Alcançar, discipular e enviar.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Eu sou pecador! Não me convenci por mim mesmo de que sou pecador; foi o Espírito Santo de Deus que me convenceu do pecado, da justiça e do juízo. Portanto, todo mérito é de Deus.
Quando ele [o Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:… João 16.8
Eu [Davi] nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51.5
Todos pecaram e carecem da glória de Deus. Romanos 3.23
Não há justo, nem um sequer. Romanos 3.10
Portanto, eu sou pecador, você é pecador, nós somos pecadores e todas as pessoas são pecadoras. Mas os pecadores que creem em Jesus…

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Efésios 2.4-7

[Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.] Mateus 18.11

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Efésios 2.1-3

Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor. Efésios 5.8-10

Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. 1 Tessalonicenses 5.4,5

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Colossenses 1.13,14

Nós, os libertados por Jesus, somos santos, separados por Deus para vivermos Dele, por Ele, e para Ele.
E Cristo Jesus, que pelo Pai foi enviado e que para o Pai voltou, Ele mesmo me designou pastor para o Ministério Águia de Cristo, com o propósito de aperfeiçoar vocês, os santos (separados); para formar Cristo em vocês; para tornar vocês pessoas melhores a cada dia; tudo isso para que vocês desempenhem o serviço do ministério e, assim, cooperem com o Senhor na edificação da Igreja, que é a coluna e baluarte da verdade. Mateus 16.18; 1 Coríntios 3.9; Efésios 4.11,12; 1 Timóteo 3.15

Logo, nós que somos santos, precisamos ser aperfeiçoados para desempenharmos o nosso serviço no ministério, para a edificação do Corpo de Cristo. Mas até quando precisaremos ser aperfeiçoados?
…até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Efésios 4.13,14

O aperfeiçoamento nos faz crescer e avançar, não estacionar ou retroceder.
Portanto, na Igreja de Cristo sempre haverá ministros (pessoas) imperfeitos aperfeiçoando santos (pessoas) imperfeitos. Efésios 4.13

Irmãos, o Senhor tem nos exortado a nos examinarmos. Mas temos feito isso com sinceridade e honestidade? Temos realmente nos dedicado ao nosso Senhor e à Sua obra? Temos realmente cumprido a missão que Ele mesmo nos deu que é alcançar, discipular e enviar novos discípulos?
Quantos pecadores perdidos nós já alcançamos em 2019? Vamos olhar ao nosso redor e contar.
Quantos já alcançamos em 2019? Cem? Cinquenta? Vinte? Dez? Um?
Amados, não podemos ser hipócritas, indiferentes e fecharmos os nossos olhos para esta nossa realidade, porque esta é a realidade do nosso ministério.

Vamos ver algumas atitudes/posturas nossas que podem estar causando esta nossa atual realidade:

  • Não estamos cumprindo a missão, pois não estamos fazendo o que o Senhor tem nos ordenado.
  • Não estamos alcançando, discipulando e enviando novos discípulos.
  • Estamos ouvindo a Palavra de Deus, mas não estamos praticando/obedecendo ao que Ele tem nos falado.
  • Estamos deixando de fazer a vontade de Deus para fazermos a nossa vontade.

Mas por que estamos agindo assim para com Aquele que nos salvou do pecado e da condenação eterna?
Penso que há várias respostas para esta tão constrangedora pergunta; mas a que mais me impacta e me envergonha é a revelada pelo Espírito de Deus ao autor da carta aos Hebreus:
Hebreus 4.2: Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
A Palavra que o Senhor Deus falou aos israelitas na época de Moisés, não lhes serviu de nada, não teve nenhum proveito para eles, não lhes valeu de nada. Por quê?
Porque eles não creram na Palavra do Senhor; faltou-lhes fé na Palavra de Deus; eles não misturaram fé a tudo o que ouviram da parte do Senhor Deus. Esta foi a falha do povo de Israel.
Será que esta é também a nossa falha? Será que também não temos crido em tudo o que o Senhor tem nos falado? Será que também não estamos misturando fé a tudo aquilo que o nosso Senhor tem nos falado? Será que tudo o que o Senhor tem nos falado também não tem nos servido de nada?

O que temos feito? Temos congregado aqui todos os domingos e também nas células; temos cuidado uns dos outros; temos feito muitas coisas neste prédio; nos esforçado para ministrar a Palavra de Deus nas celebrações aos domingos e também nas células; nos esforçado para ministrar a Palavra de Deus às nossas crianças e adolescentes; nos dedicado em tocar e cantar para louvar e adorar ao nosso Deus; nos esforçado para fazer os cursos que o ministério oferece; devolvido ao Senhor os nossos dízimos e ofertas; honrado nossos líderes com nossa submissão e primícias; realizado eventos pontes nas células; participado das reuniões de ministério; orado e jejuado; etc. Enfim, temos feito muitas coisas.
Entendo que sempre podemos fazer melhor as coisas. Mas tudo isso que fazemos é muito bom, é válido, é gratificante e agradável diante de Deus, e não podemos deixar de fazer. Todo trabalho que fazemos para o Senhor, nada é vão.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. 1 Coríntios 15.58

Tudo bem quanto ao que até aqui temos feito. E quanto ao que não temos feito?
Ao olharmos ao nosso redor, percebemos que não estamos alcançando, discipulando e nem enviando novos discípulos. Por isso irmãos, precisamos nos despertar.
Por exemplo: Será que somente quando o líder de célula marca um “evento ponte” é que vamos anunciar Jesus e o Evangelho aos pecadores que ainda estão nas trevas? Claro que não!

