Aptos quanto às admoestações.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

05/12/2021
Tema da mensagem de hoje: Aptos quanto às admoestações.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Hoje, o Senhor quer nos ensinar sobre as admoestações mútuas. Mas o que significa admoestar?
Significa: advertir amigavelmente, desejando sempre o bem da pessoa; censurar ou repreender alguém suavemente; aconselhar; incentivar ou estimular alguém a agir ou pensar de modo correto (obviamente, para nós, o modo correto é sempre aquele que concorda com a Palavra de Deus); etc.

Romanos 15:14: E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.
Neste versículo, o apóstolo Paulo, em hipótese nenhuma, estava bajulando ou adulando os irmãos da igreja em Roma, apenas dizendo-lhes da certeza que tinha de que, a vida de Cristo, os ensinamentos de Cristo, e as exortações de Cristo, tinham renovado a mente deles e transformado suas vidas, pois se tornaram bondosos, cheios de todo o conhecimento e aptos para admoestarem uns aos outros.

É verdade, meus irmãos, que ainda temos muito que aprender com o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Sim, Jesus já fez muitas coisas por nós e já nos ensinou tantas coisas, verdades rudimentares (básicas; fundamentais) e também profundas; e nos exortou inúmeras vezes, algumas de maneira branda, outras, severamente.
E por tudo o que Ele já fez por nós e nos ensinou, penso que a certeza que Paulo tinha em relação aos irmãos de Roma, nós também deveríamos ter, de estarmos possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento e aptos para admoestarmos uns aos outros.
Apto significa: capacitado para; habilitado para. Quem nos capacita/habilita é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Hebreus 10:25: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
A epístola aos Hebreus é uma palavra de exortação (de encorajamento) para nós, a igreja de Deus. Por isso, devemos prestar muita atenção quando a ouvimos, e aceitá-la e suportá-la, bem como toda a Palavra do nosso Deus. Hebreus 13:22: Rogo-vos ainda, irmãos, que suporteis a presente palavra de exortação; tanto mais quanto vos escrevi resumidamente.

De acordo com Hebreus 10:25, Jesus exorta a igreja a fazer duas coisas:

1.ª – Não deixemos de congregar-nos.

Nós somos a igreja de Cristo. Nós somos o corpo de Cristo. Nós somos a família de Deus. Nós somos o rebanho do Senhor. Por isso que, em Cristo, não existem as seguintes condições:

  • de se viver isolado da igreja, que é o Seu corpo;
  • de não pertencer a um ministério local;
  • de se viver apartado da comunhão presencial, estreita e regular com os irmãos (estreita = próximo; abraçado – regular = frequente; assíduo; constante);
  • de não congregar com os irmãos;
  • de não viver em comunhão com os irmãos; etc.

Pertencemos ao Senhor e servimos ao Senhor; pertencemos uns aos outros e servimos uns aos outros; pertencemos a um ministério local e servimos ao Senhor e aos irmãos neste ministério; etc. Toda esta realidade espiritual só é possível se estivermos Nele e Ele em nós; caso contrário, não há nenhuma realidade espiritual na igreja.
Infelizmente, há aqueles que acreditam que não precisam congregar em uma igreja local, talvez por orgulho, ou por não quererem se submeter a uma liderança local. Na verdade, não encontramos nenhum apoio bíblico para a ideia de cristãos viverem isolados da igreja.
Portanto, jamais deixemos de congregar-nos; jamais abandonemos o ministério local onde o Senhor nos plantou. Jamais.

2.ª – Fazer admoestações mútuas (façamos).
Admoestar, como já vimos, significa: advertir amigavelmente, desejando sempre o bem da pessoa; censurar ou repreender alguém suavemente; aconselhar; incentivar ou estimular alguém a agir ou pensar de modo correto (obviamente, para nós, o modo correto é sempre aquele que concorda com a Palavra de Deus); etc.

O objetivo da admoestação não é envergonhar um irmão ou entristecê-lo, mas fortalecê-lo na fé e livrá-lo do engano, do falso caminho, da falsa doutrina, das condutas erradas, dos atos errados, dos pensamentos errados, dos sentimentos errados, do falar obsceno etc.

As admoestações acontecem de duas maneiras em nossas vidas: a de sermos admoestados por alguém, e a de admoestarmos alguém. É o que Jesus nos ensina em Romanos 15:14 e Hebreus 10:25: aptos para vos admoestardes uns aos outros; e façamos admoestações. Meus irmãos, deveríamos, pelo menos, estar aptos (capazes; habilitados) para ambas as maneiras.

As admoestações se dão pelo confronto. Gálatas 6:1: Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
Como posso ser admoestado se não for confrontado? Como posso admoestar um irmão sem confrontá-lo? Por isso que não podemos, jamais, deixar de congregar-nos.
Porque q
uando perseveramos na comunhão; quando não deixamos de congregar, presencial, estreita e regularmente (nas celebrações; células; ministérios; eventos; etc.); e se somos sinceros, fiéis, leais e honestos com nossos irmãos e líderes; então, eles nos conhecerão como realmente somos, e verão em nós qualidades e também deficiências na nossa fé e, assim, poderão nos admoestar.
Meus irmãos, o nosso orgulho, a nossa soberba, o nosso egoísmo, a nossa justiça própria, a nossa mente meritória, geralmente, só nos fazem ver as nossas qualidades e acertos, mas não nos deixam ver os pecados que cometemos e as deficiências da nossa fé. Por isso que, na verdade, devemos ser gratos àqueles irmãos e líderes que nos admoestam, pois nos amam.

Portanto, a palavra de exortação para nós, registrada em Hebreus 10:25, é: Não deixemos de congregar-nos; e, façamos admoestações.
Até quando devemos congregar e admoestar uns aos outros? … e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Este dia é o dia da volta de Jesus. Até lá, passaremos por provações de toda ordem, assim como o nosso Jesus passou. Logo, até o dia da volta de Cristo para buscar a Sua igreja, não deixemos de congregar-nos e façamos admoestações uns aos outros.

É por isso, meus amados irmãos, que não devemos jamais deixar de congregar-nos; porque é congregando que admoestamos e encorajamos uns aos outros a permanecermos firmes em Cristo; a perseverarmos na fé em Cristo, e na doutrina dos apóstolos e na comunhão, e no partir do pão e nas orações.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!