Quem são os vencedores?

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Tema: Quem são os vencedores?
Apocalipse 2:7,11,17,26; 3:5,12,21; 21:7


1 Coríntios 9:16: Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!
2 Coríntios 11:28: Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.

  • Os versículos acima nos revelam que pesava sobre o apóstolo Paulo a obrigação de anunciar o Evangelho e a preocupação diária com todas as igrejas.
  • Assim também sobre nós pesa obrigações para com o nosso Senhor e zelo pela Sua igreja e obra.
  • “Peso” aqui não significa um fardo pesado e penoso que somos obrigados a carregar, mas encargos (responsabilidades; incumbências) que nos foram confiados pelo nosso Senhor para a edificação da igreja.
  • Obviamente, devemos ser firmes, inabaláveis e perseverantes para cumprirmos de todo o coração tais encargos, sempre com amor, , alegria, comprometimento, fidelidade e disposição, sabendo que é a Cristo, o Senhor, que estamos servindo, e não a homens. Colossenses 3:23,24
  • E não temos que nos gloriar quando cumprimos tais encargos, pois toda glória e todo mérito não são nossos, mas do Senhor, nosso Deus e Pai.
  • O que o Senhor confiou a você?
    Foi um ministério, por exemplo, o pastoral? Foi uma liderança? Foi um encargo no ministério infantil? Foi um encargo no ministério da juventude? Foi um encargo no ministério da música e som? Foi um encargo no ministério da mídia? Foi um encargo na diaconia? Foi o encargo de ser anfitrião de célula? Etc.
  • Você sente sobre sua vida o peso dos encargos que o Senhor lhe confiou?
    Se realmente sente, então, você pode dizer como o apóstolo Paulo dizia: Ai de mim se não cumprir os encargos que o Senhor me confiou!
    Agora, se não sente, então, o que está faltando a você é , amor, perseverança, revelação, temor de Deus, discernimento, comprometimento, fidelidade, disposição etc.
    Tais faltas fazem com que não levemos Deus e Sua obra a sério; fazem com que tratemos com leviandade os encargos que Deus nos confiou.
    Tais faltas nos fazem irresponsáveis, relaxados, negligentes, levianos e infrutíferos no reino de Deus.
  • Meus irmãos amados, jamais façamos a obra do Senhor de maneira relaxada, independentemente do encargo que o Senhor nos confiou, porque está escrito: Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Jeremias 48:10a
  • Todos nós que fomos salvos por Jesus pertencemos a Deus. Somos propriedade exclusiva de Deus. 1 Pedro 2:9
  • E sabemos que quem edifica a igreja é o próprio Senhor. Mateus 16:18
  • Mas Ele nos escolheu para cooperarmos com Ele na edificação da igreja, que é o maior projeto de todo o Universo.
    1 Coríntios 3:9: Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
  • Portanto, somos cooperadores de Deus na edificação da igreja.
  • Ou seja, somos companheiros de trabalho no edifício de Deus; nunca trabalhamos separados, mas sempre juntos, nos campos arados da lavoura de Deus.
  • Assim sendo, temos de prestar contas a Deus dos encargos que Ele nos confiou.
    …todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. Hebreus 4:13b
  • É um erro acreditarmos que pelo fato de sermos cristãos somos indestrutíveis, que jamais sofreremos, que jamais seremos afligidos.
  • Quem assim crê, geralmente, quando se depara com sofrimentos, angústias e aflições, na esperança de que eles desaparecerão de sua vida como um passe de mágica, diz com veemência versículos e jargões evangélicos; por exemplo: O sangue de Jesus tem poder. Eu não aceito isso em minha vida. Está amarrado, em nome de Jesus. Eu determino. Sou filho do Rei. Tudo posso Naquele que me fortalece. Maior Aquele que está em mim, do que aquele que está no mundo. Sou mais que vencedor. Etc.
  • E por falar em “mais que vencedor”, quem são os “mais que vencedores” em todas as coisas? Quem são os vencedores? A resposta é: Os que ouvem a Palavra de Deus.
  • Então, todos os que ouvem a Palavra de Deus são vencedores? NÃO. Mas por quê?
  • Porque ouvir a Palavra de Deus significa obedecer ao que ouviu de Deus. Ou seja, quem não obedece a Palavra de Deus é porque não tem ouvidos para Deus.
  • Quem diz que ouve a Deus, mas não obedece ao que Ele fala, na verdade, é porque não tem ouvidos para Ele, não crê Nele e não tem temor Dele.
  • Quem ouve a Deus e obedece ao que Ele fala é porque tem ouvidos para Ele, crê Nele e tem temor Dele.
  • Jesus disse às sete igrejas da Ásia: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 2:7,11,17,29; 3:6,13,22
  • Os que tiveram ouvidos ao que o Espírito disse às igrejas da Ásia, obedeceram ao que Jesus mandou. Já os que não tiveram ouvidos para o Espírito, não obedeceram.
  • Aqueles que obedeceram, Jesus chamou de vencedores, e cumpriu em suas vidas o que lhes havia prometido; por exemplo, aos vencedores da igreja em Laodiceia, Jesus prometeu e cumpriu a seguinte promessa: Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Apocalipse 3:21
  • Meus amados irmãos, o que importa é ouvir o Senhor; e ouvir o Senhor implica em obedecê-Lo.
