Aliançados para o cumprimento do chamado de Deus.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

A única maneira de cumprirmos o nosso chamado é sermos “um” com Deus. Foi o que Jesus pediu ao Pai em oração em João 17.20-23.
Um homem e uma mulher tornam-se “um” quando se casam (se aliançam). Efésios 5.31. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja. Efésios 5.32
Portanto, não há como sermos “um” senão por meio da aliança que Deus fez conosco através de Jesus Cristo.
É o Espírito Santo que nos mergulha no corpo de Cristo, que é a Igreja, para sermos “um” com o Pai e com Jesus: 1 Coríntios 12.13: Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

Quando Deus nos fala, quando conversamos com Ele, é para que cresçamos na Sua graça e conhecê-Lo intimamente, a fim de alinharmos e aplumarmos a nossa vida ao Seu eterno propósito e aos Seus princípios. Quando faço isso sou edificado e aperfeiçoado, e a Igreja cresce (Efésios 4.11-16); porém, quando não faço, padeço espiritualmente.
Precisamos do Senhor até para reconhecer e admitir que somos pecadores. Se o Espírito Santo não tivesse nos convencido de pecado, será que estaríamos aqui hoje?

Não temos aliança e comunhão apenas com o Pai e com Seu Filho, Jesus Cristo, mas também uns com os outros. Esta é a nossa aliança e comunhão. 1 João 1.3
Fomos batizados no corpo de Cristo, que é a Igreja, para sermos um só com o Pai, com Jesus e com todos os nossos irmãos (João 17.20-23). Quando o Espírito Santo nos batizou no corpo de Cristo, o individualismo deu lugar ao coletivo, e o egoísmo à renúncia. Agora, temos comunhão e aliança com o Pai, com Jesus e com todos os nossos irmãos.

Comunhão e aliança é essencial para a Igreja.
O nosso Deus é um Deus de aliança. Somos o povo da aliança. Logo, é imprescindível que todo cristão entenda e viva esta aliança com Deus e com todos os irmãos do corpo de Cristo.

Quando se fala de aliança, geralmente, a primeira coisa que nos vem à nossa mente é o matrimônio. A Bíblia declara, em Hebreus 13.4, que digno de honra entre todos seja o matrimônio. Entre todos nós a aliança é digna de honra.
A nossa vida com Deus começou com uma aliança, a nova e eterna aliança. Deus honra quem anda nesta aliança. 1 Coríntios 11.23-26
Quando não há aliança os relacionamentos são superficiais e interesseiros.
Não foi para nos relacionarmos superficialmente que o Espírito Santo nos batizou (mergulhou) no corpo de Cristo, que é a Igreja. Muito pelo contrário. O Espírito Santo nos integrou ao corpo de Cristo, por meio da nova e eterna aliança, para vivermos em comunhão e aliançados. A Igreja é um corpo por causa desta aliança. A Igreja é o único referencial de comunhão e de aliança para o mundo.

Quando vivemos em aliança, somos habilitados e temos acesso a todas as bênçãos espirituais em Cristo; a todas as coisas celestiais; a todos os recursos disponíveis para cumprirmos o nosso chamado em Deus; a tudo aquilo que o Senhor já tem preparado para cumprirmos os Seus propósitos; conhecemos a rota certa para cumprirmos o chamado de Deus; recebemos e deixamos herança; nossa descendência será abençoada na terra; etc.

Nossa vida é definida quando entramos em uma aliança. Para nós cristãos, entrar em uma aliança, em outras palavras, é estar casados com o Pai, com Jesus e com todos os irmãos em Cristo. E o único lugar onde podemos vivenciar esta aliança é a igreja local na qual o Senhor nos plantou.

Há pessoas que fazem alianças erradas e outras que quebram alianças.
– Abraão tinha uma aliança com Deus, e Ló, seu sobrinho, desconectou-se dele e acabou sofrendo no lugar que escolhera para viver com sua família, que teve como descendentes os moabitas e os amonitas, que se tornaram inimigos do povo de Deus. Gênesis 13.1-13; 19.30-38
– A mulher de Ló havia se casado com a cidade de Sodoma, pois seu coração estava naquela cidade, e quando teve que deixá-la, transformou-se em uma estátua de sal. Gênesis 19.26
– O Senhor Deus, por intermédio de Moisés, libertou Seu povo da escravidão do Egito, mas o povo ainda tinha o Egito no coração. E aquela geração não alcançou a promessa de Deus. Atos 7.39

Aliança é feita no espirito, no coração.
Moisés e Josué tinham uma aliança, assim como Ruth e Noemi, Davi e seus valentes, Elias e Eliseu, Jesus e Seus apóstolos, Paulo é Timóteo etc.
O nosso chamado em Deus não se limita apenas em sabermos a direção a seguir, mas também em andar em aliança com as pessoas que Deus nos envia. É preciso discernir no espírito quem são essas pessoas.

