Um caminho sobremodo excelente.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

1 Coríntios 12.31 a 13.1-13

João 1.12,13: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos(1) de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Romanos 8.14: Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos(2) de Deus.
Romanos 8.19: A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos(2) de Deus.
(1)Filhos recém-nascidos  —  (2)Filhos maduros.

Como que um filho recém-nascido de Deus se torna um filho maduro de Deus?
Obviamente, só há uma maneira: Crescendo e atingido a maturidade.
E como se dá esse crescimento? Dá-se na presença do Pai (intimidade); pelo cuidado do Pai; à medida que suas necessidades espirituais vão sendo supridas.
Quais necessidades espirituais? Orar, meditar a Palavra de Deus, partir o pão, viver em comunhão. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2.42
É sempre bom lembrar que: A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmo 25.14

1 João 3.1: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Somos filhos de Deus.
Não nascemos de Deus para permanecermos bebês espirituais, mas para crescermos em Deus e atingirmos a maturidade espiritual.
O aperfeiçoamento prescrito em Efésios 4.11-16, pelo qual todos os filhos de Deus devem se submeter, é justamente para que deixem de ser meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina.

E Deus, o nosso Pai, nos plantou no Ministério Águia de Cristo para, aqui, nos aperfeiçoar, para crescermos em tudo em Cristo, para atingirmos a maturidade espiritual.
Por isso, não podemos ter nenhuma dúvida de que foi o próprio Deus Quem nos plantou aqui, para crescermos e frutificarmos. Entendo que não há como alguém dar fruto que permaneça sem esta convicção.
Glória a Deus porque não temos nenhuma dúvida de que somos de fato filhos de Deus e de que Ele nos plantou aqui, no ministério Águia de Cristo.

De fato, somos filhos de Deus; consequentemente, devemos viver e andar como tais.
1 Pedro 1.14-16: Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
Agora, como filhos de Deus, não podemos mais permitir que o mundo nos amolde às suas paixões, aos seus princípios, padrões e ao seu estilo de vida, e sim, que o nosso Deus e Pai, pelo Espírito Santo, nos amolde à imagem e semelhança de Seu Filho amado, Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Em nossa última celebração, o Senhor nos aperfeiçoou um pouco mais nos ensinando sobre o falar em línguas e a interpretação das línguas, sobre a profecia e também de como nos comportar no culto.
Hoje, o Senhor quer nos aperfeiçoar um pouco mais, nos mostrando um caminho sobremodo excelente. 1 Coríntios 12.31 a 13.1-13

Será que para um crente é suficiente falar as línguas dos homens e dos anjos, profetizar, conhecer todos os mistérios e toda a ciência, ter fé para transportar montes, distribuir seus bens entre os pobres, e ainda ser queimado vivo por pregar o Evangelho? Não! Não é suficiente. Porque tudo isso, sem amor, não terá proveito nenhum e valor nenhum. O principal, em tudo na vida, é o amor.

Como filhos e servos que somos, o Senhor tem assim nos guiado: Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação; para que todos aprendam e todos sejam edificados, consolados e exortados.
Por mais maravilhoso e espetacular que tudo isso aconteça em nossos cultos e células, se não tiver o amor de Deus, de nada nos valerá e proveito algum terá.

A palavra grega usada nos Evangelhos que defini o amor de Deus é ágape.
Ágape é o amor de Deus; o amor genuíno, puro e santo; o amor incondicional e sacrificial; o amor que age; que se entrega plenamente; que sempre dá e serve sem, contudo, exigir nada em troca; que ama até as últimas consequências.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu … o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Marcos 10.45
Com este amor é que temos que amar todas as pessoas do mundo, inclusive nossos inimigos, e também aquelas que ainda estão mortas em seus pecados e delitos, que são bilhões.

O apóstolo Paulo elogia a igreja de Corinto pelos dons, mas a censura por não praticar o amor de Deus. Não praticar o amor de Deus era o maior problema da igreja de Corinto.
Imagine uma igreja que não tem falta de nenhum dos dons espirituais, mas que seus membros não se amam como Jesus lhes amou.
Era uma igreja cheia de carismas, mas sem o caráter de Cristo. Foi por isso que o apóstolo Paulo escreveu sobre o amor aos irmãos de Corinto, porque eles não praticavam o amor de Deus, eles não obedeciam ao mandamento do Senhor:
João 15.12,17: O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

Os crentes de Corinto não eram espirituais, mas carnais e egoístas, isto é, movidos pelas próprias emoções. 1 Coríntios 3.1
Por não amarem, quais eram os principais problemas que havia entre os irmãos da igreja de Corinto? Divisões e partidos; contendas; imoralidade; dúvidas quanto ao ministério de Paulo; litígios; devassidão; adultério; idolatria; discriminações; excessos na ceia; abusos no uso dons; desordem nos cultos; etc.

O amor de Deus e o fruto do Espírito são superiores a qualquer dos dons.
Nenhuma reunião terá proveito se não tiver o amor de Deus e o fruto do Espírito.
Falar em línguas, sem amor, é apenas fazer barulho como fazem os bronzes (sinos) e os címbalos (pratos). 1 Coríntios 13.1
Profetizar, conhecer todos os mistérios e toda a ciência, ter fé para transportar montes, sem amor, é ser nada. 1 Coríntios 13.2
Distribuir todos os bens entre os pobres e sacrificar o próprio corpo pelo Evangelho, sem amor, é ganhar nada. 1 Coríntios 13.3

Conforme 1 Coríntios 13.4-7, concluímos que os irmãos da igreja de Corinto eram impacientes, maldosos, ciumentos, arrogantes, orgulhosos, soberbos, inconvenientes, egoístas, enfurecidos, ressentidos, injustos e mentirosos; eles não sofriam, não criam, não esperavam, não suportavam.
Eles eram assim porque não tinham o amor de Deus. Consequentemente, todos os dons de nada aproveitavam, pois não edificavam ninguém.

Talvez alguém esteja pensando: Essa igreja não é de Deus. Será? Sim, ela é de Deus.
Veja como o apóstolo Paulo inicia sua primeira carta à igreja de Corinto:
Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1.1-3

Assim como os irmãos da igreja de Corinto, nós também podemos estar falhando no propósito de Deus e no cumprimento da missão por não amarmos todas as pessoas como o Senhor ama, com o amor de Deus.
Qual foi o remédio de Deus para todos os males da igreja de Corinto? O Seu amor. Amar como Ele ama.
1 João 3.18: Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.
Amar de fato e de verdade é amar com o amor ágape, com o amor de Deus.
O caminho sobremodo excelente é o amor.
É o amor que nos leva à maturidade espiritual.
Amar é um mandamento. Amar é o maior de todos os mandamentos.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 21/04/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!