  • Se digo que ouço a Deus, mas não O obedeço, na verdade, não estou tendo ouvidos para Ele. Estou enganando a mim mesmo.
  • Ora, se não tenho ouvidos para Deus, para quem então eu tenho? Ou para sua alma, para o mundo ou para o diabo.
  • Por que muitos não frutificam, a cem, a sessenta e a trinta por um? Porque não obedecem a Deus e não perseveram.
  • E por que não obedecem a Deus e não perseveram? Porque não têm ouvidos para o Espírito de Deus, logo, não ouvem o que o Espírito de Deus diz à igreja; porque ainda não morreram para o mundo, e também o mundo ainda não morreu para eles; etc.
  • Marcos inicia assim a parábola do semeador: Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. Marcos 4:3
  • O verbo ouvi está no modo imperativo, ou seja, Jesus deseja que Seus ouvintes realizem uma ação. Que ação é essa? Que ouçam, que escutem, que prestem muita atenção no que Ele irá ensinar.
  • Mateus, Marcos e Lucas finalizam assim a parábola do semeador: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Marcos 4:9 (Mateus 13:9; Lucas 8:8)
  • Quem não tem ouvidos para o Senhor não aprende ao que Ele ensina, e também não obedece ao que Ele manda.
  • Os discípulos de Jesus e a numerosa multidão ouviram a parábola do semeador, mas foi aos Seus discípulos que Jesus explicou o significado desta parábola.
  • Não é errado afirmar que a ênfase da parábola do semeador é “ouvir o Senhor”; é “ter ouvidos para o Senhor”. Deus fala aos homens. Lucas 8:8;12-15
  • Deus semeia Sua Palavra em nossos corações para que frutifiquemos com perseverança para o reino de Deus.
  • E para que frutifiquemos com perseverança para o reino de Deus é necessário que ouçamos o Senhor de bom e reto coração e retenhamos a Sua Palavra. Lucas 8:15
  • “Reter a Palavra de Deus” significa: Ouvi-La e entesourá-La em nossos corações; ouvi-La e corrigir os nossos erros, o nosso comportamento e a rota da nossa vida; etc.
    É assim que produzimos frutos a cem, a sessenta e a trinta por um: ouvindo o Senhor, e examinando, e corrigindo, à luz de Sua Palavra, o curso e o progresso da nossa vida cristã.
  • Você tem retido a Palavra do Senhor? Após ouvi-La, você a entesoura em seu coração e corrige seus erros, seu comportamento e a rota da sua vida cristã?
  • Ou será que o diabo tem arrebatado do seu coração a Palavra de Deus?
  • Ou será que você tem recebido a Palavra do Senhor com alegria assim que A ouve, mas crê apenas por um tempo e, na hora da provação, se desvia Dela?
  • Ou será que você tem sido sufocado com os cuidados, riquezas e deleites da vida, a ponto dos seus frutos não amadurecerem?
  • Hoje, sinceramente, qual das situações acima expressa a realidade espiritual da sua vida cristã?
  • Se você tem corrigido seus erros, seu comportamento e a rota da sua vida cristã à luz da Palavra que tem ouvido do Senhor, então responda:
  • Como está o seu casamento? Como está o seu relacionamento conjugal e familiar? Como está a sua vida espiritual, ministerial e sentimental? Como está o seu relacionamento com os irmãos, com os seus parentes e demais pessoas? Como está a sua mente? Diariamente, pesa sobre você os encargos que o Senhor lhe confiou? Você ama o próximo como Deus ama você? Você perdoa as pessoas como Deus perdoa você? Você é manso e humilde como o Senhor Jesus é?
  • Meus amados irmãos, quando o Senhor nos fala sobre discipulado, aperfeiçoamento dos santos, santidade, crescimento e maturidade espiritual, é porque todos nós, sem exceção, até o nosso último suspiro de vida nesse mundo, estamos sendo discipulados, aperfeiçoados e santificados pelo Senhor.
  • Por isso, quando o Senhor nos fala, é para nos discipular, nos aperfeiçoar e nos santificar.
  • Ele nos fala para nos corrigir: corrigir os nossos erros, o nosso comportamento (sentimentos, pensamentos, palavras, atitudes), a rota da nossa vida cristã. Ele nos fala para que a nossa mente seja renovada pela Sua Palavra. Etc.
  • Mas para isso, por fé, amor e temor, é necessário que nos prostremos aos pés do Senhor para ouvi-Lo.
  • Só assim é que somos por Ele discipulados, aperfeiçoados e santificados, para que pareçamos cada mais com Ele e desempenhemos o nosso serviço na edificação da igreja.
  • Cursos e seminários são sempre bons e bem-vindos. Mas não é através deles que somos discipulados, aperfeiçoados e santificados pelo Senhor, mas através de uma vida diária em união com Ele e com os irmãos.
  • Você entende que precisa ser, constantemente, discipulado, aperfeiçoado e santificado pelo Senhor?
  • Você entende que quando o Senhor fala, Ele sempre espera de você uma resposta e uma ação correspondente?
  • Se realmente ouvimos e retemos o que Senhor nos falou hoje, e o que Ele até aqui tem nos falado, então, este lugar será pequeno para os frutos que produziremos para o reino do nosso Senhor, Deus e Pai.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE        YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK        TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!