Filhos da obediência.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

29 de novembro de 2020
Filhos da obediência” é o tema da mensagem de hoje.
Clique nos links dos nossos canais abaixo para acessar o vídeo desta ministração.
Facebook – YouTube

Vamos ler 1 Pedro 1.13-21.

O apóstolo Pedro inicia o versículo 13 com a conjunção “por isso”, o que significa que ele dará início a uma série de exortações com base naquilo que escreveu anteriormente.
Vamos ler e meditar o que ele escreveu anteriormente, em 1 Pedro 1.1-12, para fundamentar suas exortações quanto ao ter e viver uma vida santa e também ao andar como filhos da obediência.

Somos assim exortados:

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 1 Pedro 1.13

  • cingindo o vosso entendimento:
    • O verbo cingir está no gerúndio “cingindo”. Esta forma nominal do verbo indica uma ação contínua (constante; que não cessa; ininterrupta;). O que significa que temos que cingir o nosso entendimento continuamente, constantemente, sem cessar.
    • Cingir significa: cercar para proteger; estar preparado, pronto para ação.
    • O nosso entendimento é toda a revelação que até aqui já recebemos pelo Espírito Santo acerca do Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Salvador. Nossa vida tem sido transformada, pois nossa mente tem sido renovada pelo Evangelho de Jesus Cristo, que é o Evangelho da graça e verdade.
    • Cingir o nosso entendimento significa preservá-lo, protegê-lo e nele perseverar, para sempre estarmos prontos e preparados para agir contra os ataques do inimigo.
    • Estamos no mundo, mas não somos do mundo. O mundo é hostil, inimigo de Deus, contrário a Deus e perseguidor da igreja.
    • Se cingirmos assim o nosso entendimento, não entraremos em pânico e não haverá distração que nos desvie do nosso chamado, da nossa jornada com Cristo e da nossa vida de santidade e obediência a Deus.
  • sede sóbrios:
    • O cristão não deve ser desequilibrado; por isso, somos exortados a sermos sóbrios.
    • Ser sóbrio significa ter autocontrole, que é o contrário de histeria.
    • O cristão sóbrio é equilibrado e estável.
  • esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo:
    • A graça do Senhor nos alcançou. Pela graça somos salvos, mediante a fé. Efésios 2.5,8
    • Nas tempestades e tribulações da vida, é na graça do Senhor que devemos esperar inteiramente. Inteiramente significa por inteiro, completamente, totalmente. Se não é por inteiro é parcial; isto é, apenas uma parte de nossa vida, que geralmente é a que mais nos convêm.
    • Aguardamos a vinda de nosso Senhor e Salvador; amamos a volta de Jesus (2 Timóteo 4.8). 
    • Não sabemos nada a respeito do futuro, apenas o que o Espírito nos revela pela Palavra de Deus. A única certeza que temos do futuro é que Jesus voltará para nos buscar para com Ele morarmos para toda a eternidade.
    • Ah se não fosse a graça de Deus! É por ela que esperamos Jesus e nos preparamos para esse dia glorioso, nos livrando, dia após dia, dos laços que nos impedem de obedecer à vontade de Deus e cumprirmos cabalmente (completamente como deve ser)  o nosso chamado.

Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1.14-16

  • não vos amoldeis:
    • Como filhos da obediência, devemos seguir o exemplo de obediência de Jesus, o Filho o Deus.
    • Quando éramos ignorantes quanto ao conhecimento de Deus e do Evangelho da graça e verdade, nos amoldávamos ao mundo e às suas paixões.
    • Mas fomos iluminados pelo Espírito Santo para nos tornarmos santos em todo o nosso proceder, não apenas em alguns.
  • pelo contrário:
    • Agora, ao invés de imitarmos o mundo ímpio com suas paixões e modismos, nossa vida deve reproduzir o caráter santo Daquele que nos chamou, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
  • tornai-vos santos; sede santos:
    • Somos exortados a sermos santos, porque o nosso Deus é santo. Levíticos 11.44,45; 19.2).
    • Ser santo não é tornar-se uma pessoa sem falhas e sem pecado algum. Santo significa “separado para Deus” para o Seu propósito. Deus nos escolheu, nos chamou e nos separou para Ele.
    • Deus nos separou para Ele da vida de pecado e do contexto mundano no qual vivíamos.
    • Não somos melhores do que ninguém; somos agora outras pessoas, diferentes daquelas que éramos antes de Deus nos separar, pois nos tornamos novas criaturas em Cristo Jesus; deixamos de ser do mundo para sermos santos; deixamos de ser cidadãos do mundo para sermos cidadãos do céu; deixamos de pertencer a nós mesmos e ao mundo para pertencermos exclusivamente a Deus. 2 Coríntios 5.17; 1 Pedro 2.9
    • Não há como sermos santos por nós mesmos, pois somos pecadores. Todo mérito em sermos santos e andar em santidade é de Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Salvador.
    • Somos santos (separados) para os propósitos de Deus em Cristo Jesus; foi para isso que Ele nos salvou e nos separou.
    • Não somos santos na concepção do mundo e nem para o mundo; somos santos na concepção de Deus e para Deus. Por isso, os santos precisam ter plena consciência de que o mundo os odeia; não somente a eles, mas também a Jesus e o Pai que O enviou.
      • João 15: 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 23 Quem me odeia odeia também a meu Pai.
      • 1 João 3.13: Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia.
    • Mas foi exatamente para este mundo que O odeia que, por amor, Deus enviou Jesus para salvá-lo. Deus amou o mundo que O odiava, e decidiu salvá-lo a todo custo, o que fez através de Jesus, Seu Filho amado.
      • João 3: 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
    • Temos que nos tornar santos porque somos pecadores. O Espírito Santo trabalha em nossas vidas para nos tornar santos e formar Cristo em nós; para formar em nós o caráter de Cristo. Gálatas 4.19
    • O Pai nos santifica pela Sua Palavra, que é a verdade. João 17.17
    • O Espírito nos guia a toda verdade, a toda a realidade em Cristo, para nos tornar semelhantes ao Filho de Deus.
      • E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! Gálatas 4.6
        • Os filhos de Deus são aqueles que recebem Jesus em suas vidas como único e suficiente Senhor e Salvador. João 1.12; Efésios 3.26,27

Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus. 1 Pedro 1:17-21

  • portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação:
    • Somos exortados a nos portar com temor, temor do Pai, durante a nossa estadia neste mundo; porque o nosso lar não é aqui, mas no céu; portanto, devemos nos comportar como cidadãos do céu.
    • Basicamente, temor é reverenciar e respeitar a Deus por reconhecer profundamente quem Ele é.
  • sabendo que:
    • É imprescindível sabermos: que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!