Igreja e família.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Efésios 5.22-33

No texto que acabamos de ler, a palavra “igreja” aparece seis vezes; a palavra “marido”, seis vezes; e a palavra “mulher”, seis vezes.
A cada dia que passa me convenço da importância de se ter uma só revelação para a igreja e para a família; isto é, ter o mesmo discernimento tanto para a família como para a igreja.
Por isso entendo que nós, cristãos, precisamos discernir que “igreja” e “família” tratam da mesma revelação de Deus. Por que precisamos ter tal discernimento? Porque a tendência de alguns é dar mais importância para a família do que para a igreja; e a de outros, dar mais importância para a igreja do que para a família.

Se eu me preocupar apenas com a minha família, em detrimento da igreja, quem sofrerá com isso será a minha família. E se eu me preocupar apenas com a igreja, e esquecer a minha família, quem sofrerá com isso será também a minha família.

Está escrito que somos concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Cristo este fundamento. Efésios 2.19
Portanto, a família natural aponta para a família espiritual; e ambas caminham sempre juntas.

A família depende da igreja e a igreja depende da família. Por isso que nesta reciprocidade de dependências não pode haver desigualdade, mas equilíbrio, comunhão e unidade.
…se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus? 1 Timóteo 3.5
Se o marido brigar com sua mulher, quando ele for orar, suas orações serão interrompidas. 1 Pedro 3.7
Quando o apóstolo Paulo escreve sobre as relações matrimoniais, afirma ser este um grande mistério; no entanto, ele está se referindo a Cristo e a igreja; que a mulher representa para o marido o que a igreja representa para Cristo. Efésios 5.31,32
O Senhor também nos exorta a jamais deixarmos de congregar-nos (Hebreus 10.25). Creio que seja também por que igreja e família tratam da mesma revelação.

Portanto, precisamos discernir que a bênção de Deus para a nossa família dependem do nosso envolvimento e comprometimento com a igreja; e que a bênção de Deus para a igreja dependem do nosso envolvimento e comprometimento com a nossa família.
Assim, a nossa família não será prejudicada pelo nosso envolvimento e comprometimento com a igreja; tampouco a igreja será prejudicada pelo nosso envolvimento e comprometimento com a nossa família.
A família natural aponta para a família espiritual; e a família espiritual caminha junto com a família natural.

Se Deus tem planos para a igreja, isso significa que Ele tem os mesmos planos para a nossa família. Se Deus tem promessas para a igreja, isso significa que Ele tem as mesmas promessas para a nossa família. Se Deus tem bênçãos para a igreja, isso significa que Ele tem as mesmas bênçãos para a nossa família. Etc.

Se nos dedicarmos apenas à igreja, nos esquecendo da nossa família, nos tornaremos religiosos. Se nos dedicarmos apenas à nossa família, perderemos a bênção, porque nos esquecemos da igreja. Gideão é um exemplo bíblico desse desiquilíbrio (leia Juízes 6 a 9); pois quando ele abriu mão do chamado de Deus para sua vida, ele comprometeu sua vida e sua família. Por isso que família e igreja devem caminhar juntas, em unidade, comunhão e equilíbrio.

Algo muito sério: Quando alguém abre mão do chamado de Deus para sua vida, na verdade, está comprometendo seu futuro e de toda sua família. Porque igreja e família é uma só revelação.
Alguns cristãos, por abrirem mão do chamado de Deus para suas vidas, têm feito suas famílias passarem por sofrimentos de toda ordem.
Quando negligenciamos nosso envolvimento e comprometimento com a igreja, na verdade, estamos comprometendo nossa vida e nossa família.

Quando Deus fala que está fazendo algo na igreja, é porque Ele está fazendo isso na família. E quando nos correspondemos adequadamente com Deus e Sua Palavra, a igreja e a nossa família são abençoadas.

Quais os princípios e valores que devem reger (governar) minha vida e minha família; e também da igreja? Os princípios e valores do reino de Deus.
Por isso que o Espírito Santo insistentemente nos exorta, nos consola e nos admoesta, a vivermos por modo digno de Deus, que nos chama para o Seu reino e glória. 1 Tessalonicenses 2:11-12

O vínculo da família e da igreja é o mesmo: o amor.
O maior mandamento é amar. Amar o Senhor Deus de todo coração, de toda alma, de todo entendimento e de toda força; e amar o próximo como a si mesmo. Marcos 12.30
Jesus deu a Seus discípulos um mandamento que eles não conheciam: o de amar uns aos outros com o mesmo amor com que Ele os amou. João 13.34
O Senhor manda o marido amar sua esposa com o mesmo amor com que Ele amou a igreja, a ponto de morrer por ela. Efésios 5.25
O Senhor manda que a esposa seja em tudo submissa ao seu marido da mesma maneira que a igreja está sujeita a Ele. Efésios 5.24
Ora, temos, da parte Dele [Deus], este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão. 1 João 4.21

Temos uma aliança de sangue com nosso cônjuge e nossos filhos; e também uma aliança, pelo sangue de Jesus, com Deus e com nossos irmãos.
Estamos aliançados em amor com nosso cônjuge e filhos; devemos também estar aliançados em amor com nossos irmãos em Cristo, pois unidos, de modo inseparável, somos a igreja, o Corpo de Cristo na Terra.

Portanto, a minha família depende da igreja e a igreja depende da minha família; e nesta reciprocidade de dependências não pode haver de minha parte nenhuma desigualdade, mas unidade, comunhão e equilíbrio. E assim, me envolverei e me comprometerei com a igreja da mesma forma que me envolvo e me comprometo com minha família, pois amo minha família e também amo a família de Deus. Tudo que sou e tenho, é exclusivamente pela graça de Deus, e coloco tudo à disposição de minha família e da família de Deus.

Romanos 11.33-36: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na noite do dia 02/08/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!