Vamos fazer discípulos.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

23/05/2021
Tema da mensagem de hoje: Vamos fazer discípulos.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

1 Coríntios 9.23: Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.

O Espírito Santo tem nos doutrinado e nos ensinado muitas coisas através dos nossos líderes espirituais. E a respeito dos nossos líderes espirituais, em Hebreus 13.17, por exemplo, o Senhor nos manda obedecê-los e ser submissos a eles, pois o trabalho deles é cuidar de nós; e o próprio Deus os julgará quanto a este cuidado, não nós. Se não obedecermos e não nos submetermos a eles com discernimento, amor, alegria, honra e respeito, não deixarão de cuidar de nós, mas farão isso gemendo e não com alegria; consequentemente, todo ensino e cuidado deles para conosco de nada nos aproveitará, e nos tornaremos crentes carnais (1 Coríntios 3.1) e não alcançaremos a maturidade espiritual (Efésios 4.11-14).
Geralmente, os desobedientes e insubmissos se desligam de seus líderes e do ministério.

Toda doutrina e ensino para a igreja encontram-se em um único lugar: na Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus por Ele inspirada. 2 Timóteo 3.16,17
Para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra, ele precisa de ensino, repreensão, correção e educação na justiça, que vêm de um único lugar: da Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus por Ele inspirada.
Somos de Deus? Sim! Então, precisamos de ensino, repreensão, correção e educação na justiça, que vêm de Deus através de Sua Palavra, que é a Bíblia Sagrada, por Ele inspirada.

O Senhor, nosso Deus e Pai, através de Sua Palavra:
Nos ensina a sã doutrina e temas como: Trindade (Deus Pai – Deus Filho – Deus Espírito Santo); criação; anjos; homem; pecado; graça; cruz; perdão; obediência; renúncia; salvação; santificação; justificação; igreja; a volta de Jesus; etc.
Nos repreende quando erramos e praticamos coisas que Lhe desagradam: Efésios 4.28a: Aquele que furtava não furte mais…
Nos corrige de tais erros: Efésios 4.28b: …antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom…
Nos educa na justiça, em Sua justiça, não na do homem, que é trapo de imundícia (Isaías 64.6).

Tenho por costume fazer um autoexame, não apenas no dia da Ceia do Senhor (1 Coríntios 11.28). E uma das coisas que faço para auto examinar-me é reler os esboços de pregações anteriores. Por exemplo:
Domingo passado, o Senhor nos lembrou de que somos propriedade exclusiva Dele; e também nos perguntou: Como temos tratado o Espírito Santo?
No dia 24/01/2021, o tema foi “Graça que não é inútil”. Naquela ocasião, o Senhor nos disse que a graça Dele em nós sempre busca o pobre e perdido pecador para salvá-lo; e se isto não estava acontecendo é porque a graça Dele tinha se tornado inútil em nossas vidas; não por causa Dele e de Sua graça, mas por nossa causa, que ouvimos Sua Palavra, mas não A praticamos.

Após reler os esboços, faço a mim mesmo algumas perguntas:
Como está a minha vida hoje, após ter ouvido essas pregações e relido seus esboços? Aprendi as doutrinas e os ensinos do Senhor? Deixei de praticar as coisas que O desagradam? Corrigi os erros que Ele disse que eu cometo? Estou educado na justiça Dele e não na minha?

Hoje, como está a nossa vida após ouvirmos tudo o que o Senhor até aqui já nos ensinou e nos doutrinou?
Podemos afirmar que somos cônjuges segundo o coração de Deus? Pais e mães, segundo o coração de Deus? Filhos, segundo o coração de Deus? Irmãos, segundo o coração de Deus? Parentes, amigos, vizinhos, empregados, patrões, discípulos, servos, ministros, sacerdotes, pastores, líderes, liderados, anfitriões de célula, segundo o coração de Deus; etc.?
Resumidamente, uma pessoa segundo o coração de Deus é aquela que faz toda a vontade de Deus; são estas pessoas que o Senhor busca e deseja achar. 1 Samuel 13.14; Atos 13.22

Hoje, temos cumprido cabalmente nosso chamado e ministério? Temos cumprido a missão e feito discípulos para o nosso Dono (Senhor)?

Perguntas e afirmações nominais impactam e abalam muito mais do que quando feitas coletivamente. Por exemplo: Vai e não peques mais (a mulher adúltera: João 8.11); Só uma coisa te falta (o jovem rico: Marcos 10.21); Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? (Simão Pedro: João 21.15-17).

Sugiro que em seus devocionais façam a si mesmos essas perguntas, e que sejam sinceros e honestos em suas respostas. Não se deixem enganar pelo orgulho e pela justiça própria. Se estiverem errados e em pecados, reconheçam e admitam; é partir daí que a cura e a libertação começam. É a verdade que liberta, não a mentira e o engano. E a verdade é Jesus, nosso Dono (Senhor) e Salvador. João 8.36; 14.6

A missão de fazer discípulos de todas as nações é de cada um de nós. E fazer discípulos é tarefa árdua que exige renúncias, dedicação, tempo e, obviamente, amor (ágape – sacrificial) pelo pecador perdido.
É claro que é preciso ser discípulo de Jesus para fazer novos discípulos para Ele. Lembram-se da pergunta: Somos discípulos segundo o coração de Deus?
Deixe-me esclarecer algo: não é errado convidar pessoas para estarem nas células e nas celebrações aos domingos, mas isso não é fazer discípulos.
Como fazemos discípulos de todas as nações? Da maneira que Jesus mandou: batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.19,20
Quem ensinará, em princípio, os novos discípulos? Não é o líder de célula; e também não é o supervisor de células ou pastor; mas os discípulos que os alcançaram.
Se você alcançar um pecador perdido, então, você será o elo entre a igreja e este pecador; e você que irá discipulado como Jesus ordenou. O material que utilizamos atualmente para este fim é a “Apostila de Discipulado”. Se você ainda não possui esta apostila, procure adquiri-la na livraria do ministério.

Mas pastor, eu não tenho tempo para fazer discípulos, pois tenho muitos afazeres e minha vida é muito corrida. Então, você não pode ser discípulo de Jesus. Lucas 14.26,27,33
Mas pastor, eu estou com uns problemas em minha casa e, no momento, não posso fazer discípulos. Você está esperando o que para resolver esses problemas e ter um lar abençoado e fazer a obra de Deus? 1 Timóteo 3.4,5
Pastor, eu sei que a célula é uma bênção, mas eu não consigo participar. O que tem impedido você de participar de uma célula? Atos 2.42
Como alguém pode servir a Deus vivendo dessas maneiras? Na verdade, não pode. Porque só farão algo para o Senhor quando tiverem tempo e se lhes for conveniente.

1 Coríntios 9.23: Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
Isso foi verdade na vida do apóstolo Paulo; e tem que ser na nossa também.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!