Graça que não é inútil.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

24 de janeiro de 2021
O tema da mensagem de hoje é: Graça que não é inútil (vã).
Abaixo estão os links dos nossos canais para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

1 Coríntios 15.10: Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã (inútil); antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Cremos que o eterno propósito de Deus é formar Cristo em nós, para sermos conformes à imagem de Seu Filho (Gálatas 4.19; Romanos 8.29).
Obviamente que o centro do eterno propósito de Deus é o próprio Cristo.
Aliás, Cristo é o centro de toda a atenção e propósito do Pai, pois Sua vontade é fazer convergir em Seu Filho todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. Efésios 1.9,10

Também cremos que Jesus voltará para buscar a Sua Igreja, que é formada não por simpatizantes do Evangelho e meros frequentadores de cultos, mas pelos Seus discípulos.
Se, de fato, o Espírito de Deus habita em nós, então, estamos no Espírito, não na carne. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele. Romanos 8.9
Nós somos discípulos de Jesus Cristo, e o Espírito Santo está trabalhando em nossas vidas para formar Cristo em nós, para nos tornarmos semelhantes a Ele e imitá-Lo. Gálatas 4.19; 1 Coríntios 11.1
Cristo é formado na vida daqueles que têm o Espírito de Deus.

Cristo começa e ser formado na vida daqueles que são Dele a partir do momento que passam a fazer renúncias em suas vidas para, incondicionalmente, segui-Lo e servi-Lo.
Irmãos, sem renúncia não há como sermos discípulos de Jesus e semelhantes a Ele.
Por isso que uma das primeiras marcas de um discípulo que está se tornando semelhante a Jesus é a renúncia.
Começamos a nos tornar semelhantes a Jesus quando passamos a fazer renúncias em nossas vidas. Jesus renunciou tudo para fazer a vontade do Pai; nós também temos que renunciar tudo para ser discípulo de Jesus e fazer a vontade do Pai.

Jesus renunciou tudo:
Filipenses 2.5-8: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus [pois Ele, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus]; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Nós também devemos renunciar tudo:
Mateus 16.24: Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
Lucas 14.26,27: Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. Da mesma forma, todo aquele que não carrega a sua própria cruz e segue após mim não pode ser meu discípulo. Bíblia King James
Lucas 14.33: Assim, portanto, todo aquele dentre vós que não renunciar a tudo quanto de mais estimado possui não pode ser meu discípulo. Bíblia King James

Penso que as primeiras renúncias que geralmente um novo convertido faz são aquelas relacionadas às atividades da igreja local onde o Senhor o colocou; no nosso caso, basicamente, são as seguintes: cultuar a Deus todos os domingos; comparecer na célula todas as semanas; fazer os cursos preparatórios do ministério; cooperar e ajudar em eventos e mutirões; etc. No mínimo, é isso que o Senhor espera de um novo convertido.

E quanto a mim, que não sou neófito (novo convertido), que estou na igreja há muitos anos, que não consigo sequer fazer renúncias em minha vida para: cultuar a Deus todos os domingos com meus irmãos; comparecer na célula todas as semanas; fazer os cursos preparatórios do ministério; cooperar e ajudar em eventos e mutirões; o que o Jesus pode esperar de mim? O de sempre: desculpas e mais desculpas. A mais usada é: Deus conhece o meu coração.

Cristo começou a ser formado, por exemplo, em Pedro, André, Tiago e João, quando estes ouviram o chamado de Jesus e O atenderam prontamente, seguindo após Ele.
Pedro e André, renunciaram as redes; Tiago e João, o barco, as redes e o próprio pai. A resposta deles ao chamado de Jesus foi “SIM”. Mateus 4.18-22
É verdade que eles ainda tinham que fazer mais renúncias em suas vidas; mas o primeiro passo eles já tinham dado. E que passo!
Sem renúncia não há como seguir após Jesus para por Ele ser discipulado e se tornar semelhante a Ele.
Se estes homens não tivessem atendido ao chamado de Jesus e renunciado tudo quanto tinham, nunca teríamos ouvido falar deles.

Mais uma vez o Espírito de Deus está nos falando sobre o eterno propósito de Deus, que é formar Cristo em nós. Por isso, Ele quer que façamos as seguintes perguntas a nós mesmo, e também que sejamos honestos em nossas respostas:
Quanto de Cristo há em mim? Quanto de Cristo há em minha vida conjugal? Quanto de Cristo há em minha vida familiar?  Quanto de Cristo há em minha vida profissional? Quanto de Cristo há no relacionamento com meus irmãos? Quanto de Cristo há em meus sonhos, planos e projetos?
Cristo é o centro do nosso chamado. Logo, nossas respostas a estas perguntas podem nos ajudar a nos conscientizarmos o quanto temos atendido prontamente ao chamado que Jesus nos fez.

