Oração: Necessidade ou prioridade?

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5.17

Quais são os conceitos básicos de necessidade e prioridade? São os seguintes:
Necessidade: Aquilo que não pode faltar em hipótese alguma; aquilo que é indispensável, imprescindível e insubstituível; aquilo que não se pode evitar.
Prioridade: É a condição de preferência que damos a alguém ou algo em relação a outros. É verdade que pode haver prioridades que são determinadas por necessidades; mas se não houvesse tais necessidades, também não haveria as respectivas prioridades.

Há um diferencial importante a se considerar entre os dois termos:
Prioridades: Nós é que decidimos sobre elas.
Necessidades: Nós temos; são inatas; nascemos com elas.

É difícil dar exemplos de prioridades, pois são subjetivas. Mas não é difícil perceber que aquele que não organiza sua vida a partir do chamado de Deus é porque ainda tem coisas mais importantes com que se preocupar na vida, logo, o chamado que Deus lhe fez não é a prioridade de sua vida.
A prioridade de uma pessoa sempre será o que ela considera mais importante, valioso e essencial para sua vida.
E quanto a nós, organizamos nossas vidas a partir do chamado que Deus nos fez, ou adaptamos, como se isso fosse possível, o chamado que Deus nos fez à vida desregrada que pretendemos continuar levando? Cuidado, porque todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus; porque a amizade do mundo é inimiga de Deus. Tiago 4.4

 Vamos ver alguns exemplos de necessidades.

Necessidades físicas: Respiração (ar); alimentação (comida; bebida); fisiológicas; descanso (sono).
Em média, uma pessoa normal consegue ficar 2 minutos sem respirar, 7 dias sem tomar água, 45 dias sem comer, após o que desmaia e morre.
Quanto ao sono, um adulto normal fica em média de 14 a 16 horas sem dormir, após o que precisa dormir, pois é vencido pelo sono.
No que se refere às necessidades fisiológicas, quando se tem, precisam ser rapidamente atendidas.
De tais necessidades depende totalmente a nossa sobrevivência física.
Além destas, o ser humano também tem necessidade de sexo, higiene, proteção, segurança, amor, relacionamento, estima (carinho; afeto; respeito), realização pessoal etc.

Necessidades espirituais: Quais são as nossas principais necessidades espirituais, nós que somos filhos de Deus, servos e discípulos do Senhor Jesus e irmãos em Cristo? Temos várias necessidades espirituais, mas hoje destaco apenas quatro delas.
A primeira e maior dentre todas as nossas necessidades, obviamente, é o próprio Jesus, nosso Senhor e nosso Salvador. Porque não há como vivermos se não permanecermos Nele e Ele em nós. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. João 15.5.
Permanecer em Jesus é deixar que Sua vida flua através de nós. Em outras palavras, é deixar Jesus viver Sua vida através de nós.
A nossa segunda principal necessidade é a oração; a terceira, a Palavra de Deus; e a quarta, a comunhão.
De tais necessidades depende totalmente a nossa vida espiritual.

Diariamente, por quanto tempo precisamos orar? Precisamos orar sem cessar. 1 Tessalonicenses 5.17
Diariamente, por quanto tempo precisamos meditar a Palavra de Deus? O mais que pudermos.
E por quanto tempo precisamos estar com nossos irmãos em Cristo? O mais que pudermos.
O crente que, diariamente, não ora e não medita a Palavra de Deus, e também não persevera na comunhão com seus irmãos em Cristo, na realidade, está caminhando para a estagnação e morte espiritual.

Nesta manhã, quero enfatizar a necessidade de orarmos todos os dias, sem cessar.
Já sabemos que Jesus é a nossa maior necessidade, o que de mais importante e precioso temos na vida, o nosso tesouro maior, o nosso Senhor, o nosso Salvador, o alicerce de nossas vidas, a nossa própria razão de existir e viver.
O Espírito do Senhor insistentemente tem assim nos exortado: Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 3.18

Precisamos crescer. Em que? Na graça de Jesus e no conhecimento de Jesus.
Crescer na graça de Jesus significa tornar-se cada vez mais semelhante a Ele, pois este é o eterno propósito de Deus. Romanos 8.29; 2 Coríntios 3.18; Gálatas 1.15,16; 4.19; 1 João 2.6
Crescer no conhecimento de Jesus significa aproximar-se Dele e conhecê-Lo intimamente. A intimidade do Senhor é para os que O temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança. Salmo 25.14

Na prática, como se dá esse crescimento? Semelhantemente ao crescimento físico. Dá-se à medida que, diariamente, as nossas necessidades espirituais vão sendo supridas. É claro que o suprir diário de nossas necessidades espirituais fará com que cresçamos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.
Nesta prática, por exemplo, a oração é a respiração da nossa alma, e a Palavra de Deus, o nosso alimento espiritual.

Na vida de um verdadeiro crente, a oração é tão necessária quanto o ar que se respira; e a Palavra de Deus, tão necessária quanto a comida e a bebida que alimentam o corpo físico. Caso não sejam, é evidente que não se tratam de necessidades; portanto, podemos chamá-las de qualquer outra coisa, menos de necessidades. Porque um crente que não tem a oração e a Palavra de Deus como necessidades diárias em sua vida, na realidade, ainda não é crente.

Orar não é somente fazer pedidos ao Senhor.
A oração envolve fé, amor, honra, humildade, temor, reverência, adoração, louvor, tempo, propósito etc.
Nada do que precisamos é pesaroso, porque qualquer necessidade, quando suprida, produz satisfação, alegria, prazer.
Por isso que orar não é um peso, é uma necessidade que produz prazer, alegria e satisfação.
Aquele que ora por necessidade é porque ama a Deus, depende totalmente Dele e O deseja intensamente.

Às vezes dizemos: Hoje em dia é muito difícil evangelizar e ganhar almas para Jesus. Mas não é somente hoje, sempre foi assim, em todas as épocas.
O segredo para se ganhar almas para Jesus é a oração.
É pela oração que pessoas são geradas para o Senhor Jesus.
Não ganhamos almas para Jesus primeiramente através de abordagens e estratégias, mas através das nossas orações por elas. É através da oração incessante que ganhamos almas para Jesus. As abordagens e as estratégias que utilizaremos para ganhá-las virão das nossas orações por elas.

Não é que hoje está difícil evangelizar e ganhar almas para Jesus. O que realmente está acontecendo é que os quartos de orações estão vazios, e também não temos amado as almas perdidas como Deus as ama.
Por isso que o Senhor, nesta manhã, assim nos exorta: Orai sem cessar.
Vamos orar pelos pecadores não convertidos de todo o mundo?

Obrigado Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 24/03/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!