É bom sempre lembrarmos que o Evangelho não é um conjunto de normas e de regras; o Evangelho é uma Pessoa, é o Verbo (Logos) que se fez carne, é o Filho de Deus, é a Pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Onde quer que coloquemos a planta dos nossos pés, temos que ser o que o Jesus diz que somos:

  • Sal da terra e luz do mundo: Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo… Mateus 5.13,14
  • Testemunhas de Jesus: Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1.7,8
  • Ministros da reconciliação e embaixadores [representantes] de Cristo: Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5.18-20
  • Raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de Deus, proclamadores das virtudes de Cristo: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. 1 Pedro 2.9,10
  • Etc.

Tudo isso somos de fato quando renunciamos tudo quanto temos para seguir após Jesus, por que: Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo [não pode me seguir]. Lucas 14.33
Por que não podemos ser discípulos de Jesus se não renunciarmos a tudo quanto temos, inclusive a nossa própria vida? Porque vida com Cristo e em Cristo é fazer a vontade do Pai, não a nossa.

  • O jovem rico – Mateus 19.16-22
    Não devemos seguir o exemplo deste jovem rico, que era religioso e que afirmava fazer tudo certo, porém, seu coração não estava em Deus, mas nas riquezas e bens que possuía.
  • Da parábola do semeador – Mateus 13.1-23
    Não devemos seguir o exemplo dos que ouviram e não compreenderam a Palavra do Senhor. Para o primeiro ouvinte da Palavra de Deus, a causa foi o maligno; do segundo, foram a angústia e a perseguição; do terceiro, foram o cuidado do mundo e a fascinação das riquezas.
    Devemos seguir o exemplo do quarto, que ouviu, compreendeu e creu no que o Senhor lhe havia falado, logo, agiu em obediência, frutificando a cem, a sessenta e a trinta por um.
  • Da parábola dos dois filhos – Mateus 21.28-32
    Não devemos seguir o exemplo do primeiro filho, que disse ao pai que iria trabalhar na vinha mas não foi. Este filho representa aqueles que ouvem a Deus, mas que não concordam com Ele, logo, não confiam Nele, não O obedecem e nunca confessam ser pecadores.
    Devemos seguir o exemplo do segundo filho, que disse que não iria trabalhar na vinha, mas que depois, arrependido, foi. Este filho representa aqueles que têm suas vontades, mas que as submetem a Deus para fazerem a vontade Dele.
  • Da parábola da grande ceia – Lucas 14.15-24
    Não devemos seguir o exemplo daqueles que pediram desculpas por não atender ao vinde daquele homem que preparou uma grande ceia.
    O primeiro não atendeu ao convite porque tinha comprado uma propriedade e precisava cuidar dela (amor às coisas materiais); o segundo, porque tinha comprado cinco juntas de bois e precisava experimentá-las (prioriza o emprego, as ocupações e os negócios); o terceiro, porque tinha casado recentemente e precisava cuidar de sua esposa (laços familiares e relacionamentos sociais).
  • Da parábola dos talentos – Mateus 25.14-30
    Não devemos seguir o exemplo do servo que enterrou o talento que seu senhor lhe confiou. Para multiplicar o talento que recebera de seu senhor, o servo precisaria trabalhar para isso. O que ele fazia, então, após enterrar o talento que seu senhor lhe confiou? Certamente cuidava de seus próprios interesses; trabalhava para si mesmo.
    Devemos seguir o exemplo daqueles que multiplicaram os talentos que seu senhor lhes confiou.

Nota: Quanto aos exemplos das parábolas, não atentei ao contexto em que elas foram proferidas por Jesus, mas na atitude de suas personagens.

Se não renunciarmos tudo na vida não podemos ser discípulos de Jesus, tampouco fazer discípulos.
Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. Lucas 14.26-27
Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. Lucas 14.33

Se não morrermos para nós mesmos e para o mundo não produziremos frutos que permaneçam.
Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12.24

Se amarmos o mundo o amor do Pai não está em nós.
Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 1 João 2.15-16

Não podemos atender apenas ao “vinde” de Jesus, mas também ao “ide” de Jesus.
E disse-lhes [Jesus]: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Mateus 4.19
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.19,20

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 10/11/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!