Nosso dia a dia com Deus.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

15/08/2021
Tema da mensagem de hoje: Nosso dia a dia com Deus.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Meditando em tudo o que o Senhor tem nos falado nas pregações, especialmente no que Ele nos disse no domingo passado, fui inspirado por Ele a compartilhar hoje com os irmãos o seguinte tema: Nosso dia a dia com Deus. Vamos ler Romanos 12.1,2.

O Senhor nos disse, por exemplo, que muitos crentes não entendem que não existem duas maneiras para se viver, uma secularmente e outra com Deus e Sua igreja.
Para Deus, não há como alguém viver simultaneamente de duas maneiras.
Nossa vida com Deus não se limita apenas às atividades da igreja, mas à totalidade da nossa vida.
Já sabemos que tudo pertence a Deus, que nada é nosso, inclusive a nossa vida.

A maioria das pessoas, inclusive nós que cremos em Jesus, temos nossa rotina diária, seja ela agitada ou não, que começa tão logo acordamos. Vamos ver alguns exemplos:

  • Colocamos o celular para despertar para não chegarmos atrasados no trabalho, na escola dos nossos filhos, na entrevista de emprego, em um compromisso etc.
  • Em casa, quanto ao convívio familiar e afazeres domésticos, temos responsabilidades e rotinas a desempenhar.
  • No emprego, temos responsabilidades e rotinas de trabalhos a cumprir.
  • Na escola, temos responsabilidades e rotinas de tarefas e atividades a executar.
  • Etc.

Temos também uma agenda para os nossos afazeres e compromissos, sejam eles em curto, médio ou longo prazo. Vamos ver alguns exemplos:

  • Todos os meses, em dias preestabelecidos, recebemos o nosso salário, ou os nossos honorários, ou o nosso pró-labore.
  • Agendamos os dias de pagarmos nossas contas; da consulta médica; dos exames laboratoriais; da entrevista de emprego; do passeio “bate e volta”; da vacina contra o Coronavírus; etc.
  • Em médio e longo prazo, programamos e agendamos: noivados e casamentos; aniversários; férias; viagens; cirurgia; reforma da casa; etc.

Na família natural, fazemos de tudo para prover a ela tudo o que é necessário para o seu sustento, conforto, segurança e bem-estar.
Investimos em nós e no futuro dos nossos filhos, matriculando-os em boas escolas e em cursos técnicos e de idiomas etc.
Repreendemos nossos filhos, por exemplo, quando eles estão desanimados e não querem ir à escola, quando não querem fazer a tarefa de casa, quando não observam as normas da escola, quando não querem ir aos cursos de inglês e informática etc.
E nós, como bons pais que somos, observamos tudo isso e fazemos a nossa parte.

No emprego, passamos por um processo de integração para nos tornarmos parte da empresa.
Nos é fornecido um manual interno, onde consta a visão da empresa, seu ramo de atividade, como está organizada, seus objetivos etc.
Quanto aos objetivos da empresa, consta no manual interno que só serão alcançados se houver da nossa parte pontualidade, respeito, profissionalismo, dedicação, trabalho em equipe etc.
A empresa também nos concede cursos de aperfeiçoamento para que o nosso trabalho se torne cada vez mais especializado, para que sua marca seja ainda mais competitiva no mercado.
Quando necessário, nos dispomos a fazer hora extra para que a empresa não tenha prejuízo.
E nós, como bons empregados que somos, observamos tudo isso e fazemos a nossa parte.

Na prova do ENEM, nós, que somos alunos exemplares, chegamos duas horas antes do início da prova.

Sabe aquela tão sonhada viagem à Europa que agendamos no ano passado e que pagamos com muito sacrifício? Glória a Deus! O dia de viajarmos chegou!
A companhia aérea nos disse para chegarmos ao aeroporto três horas antes do horário do voo.
E nós, como bons viajantes que somos, chegamos quatro horas antes.

Vimos, então, apenas alguns exemplos da nossa agenda e da nossa rotina diária.
Mas há uma pergunta que não quer calar: O nosso Senhor tem a primazia [o primeiro lugar; a prioridade] em tudo nas nossas vidas, na nossa agenda e também na nossa rotina diária?
Afinal de contas, somos a igreja, o Corpo de Cristo no mundo, e vivemos unicamente pela fé Nele, que nos amou e a Si mesmo se entregou por nós. Gálatas 2.20
Embora comprometidos e fiéis à nossa agenda e à nossa rotina diária, e obedientes às regras que por elas nos são impostas, se Cristo não tem nelas a primazia, então, nada do que fazemos tem valor. Certamente terão valor para nós, mas não para Deus.
Que o Espírito Santo do Senhor tenha plena liberdade para trabalhar em nossas vidas e nos convencer de que não temos duas maneiras de viver e de agir, mas apenas uma, na qual Ele tem a primazia.

