Onde está o cordeiro para o holocausto?

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O Senhor Deus submeteu Abraão a uma prova: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Gênesis 22.2

E Abraão foi: Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. Gênesis 22.3

Gênesis 22.6,7: Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

Acredito ser esta a pergunta mais importante do Velho Testamento: Onde está o cordeiro para o holocausto?
Esta pergunta que Isaque fez a seu pai, Abraão, foi respondida por João Batista, aproximadamente, 1850(*) anos depois:
No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1.29
No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! João 1.35,36

Os pecados no Velho Testamento não eram tirados; eles eram cobertos. Mas Jesus, o Cordeiro de Deus, é o Único que tira o pecado do mundo.

Romanos 6.17,18: Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Esta doutrina que os cristãos de Roma obedeciam de coração era o Evangelho da graça.
Os cristãos são libertos do pecado, isto é, libertos do poder que o pecado exercia sobre suas vidas.
E agora, libertados do pecado, fomos feitos servos da justiça.

Apocalipse 1.5,6: Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

Colossenses 2.13-15: E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Abraão colocou a lenha sobre os ombros de seu filho Isaque.
Jesus, o Filho de Deus, suportou sobre os Seus ombros uma pesada cruz de madeira e, nela, foi crucificado pelos nossos pecados. Jesus, em Quem não havia pecado algum, assumiu a nossa culpa e morreu para pagar a dívida do nosso pecado.

E hoje, estamos diante da Mesa do Senhor para comermos a Ceia do Senhor.
Para nós, que vivemos pela fé no Filho de Deus, a Mesa do Senhor não é um ato religioso, mas a celebração da vitória de Jesus sobre as trevas, sobre o pecado e a morte; a nossa libertação das trevas, do pecado e da condenação eterna.
Colossenses 1.13,14: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

A realidade espiritual da Mesa do Senhor é maravilhosa. Nela está o pão que representa a carne de Jesus; e o vinho, que representa o sangue de Jesus.
De um lado da Mesa do Senhor está Deus, o nosso Pai; do outro lado, nós, os pecadores remidos; e, sobre a Mesa, o Filho de Deus. Que impressionante é a realidade espiritual da Mesa do Senhor.

João 3.16,17: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
A Mesa do Senhor e a Sua cruz são provas do grande amor de Deus por nós, pecadores.
Deus nos amou de tal maneira que deu Seu Filho para morrer por nós, pecadores.

A graça de Deus, em Cristo Jesus, nos alcançou e nos salvou.
O que é a graça Deus? É a soma das bênçãos que recebemos de Deus sem merecermos; por exemplo, a salvação.
Nenhum pecador merecia ser salvo; antes, merecia ser condenado; mas pela graça de Deus, mediante a fé, o pecador alcança a salvação.
Se a salvação fosse por obras ou por méritos, então não seria pela graça.
A graça de Deus se manifesta na vida daqueles que entendem que não merecem nada de Deus. Se alguém acredita que merece algo de Deus, então receberá o que realmente merece: a condenação eterna.

Deus provou o quanto nos ama. Devemos, então, amar uns aos outros como o Senhor nos amou.
João 13.35: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

Nós sabemos quem é e onde está o Cordeiro do holocausto: Ele é Jesus, o Filho de Deus, o nosso Senhor e o nosso Salvador; Ele está conosco todos os dias até a consumação do século. Mateus 28.20
Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2.6

Todos os dias devemos nos examinar, para ver se verdadeiramente estamos andando por modo digno do Senhor e do Evangelho.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

(*) https://www.palavraprudente.com.br/estudos/forrest_k/eventosvt/cap55.html

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na manhã do dia 05/07/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!