Perseverantes e tementes a Deus

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Perseverantes e tementes a Deus

Atos 2:42-47

Atos 2:42 nos revela quatro práticas fundamentais em que os crentes da igreja primitiva perseveravam; práticas que eram extremamente necessárias e indispensáveis para eles, pois viviam unicamente pela fé no Filho de Deus.
“E perseveraram” significa que nunca deixaram de praticá-las.
As quatro práticas fundamentais são:

  • Perseveravam na doutrina dos apóstolos
    • De forma oral, os apóstolos transmitiram aos crentes todos os ensinamentos que receberam de Jesus.
    • Graças a Deus a doutrina dos apóstolos está preservada no Novo Testamento, e nos é transmitida e revelada pelo Espírito Santo.
  • Perseveravam na comunhão
    • Por terem sido separados do mundo para viverem unicamente para Deus, descobriram que, em Deus, tinham tudo em comum, que nada lhes pertencia, que tudo pertencia a Deus.
  • Perseveravam no partir do pão
    • Não deixavam de participar da Ceia do Senhor.
  • Perseveravam nas orações
    • Pois dependiam totalmente do Senhor para tudo.
    • Quem depende totalmente do Senhor não cessa de orar. 1 Tessalonicenses 5:17

Os crentes da igreja primitiva assim perseveravam porque em cada um deles havia temor de Deus.
Eles tinham fé em Deus; reverenciavam a Deus; cultuavam somente a Deus; adoravam a Deus; louvavam a Deus; respeitavam a Deus; levavam Deus a sério; ouviam e o obedeciam a Deus; etc.

Por serem perseverantes e tementes a Deus, o Senhor fazia prodígios e sinais através dos apóstolos.
Eles testemunharam muitos milagres que o Senhor realizava através dos apóstolos.

Eles descobriram que, em Deus, tinham tudo em comum; que nada lhes pertencia; que tudo que tinham pertencia ao Senhor.
Por isso se reuniam com frequência, não socialmente, mas em comunhão com Deus.
O maior prazer deles era estarem juntos na presença de Deus para cultuá-Lo, adorá-Lo, louvá-Lo, ouvi-Lo e corresponderem com Deus em tudo.

Eles não eram apegados a bens materiais, pois vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
Eles não suportavam ter muito enquanto outros irmãos tinham pouco.

Eles eram cheios do Espírito Santo; logo, suas mentes estavam sendo renovadas pela doutrina dos apóstolos, e suas vidas, transformadas e conformadas à vida de Jesus.
Quanto à fé em Cristo Jesus, diariamente perseveravam unânimes no templo; mas também se reuniam nos lares.
Quanto à vida cotidiana e doméstica, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. Eles comiam juntos todos os dias.
Ou seja, a salvação deles abrangia e transbordava em todas as áreas de suas vidas, pois não negligenciaram a tão grande salvação que receberam de Deus em Cristo Jesus.
Nenhuma área de suas vidas deixou de ser salva por Deus em Cristo Jesus, pois tinham plena convicção de que foram salvos plenamente.
Assim, a vida deles passou a ser um hino de louvor e de gratidão a Deus, e também um testemunho por onde quer que fossem.

É verdade que, no início, eles contaram com a simpatia de todo o povo; mas esta simpatia não durou muito tempo. Por quê?
Porque o mundo odeia Jesus. Porque Jesus é a Verdade e dá testemunho das obras más que o mundo pratica.
Não demorou muito para o mundo manifestar seu ódio por Jesus e pelo Evangelho. João 7:7; João 15:18,20

Assim vivam e caminhavam os primeiros crentes.
Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Amados irmãos, o Senhor nos fez lembrar de tudo isso porque Ele sempre espera que todos aqueles que Ele salvou sejam perseverantes na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações, e sejam tementes a Ele.

Dizemos com frequência que Cristo em breve voltará. Esta é a grande esperança da igreja. Por isso falamos e cantamos: Maranata “vem, Jesus, nosso Senhor”.
Mas amamos realmente a volta do Senhor?
Está escrito em 2 Timóteo 4:8: Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Todos os crentes que são fiéis e justos, que demonstram fidelidade e justiça em seu serviço ao Senhor e ao Seu reino, e que amam a Sua vinda gloriosa, receberão do Senhor a coroa da justiça.
Aquele que realmente ama e deseja a vinda do Senhor vive à luz desse evento.
A esperança, o amor e o desejo pela vinda de Jesus fazem com que se prepare para esse grande Dia.
Ele persevera na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações; se santifica a cada dia; obedece ao Senhor em tudo; é perseverante e temente a Deus; é fiel e justo em seu serviço a Senhor e ao Seu reino; não ama a própria vida, tampouco as coisas do mundo; vive por modo digno do Senhor e do Evangelho; etc.

Crentes perseverantes e tementes a Deus; que amam a vinda de Jesus e que estão se preparando para ela; são estes que reinarão com o Senhor pelos séculos dos séculos.

Irmãos amados, que sejamos estes crentes que reinarão com o Senhor pelos séculos dos séculos. Amém!

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

N O S S O S    C A N A I S

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!