Vida fluindo do Espírito de Deus.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

20/06/2021
Tema da mensagem de hoje: Vida fluindo do Espírito de Deus.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Salmo 1

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

  • Bem-aventurado é aquele que é verdadeiramente feliz; que é cheio de alegria e de felicidade; que é abençoado com felicidade.
  • A chave da bem-aventurança é a obediência à Palavra de Deus.
  • Ser bem-aventurado, no entanto, é muito mais que sentimento, porque é o resultado de ter um relacionamento correto com Deus; de ter vida com Deus no espírito.
  • O homem bem-aventurado não anda no conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores; não se assenta na roda dos escarnecedores.

Perceba que o caminho do pecado sempre vai de mal a pior: anda, se detém, se assenta.

  • Jamais sigam os conselhos dos ímpios, pois tais conselhos levarão você a andar pelo caminho do pecado, e farão com que você faça parte da roda daqueles que zombam de Deus.
  • Os verdadeiros discípulos de Jesus também podem ser identificados pelas palavras que falam, pelas coisas que praticam, pelos lugares que frequentam, pelas pessoas com as quais convivem, pelas amizades que cultivam etc.

2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

  • O prazer do homem bem-aventurado não está nas coisas do mundo, mas está na Palavra de Deus e Nela medita de dia e de noite.
  • Quando oramos e meditamos a Palavra de Deus, de dia e de noite, ligamos o coração e a mente com a autorrevelação de Deus através de Sua Palavra; e, assim, crescemos espiritualmente; nos tornamos estáveis (firmes) espiritualmente; nos santificamos; nos tornamos cada vez mais íntimos de Deus; nos parecemos cada vez mais com Jesus; etc.
  • Na medida em que assim oramos e meditamos a Palavra de Deus, nossos pensamentos, sentimentos, palavras, atitudes, ações etc., vão sendo amoldados (conformados; ajustados) aos padrões do reino de Deus. Nossa vida é transformada pela renovação da nossa mente (Romanos 12.2).
  • Quando meditamos a Palavra de Deus de dia e de noite, obviamente, precisamos ouvir, discernir e obedecer ao que Deus está nos dizendo através Dela.

Através de Sua Palavra o Senhor nos edifica, exorta, consola, ensina, repreende, corrigi, educa, promete etc.

3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

  • Assim é o homem bem-aventurado.
  • Hoje, para muitos crentes, “ser bem sucedido” é “ser próspero financeiramente”.
  • Por isso que hoje, o que a maioria das pessoas tem buscado nas igrejas é a prosperidade financeira. Mas o homem bem-aventurado não busca essas coisas. Provérbios 22.1: Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro.
  • O homem bem-aventurado tem vitalidade e estabilidade, pois está firmemente plantado junto a corrente de águas e, assim, produz fruto no devido tempo e é próspero em tudo o que faz.
  • Água comumente representa o Espírito de Deus. Água corrente é água em movimento; assim é o ministério do Espírito Santo. Disse Jesus: João 7: 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
  • Estar plantado como árvore junto a corrente de águas é ter vida no Espírito de Deus; é ser guiado, dirigido, governado, orientado, movido, alimentado etc., pelo Espírito de Deus.

4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

  • Os ímpios não são como os bem-aventurados.
  • Os ímpios não enxergam seus erros e não se arrependem.
  • Os ímpios são pecadores perversos; impiedosos; cruéis; incrédulos; desumanos; autossuficientes; arrogantes; contrários a Deus; opositores de Deus; etc.
  • Os ímpios estão fora de Cristo; longe de Deus; não dão o devido respeito a Deus e à Sua Palavra; se levantam contra tudo o que diz respeito a Deus; não respeitam e ofendem a Deus e Seus adoradores; ridicularizam e escarnecem os servos de Deus; etc.
  • A palha simboliza os ímpios, pois são como a palha que o vento dispersa e carrega.
  • Os ímpios vivem sem direção e sem segurança, como um pedaço de palha soprado pelo vento.

5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

  • E por serem ímpios, perecerão. Serão condenados na presença de Deus no dia do juízo, e perecerão eternamente.
  • Os ímpios não prevalecerão no juízo, nem na congregação dos justos. Eles serão separados dos justos no juízo de Deus.
  • Encontramos neste Salmo dois lugares possíveis aos seres humanos: a “roda dos escarnecedores” ou a “congregação dos justos”.

6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

  • Há homens justos (bem-aventurados) e homens ímpios.
  • O Senhor conhece a vida dos justos, pois caminham pelo caminho da justiça de Deus, que os leva à presença de Deus; já os ímpios, caminham pelo caminho da impiedade, que os leva à punição eterna.

O tema que o nosso Senhor nos deu para este ano (2021) é: O chamado de Deus para minha vida. E praticamente todos os domingos Ele tem nos exortado quanto ao nosso chamado e a nossa missão.
O nosso Senhor nos escolheu e nos designou para irmos e darmos fruto, e que o nosso fruto permaneça. João 15.16
Assim como o viticultor cuidou da figueira para que ela desse fruto para seu proprietário (Lucas 13.1-9), assim também o nosso Jesus tem cuidado de nós para darmos frutos para o reino de Deus.

Ser “como árvore plantada junto a corrente de águas” é estar plantado (alicerçado; fixado; firmado) no reino de Deus.
Quem está plantado no reino de Deus não se move para as coisas do mundo; para as coisas do outro reino (das trevas). Colossenses 1.13: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, …
Se somos bem-aventurados, é porque estamos plantados junto a corrente de águas, isto é, temos intimidade com o Espírito Santo; e, assim, damos fruto naturalmente para o nosso Senhor (Proprietário), que é Deus.

Plantado no reino de Deus “junto a corrente de águas” é ter vida no Espírito de Deus; é vida fluindo do Espírito de Deus; é ter intimidade com o Espírito Santo; é depender totalmente do Espírito Santo; é ser por Ele assistido, cuidado, alimentado, guiado, dirigido, governado, orientado, movido, inspirado, habilitado etc.
É esta vida no Espírito de Deus “que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido”.
“Tudo quanto ele faz será bem sucedido” não significa que o homem bem-aventurado nunca terá problemas nem reveses na vida, mas que sempre conhecerá a vontade de Deus para sua vida, e nela depositará toda a sua fé.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

DIREITOS AUTORAIS

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!