Que tenhamos sempre a mesma disposição para todas as coisas que envolvem a nossa única maneira de viver e de agir. Por exemplo:

  • Somos pontuais no nosso emprego, na escola, na consulta médica etc.
    Que sejamos também pontuais na igreja: no culto, na célula, nos cursos, nos ministérios etc.
  • Cumprimos todas as nossas responsabilidades na família natural, no emprego, na escola etc.
    Que também cumpramos todas as nossas responsabilidades na igreja, no nosso chamado, no nosso ministério etc.
  • Agendamos e pagamos todas as nossas contas.
    Que sejamos também fiéis nos dízimos, nas ofertas e nas primícias.
  • Agendamos, em curto, médio e longo prazo, compromissos e atividades.
    Que sejamos assim também em todas as atividades e compromissos da igreja e do ministério.
  • Fazemos tudo pela nossa família natural.
    Façamos tudo também pela família de Deus, da qual também fazemos parte.
  • Investimos no futuro profissional, social e econômico dos nossos filhos.
    Invistamos também no chamado ministerial dos nossos filhos.
  • Repreendemos nossos filhos quando eles estão desanimados e não querem ir à escola, quando não querem fazer a tarefa de casa, quando não observam as normas da escola, quando não querem ir aos cursos de inglês e informática etc.
    Que a gente os repreenda também quando estiverem desanimados e sem vontade de virem à igreja, de participarem das celebrações aos domingos, da célula, dos cursos do ministério, da juventude etc.
  • No emprego, trabalhamos em equipe, conhecemos os objetivos da empresa, fazemos hora extra quando necessário, fazemos os cursos que nos pedem etc.
    Que façamos o mesmo na igreja e no ministério, servindo a Deus e aos irmãos, em comunhão e em unidade; sendo assíduos nas celebrações aos domingos, na célula e demais atividades do ministério; conhecendo plenamente a visão do ministério; fazendo o que for necessário pelo ministério, mesmo que fiquemos sobrecarregados e fatigados; fazendo todos os cursos que fazem parte da visão do ministério e da nossa carreira ministerial; etc.
  • No ENEM, no aeroporto, na rodoviária, sempre chegamos antes do horário marcado.
    Que façamos o mesmo na igreja.

O Senhor está conosco todos os dias, vinte e quatro horas por dia, até à consumação do século. Mateus 28.20b
Ele está conosco em casa, no emprego, na escola, nos passeios, nos lazeres, nas férias, nas viagens, nos concursos, na igreja local, no leito de enfermidade etc. Portanto, não há como vivermos sem Jesus.
Não há como, por exemplo, desconsiderarmos a presença do Senhor no nosso emprego, na nossa escola, nos nossos passeios, nos nossos lazeres, nas nossas férias, nas nossas viagens, nos nossos concursos, nos nossos projetos, nos nossos sonhos, na nossa agenda, na nossa rotina etc.
Sabe por quê? Porque em todos esses lugares estará o nosso corpo, com todos os seus membros; ou seja, a nossa vida; e o próprio Deus habita em nossos corpos. João 14.23; 1 Coríntios 3.16
Portanto, onde o meu corpo estiver aí estará a minha vida. E onde estiver a minha vida aí devo sempre me apresentar a Deus como um sacrifício vivo, santo e agradável a Ele, que é o meu culto racional, o meu culto espiritual.
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12.1
Por isso que quem vive de Deus, por Deus e para Deus, não vai ao culto; porque sua vida é culto permanente para seu Deus e Senhor.

Quando consideramos o Senhor apenas naquilo que nos convém, nós O entristecemos (Efésios 4.30); porque, na verdade, estamos vivendo e agindo de duas maneiras; estamos vivendo uma vida dúbia (incerta; indefinida).
Ele se entristece quando os nossos interesses estão acima dos Dele; quando somos fiéis, dedicados e pontuais em tantas coisas, mas não com Ele e Sua obra.
Não há como vivermos Dele, por Ele e para Ele, de duas maneiras, uma quando nos convém, e outra quando não nos convém.

Todos nós que vivemos unicamente pela fé em Cristo Jesus, o Filho de Deus, precisamos também entender que tudo o que fazemos na vida, nas vinte e quatro horas de cada dia que vivemos, seja lá o que for que façamos, é para o nosso Senhor que fazemos, é para servir ao nosso Senhor. Colossenses 3.23,24

Não podemos sair daqui hoje decididos a mudar nossos hábitos para vivermos por modo digno do Senhor e do Evangelho. Porque não se trata de mudanças de hábitos, mas da renovação da nossa mente pela Palavra de Deus.
Porque somente Deus, através da Sua Palavra, pode fazer com que a gente renuncie a mentalidade e o estilo de vida do mundo.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2

Por que ainda há crentes que não recebem uma direção clara de Deus? Por que ainda há crentes que acreditam que Deus lhes deu uma direção, quando na verdade não foi Deus, e sim a sua alma?
Porque não permitem que a Palavra de Deus renove suas mentes e transforme suas vidas. Consequentemente, continuam com a mentalidade e o estilo de vida do mundo, guiados por suas emoções e cobiças, insensíveis à voz de Deus.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!