei Salomão? Primeiramente, que tinha ouvido sua oração: Ouvi a tua oração…
Salomão havia orado de joelhos e com mãos estendidas para o céu sobre uma tribuna de bronze colocada no meio do pátio. Ele iniciou sua oração exaltando e engrandecendo ao Senhor; também orou pelos pecados do povo contra o Senhor e de uns para com os outros. 2 Crônicas 6.12-42
Vamos ler uma parte da oração de Salomão, em 2 Crônicas 6.36-39.

Após ter dito a Salomão que tinha ouvido sua oração, o Senhor lhe disse: …e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício. 13 Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; 14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 15 Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.

A igreja está em intensa intercessão, todos os dias, para que a terra seja sarada, e que a Covid-19 seja aniquilada definitivamente da face da terra.
E quanto ao nosso relacionamento com Deus e também aos nossos pecados, o que temos feito a respeito? A igreja tem mantido um relacionamento adequado com Deus? A igreja tem cometido pecados contra Deus? E quanto às nações e seus habitantes, também têm cometido pecados contra Deus? E os homens, têm cometido pecados contra os seus próximos?
Sabemos que o pecado gera problemas: Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6.7
A verdade deste versículo aplica-se tanto a pessoas como a nações.
Pelo exemplo de Israel, o Senhor quer que saibamos que as coisas só melhorarão para nós quando seguirmos os caminhos do Senhor.

Deus disse que o Seu povo, a nação de Israel, teria que fazer quatro coisas para que Ele perdoasse os seus pecados e sarasse a sua terra: Se humilhar; e orar; e Me buscar; e converter-se dos seus maus caminhos.

Se humilhar: Como Jesus. A si mesmo se humilhar, depender totalmente de Deus e obedecê-Lo até a morte: …a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Filipenses 2.8
E orar: Falar com Deus confiadamente; com toda confiança.
E me buscar: Dedicar-se a Deus de todo coração. Buscar a Sua presença, a Sua intimidade: A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmos 25.14
E se converter dos seus maus caminhos: Arrepender-se e dar meia volta e começar a andar pelo caminho de Deus. Arrependimento (metanoia) significa: Conversão; mudança de direção; mudança de mente; mudança de pensamentos, de sentimentos, de palavras e conversas, de conduta.
Aquele que realmente se arrepende de seus pecados, produz frutos que comprovem seu arrependimento. Mateus 3.8

Temos andado por maus caminhos? Se sim, então temos que nos arrepender.
Em relação aos maus caminhos, penso que, em princípio, há pelo menos três áreas que devemos considerar seriamente e meditar a respeito:
1.ª – Cometemos pecados habituais? Praticamos habitualmente os mesmo pecados, sejam em pensamentos, em sentimentos, em palavras, em conduta?
Em sua oração, o rei Salomão afirmou que não há homem que não peque. 2 Crônicas 6.36
Está escrito em 1 João 1.10: Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
O pecado na vida do crente é um acidente de percurso, não algo corriqueiro.
O Espírito Santo tem plena liberdade para nos convencer de pecado? Ele tem revelado os nossos pecados? Temos entristecido o Espírito Santo com pecados habituais? Temos permitido que Ele nos conduza ao verdadeiro arrependimento?
2.ª – Nosso coração está dividido entre Deus e outros amores? Temos, ainda, alguma parceria com o mundo?
3.ª – Mantemos relacionamentos inadequados aos padrões do reino de Deus, sejam eles conjugais, familiares, na igreja, no trabalho, na escola, no lazer etc.?

Tudo isso precisa ser tratado em nós antes que o Senhor venha.
Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. 2 Coríntios 5.10
Quando lá estivermos, perante o tribunal de Cristo, não haverá mais tempo para arrependimento e conversão.
Por isso pregamos a salvação do pecado e da condenação eterna unicamente por meio de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
João 3: 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Temos cultivado um relacionamento adequado com Deus? Para respondermos a esta pergunta, precisamos nos examinar. Mas precisamos ser honestos neste autoexame. O Senhor pode nos ajudar neste processo, se tivermos coragem suficiente para orar todos os dias, por exemplo, os dois últimos versículos do Salmo 139: 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

2 Crônicas 7.14: …se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

Glória a Deus.

Mensagem pregada ao vivo por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 05/04/2020 (domingo), a partir das 9:00 horas, através do Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!