Fiéis companheiros de jugo.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Filipenses 2.25; 4.2,3

Perseverar na doutrina dos apóstolos é inerente à vida da igreja de Cristo. E a doutrina dos apóstolos nos ensina que há somente uma igreja, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
Algo que tem acontecido com frequência na igreja é a mudança de seus membros para outros ministérios. Por que há pessoas que sem nenhuma dificuldade saem de seus ministérios e vão para outros? Será que é por causa de doutrina, práticas e costumes; ou será porque foram ofendidas e não conseguem perdoar; ou será por que elas não têm afeição, aliança e vínculo de coração com os irmãos?
A base do relacionamento cristão é o amor de Deus; o amor com o qual Ele nos amou.
João 13.34: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
Não é porque meus irmãos são diferentes de mim, ou erraram comigo, que vou deixá-los e me transferir para outro ministério.

Hoje, vamos celebrar a Ceia do Senhor. Nós, pecadores, irmãos em Cristo, estamos com Deus Pai ao redor da mesa do Senhor; e sobre a mesa estão o pão e o vinho, que representam o corpo de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso Senhor e nosso Salvador, que foi morto pelos nossos pecados.

Nesta manhã de domingo, o Senhor quer nos falar sobre os nossos relacionamentos como cristãos; como pessoas que vivem pela fé no filho de Deus; como pessoas que vivem Dele, por Ele e para Ele.

Quando se fala de sentimentos e de como os cristãos devem se relacionar, na igreja e fora dela, obviamente que a nossa referência é o próprio Senhor Jesus. Ele é o nosso Modelo com “M” maiúsculo.

O Espírito do Senhor nos exorta, em Filipenses 2.5, a termos em nós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Que sentimento é este? De amor a Deus e ao próximo. Somente quem ama com o amor de Deus é capaz de agir como Cristo Jesus agiu:
Filipenses 2: 5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus [sendo Deus Ele não reivindicou o ser igual a Deus]; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Cristo Jesus agiu assim porque em nenhum momento pensou em Si mesmo; somente em servir, por amor, a Seu Pai e ao próximo.
Este é o sentimento e as atitudes que nós, cristãos, temos que ter em nós.

A carta do apóstolo Paulo aos filipenses nos revela muitas coisas acerca do relacionamento entre cristãos.

Filipenses 2.25 nos revela, por exemplo, como Paulo se relacionava com Epafrodito: Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades; …
Epafrodito era um dos irmãos da igreja em Filipos, que foi enviado para servir a Paulo.
Paulo o chama de irmão. De fato, somos irmãos; não por causa de religião ou determinações humanas, mas por causa da Pessoa e obra de Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Salvador. Foi na cruz que Cristo Jesus nos fez irmãos.
Paulo também o chama de cooperador. Isso significa que eles trabalhavam juntos para Jesus e pelo Evangelho.
Paulo também chama Epafrodito de companheiro de lutas. Ser companheiro significa: comer pão juntos; compartilhar do mesmo pão; compartilhar das mesmas lutas, aflições e alegrias.
Paulo também o chama de mensageiro. Um servo enviado por Deus para auxiliá-lo nas suas necessidades. Paulo honrava os enviados de Deus.
Portanto, Paulo e Epafrodito eram irmãos, cooperadores e companheiros de lutas.

Será que há conflitos e desentendimentos entre os discípulos de Jesus? Sim, há.
Na igreja em Filipos, por exemplo, havia duas mulheres, Evódia e Síntique, que não conseguiam se entender. Não se sabe o porquê desse desentendimento. Filipenses 4.2
Em se tratando das coisas do Senhor, temos que nos humilhar e deixar as diferenças de lado, a fim de que Jesus seja glorificado e para que Sua obra avance.
Encontramos na carta de Paulo aos filipenses várias instruções de como devemos nos portar e nos relacionar mutuamente.

Em sua carta aos filipenses, o apóstolo Paulo chama um irmão de “fiel companheiro de jugo (Filipenses 4.3). Não se sabe ao certo a identidade desse irmão. Os estudiosos sugerem três nomes: Timóteo, Lucas e Epafrodito; é mais provável que seja Epafrodito.
“Fiel” é aquele que não quebra uma aliança e que não abandona seus irmãos e companheiros.

“Companheiro de jugo” significa: Aquele que está debaixo do mesmo jugo e que carrega a mesma carga.
Este irmão colocou o seu pescoço no mesmo jugo em que já estava o pescoço do apóstolo Paulo. Ele ajudou Paulo a levar a carga do ministério.

Quero encerrar esta mensagem lendo Gálatas 6.2: Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.
Levar a carga uns dos outros implica em ajuda prática e mútua.
Amor apenas de palavras é hipocrisia.

Com ou sem pandemia, somos o corpo de Cristo, a igreja de Cristo.
Na igreja de Cristo, quando um irmão se alegra, todos se alegram com ele; quando um irmão é abençoado, todos são abençoados com ele; quando um irmão é curado, todos são curados com ele; quando um irmão chora, todos choram com ele; quando um irmão está com dor, todos sentem a mesma dor; etc.

João 13.34,35: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
Amando uns aos outros como Jesus nos amou, viveremos por modo digno do Senhor e do Evangelho, e o mundo saberá que somos discípulos do Senhor Jesus.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), no dia 03/05/2020 (domingo), a partir das 9:00 horas.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!