Palavra de Deus: Necessidade ou prioridade?

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Salmo 1
1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

Vamos relembrar algumas coisas que o Espírito do Senhor nos disse no domingo passado: 24/03/2019: Oração: Necessidade ou prioridade?
O que é necessidade? Aquilo que não pode faltar em hipótese alguma; aquilo que é indispensável, imprescindível e insubstituível; aquilo que não se pode evitar.
O que é prioridade? É a condição de preferência que damos a alguém ou algo em relação a outros.
É verdade que pode haver prioridades que são determinadas por necessidades; mas se não houvesse tais necessidades, também não haveria as respectivas prioridades.
Há também um diferencial muito importante a se considerar entre os dois termos:
Prioridades: Nós é que decidimos sobre elas.
Necessidades: Nós temos; são inatas; nascemos com elas.

É difícil dar exemplos de prioridades, pois são subjetivas.
Um alerta: Se alguém não organiza sua vida a partir do chamado que Deus lhe fez é porque ainda tem coisas mais importantes com que se preocupar na vida, logo, o chamado que Deus lhe fez não é a prioridade de sua vida.
A prioridade de uma pessoa sempre será o que ela considera mais importante, valioso e essencial para sua vida.
Aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. Tiago 4.4

Exemplos de necessidades físicas: Respiração (ar); alimentação (comida e água); fisiológicas; descanso (sono).
Além destas, o ser humano também tem necessidade de sexo, higiene, proteção, segurança, amor, relacionamento, estima (carinho; afeto; respeito), realização pessoal etc.

Exemplos de necessidades espirituais: A primeira e maior dentre todas, obviamente, é o próprio Jesus, nosso Senhor e nosso Salvador; a segunda é a oração; a terceira, a Palavra de Deus; e a quarta, a comunhão.
De tais necessidades depende totalmente a nossa vida espiritual.

Nesta manhã, quero enfatizar a necessidade que temos da Palavra de Deus.
O Espírito do Senhor insistentemente tem assim nos exortado: Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 3.18
Precisamos crescer. Em que? Na graça de Jesus e no conhecimento de Jesus.
Não há como crescer na graça e no conhecimento de Jesus sem a Palavra de Deus.
Crescemos espiritualmente à medida que, diariamente, nossas necessidades espirituais são supridas.
Para nós, cristãos, a oração é a respiração da alma e a Palavra de Deus o alimento espiritual.

Na vida do verdadeiro cristão, a Palavra de Deus é tão necessária quanto a comida e a bebida que alimentam diariamente seu corpo físico.
Quem não se alimenta todos os dias com a Palavra de Deus ficará fraco e morrerá espiritualmente.

Nada do que necessitamos é pesaroso, porque qualquer necessidade, quando suprida, produz satisfação, alegria, prazer.
Por isso que meditar a Palavra de Deus todos os dias não é um peso, é uma necessidade que produz prazer, alegria e satisfação.
Aquele que medita a Palavra de Deus todos os dias é porque ama a Deus e tem necessidade Dela.
Às vezes dizemos: Não tenho tempo para meditar a Palavra de Deus, pois minha vida é muito corrida e agitada. No entanto, todos os dias, reservamos determinados lugares e horários para nos alimentarmos fisicamente. Da mesma forma devemos agir em relação a meditação da Palavra de Deus, pois Ela é uma de nossas necessidades inatas que passamos a ter quando nascemos de novo.

Em nenhuma outra obra literária ou fonte, sejam elas quais forem, conheceremos a Deus, e Sua graça e Sua Verdade, senão pela Bíblia Sagrada.
Como poderemos anunciar a graça, a verdade e a glória Daquele que morreu por nós se não O conhecemos e também a Sua Palavra?
Por isso que o Senhor, nesta manhã, assim nos exorta: Medite na Palavra de Deus, todos os dias, de dia e de noite.

Salmo 1
1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! Salmo 119.97

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15
Manejar bem a Palavra da Verdade significa conhecê-La, vivê-La e pregá-La corretamente. Para isso é necessário meditá-La todos os dias, de dia e de noite.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda (obedece), esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. João 14.21

Obrigado Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 31/03/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!