O apóstolo Paulo se humilhava, pois se considerava o menor dos apóstolos. Ele não se considerava digno sequer de ser chamado apóstolo, porque perseguiu a igreja de Deus; mas, pela graça de Deus, ele disse que era o que era, apóstolo de Jesus. 1 Coríntios 15.9,10
Nós também precisamos entender muito bem que não somos merecedores e dignos de nada; mas, pela graça de Deus, somos o que somos: eu pastor, você líder, você diácono, você obreiro, você anfitrião de célula, etc.
Se pela graça de Deus, somos o que somos; logo, a graça de Deus não pode se tornar inútil em nós.

Para que a graça de Deus não se torne inútil em nós; primeiro: não podemos considerá-la algo insignificante e sem valor em nossas vidas; segundo: precisamos saber que ela nos coloca sob uma grande e sublime responsabilidade e nos leva a trabalhar incansavelmente para servir unicamente a Cristo, nosso Senhor, que nos salvou.
Quando a graça de Deus não é inútil em nós, não somos nós quem trabalhamos, mas a graça de Deus em nós.

O nosso trabalho (missão) é fazer discípulos de todas as nações; batizá-los em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; e ensiná-los a guardar todas as coisas que Jesus nos ordenou. Mateus 28.19,20
Jesus é o centro de tudo, inclusive do nosso chamado e da nossa missão.

Onde está a graça de Deus? Em cada um daqueles que pertencem a Cristo. E se pertencemos a Cristo, o Espírito de Deus habita em nós, e se o Espírito de Deus habita em nós, não estamos na carne, mas no Espírito. 1 Coríntios 15.10; Romanos 8.9

A graça de Deus na verdade, sempre busca o pobre e perdido pecador para salvá-lo.
Se isto não está acontecendo é porque a graça de Deus tem se tornado inútil na vida de muitos crentes; não por causa de Deus e de Sua graça, mas por causa daqueles que apenas ouvem a Palavra, mas não A praticam.
Nada acontecerá e nenhuma experiência sobrenatural vivenciaremos, se a graça de Deus em nós se tornar inútil.

Porque o Senhor nos ama tanto é que Ele nos exorta desta maneira.
O Senhor jamais desistirá de nós. Ele não esqueceu que um dia nos chamou e nos escolheu.
Ele também não se esqueceu dos bilhões de pecadores que ainda não foram alcançados por Sua graça em nós.
Quando fazemos renúncias e mais renúncias em nossas vidas, e cumprimos cabalmente o nosso chamado (ministério), nos tornamos cada vez mais parecidos com Jesus, e a graça de Deus em nós alcança e salva os pecadores perdidos.
Nossa missão se resume em três ações básicas: Alcançar – Discipular – Enviar.
E os nossos corações têm que arder pela missão.

O Senhor sempre nos exorta a ouvir e praticar a Sua Palavra. Tiago 1.22
Vamos então, todos os dias de nossas vidas, praticar o que o Senhor tem nos falado, nos ensinado e nos ordenado.
Vamos então, todos os dias, cumprir cabalmente o nosso chamado, fazendo renúncias em nossas vidas, para que a graça de Deus que está em nós alcance os pecadores que ainda estão perdidos; porque nós, graças a Jesus, já fomos alcançados e salvos.

Se a graça de Deus em nós alcançar pelo menos um pecador perdido no primeiro semestre deste ano, no segundo semestre não teremos apenas 5 células, mas sim, 10 células.
Irmãos, é a graça de Deus em nós que fará com que haja multiplicação de células, de líderes, de anfitriões, de supervisores, de congregações, de pastores, de diáconos, de obreiros, de ministério infantil, de ministério de louvor, de ministério de jovens, de cursos, enfim, multiplicação de tudo.

Algo que também precisamos entender muito bem é que o Senhor não nos desafia a cumprirmos a missão, Ele nos manda cumpri-la; pois não se trata de um desafio que o Senhor nos impõe, mas sim, de obedecê-Lo em tudo.
Por isso, não tornemos inútil a graça de Deus que nos foi concedida; antes, renunciemos tudo na vida para cumprirmos cabalmente o chamado que o Senhor nos fez.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!