Há pessoas que prejulgam quando confundem aliança com bajulação. Há sim pessoas que se aproximam de outras para se beneficiarem. Por exemplo: O moço que servia o profeta Eliseu, Geazi, o servia para benefício próprio, o que fez com que fosse atacado de lepra. 2 Reis 5.19-27
Mas há também aqueles que são fiéis em suas alianças. Por exemplo: Os três valentes que arriscaram suas vidas para buscar água em Belém para Davi, após este suspirar, eles não eram bajuladores, pois amavam a Davi e tinham uma aliança verdadeira com seu líder. 2 Samuel 23.15-17

A aliança está ligada ao nosso destino, ao chamado de Deus para a nossa vida.
A graça de Deus vem para o corpo de Cristo. Esta graça nos alcança quando estamos no lugar em que Deus nos plantou, aliançados com as pessoas que Ele nos enviou para caminhar juntos.
Para todo cristão, membro do corpo de Cristo, a igreja local precisa ser um lugar de aliança, de pessoas casadas entre si, casadas com seus pastores e líderes, e com a visão do ministério. Não cumpriremos o chamado de Deus se não formos pessoas de aliança.
Quem não se aliança é amante de si mesmo.

Somos um e temos aliança e comunhão com todos os membros do corpo de Cristo, que é a Igreja. Mas Deus soberanamente nos dispôs no corpo junto com pessoas, para cumprirmos o nosso chamado. A igreja local é a expressão da única Igreja. Por isso o Senhor nos plantou neste ministério, para vivermos aliançados. E a fidelidade é também imprescindível em uma aliança. Por isso, submeta-se, comprometa-se e seja fiel em todo tempo com o local onde Deus te plantou, e também com aqueles que Ele enviou para andar em aliança com você. Ande e viva em aliança, em fidelidade e em amor com essas pessoas. Jesus disse: Lucas 16.10: Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.

Pela renovação da minha mente torno-me uma pessoa cada dia melhor, não para mim mesmo, mas para melhor servir o corpo de Cristo. E tudo o que o Senhor me concede, sejam dons, habilidades e toda espécie de recursos, é também para colocar à disposição do corpo de Cristo.

Resolva definitivamente sua condição espiritual casando-se com a igreja local onde o Senhor te plantou, case-se com sua visão, com seus pastores (pais espirituais), com seus líderes, com todos os seus membros, que são nossos irmãos. Alegre-se com os que se alegram e chore com os que choram. Precisamos uns dos outros.

Assim que resolver, faça pelo menos quatro coisas:
1.ª – Celebre: Seja grato a Deus por esta aliança. Valorize o ministério e todas as pessoas, pois são presentes de Deus para abençoar a tua vida.
2.ª – Suporte: Assim como você, todas as pessoas são pecadoras, imperfeitas, têm problemas, dificuldades, necessidades e passam por crises. Seja paciente e fique firme nos momentos difíceis e de sofrimentos. Participe dos sofrimentos dos pastores, líderes e membros, pela causa do Evangelho.
3.º – Persevere: Não é em todo tempo que as coisas vão bem, inclusive na igreja. Por isso, esteja junto e aliançado para o que der e vier, sejam lutas, dificuldades, crises, necessidades, doenças etc. É nessas ocasiões que somos provados e aperfeiçoados. Já pelas situações incômodas que criamos, devemos reconhecê-las, delas se arrepender e pedir perdão a Deus e aos irmãos. Quando somos provados e aprovados, somos também edificados e aperfeiçoados, e a Igreja cresce e o Senhor nos leva a estágios (estações) ainda mais elevados. Efésios 4.11-16
4.ª – Avance junto: Em aliança e em comunhão com todos os irmãos.

O mundo caminha para o individualismo, mas Deus nos salvou para vivermos em aliança e em comunhão.
Quem rompe com uma aliança fica perdido.
Quem não se aliança com Deus, com Seu Filho, e com todos os irmãos, está menosprezando tudo o que Deus, por amor, realizou através de Cristo Jesus.
É tempo de renovar alianças.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 07/07/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário