A vinda do Filho do Homem | Lucas 17:20-37

COMPARTILHE esta MENSAGEM

A vinda do Filho do Homem | Lucas 17:20-37


Meus amados irmãos, até que Jesus volte, temos que obedecer todas as coisas que Ele nos ordenou.
Mateus 28:18-20
A vinda de Jesus é certa; e é sobre Sua vinda que Ele quer nos falar hoje.

Por várias vezes Jesus referiu-se a Si mesmo como o Filho do Homem, título messiânico baseado em Daniel 7:13,14.
Assim como o Senhor fez com Seus discípulos, como vimos em Lucas 17:20-27, Ele também mais uma vez nos alerta e nos ensina acerca de Sua vinda.

O dia da vinda do Filho do Homem será evidente para todos, pois haverá grande demonstração da glória celestial. porque assim como o relâmpago, fuzilando, brilha de uma à outra extremidade do céu, assim será, no seu dia, o Filho do Homem.
Mas o Senhor alerta Seus discípulos que, primeiro, Ele padeceria muitas coisas e seria rejeitado por aquela geração. Lucas 17:25
Em seguida, o nosso Senhor compara o dia de Sua vinda com os dias de Noé e com os dias de Ló.

No dia em que o Filho do Homem voltar, assim como foi nos dias de Noé e de Ló, as pessoas também estarão trabalhando, comendo, bebendo, casando, comprando, vendendo, plantando e edificando.
Tais coisas não são erradas, pois são atividades normais, legítimas e humanas.
Se tais coisas não são erradas, por que então a geração de Noé e os habitantes de Sodoma pereceram?
Porque os homens, em tudo que faziam, não pensavam em Deus e não tinham tempo para Ele, pois viviam somente para si mesmos.
E todos que assim viviam foram destruídos, quando o Senhor fechou a porta da arca e enviou o dilúvio; e quando fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma.
Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. Lucas 17:30
Quando Cristo vier, quem não estiver Nele, perecerá.

Quem pensa e busca as coisas aqui da terra, e não pensa e não busca as coisas lá do alto, onde Cristo vive, está pondo sua vida em grande perigo.
Aqueles que estiverem concentrados em si mesmos, em seus interesses, negócios e prazeres, serão destruídos.
Aqueles que não estiverem em Cristo serão destruídos.
Por isso que o Senhor nos alerta: Lembrai-vos da mulher de Ló. Lucas 17:32

Para sua edificação, leia também a mensagem do dia 18/08/2019, que foi: Lembrai-vos da mulher de Ló.
https://aguiadecristo.org.br/lembrai-vos-da-mulher-de-lo/ 

Apesar da mulher de Ló ter sido levada quase à força para fora de Sodoma, seu coração ficou na cidade.
Ela estava fora de Sodoma, mas Sodoma não estava fora dela.
Por isso ela foi destruída, e se converteu em uma estátua de sal.
O mesmo aconteceu com o povo de Deus após serem libertos do cativeiro egipício, em seus corações voltaram para o Egito e pereceram no deserto. Atos 7:39
Foi mais difícil para Moisés tirar o Egito do coração do povo, do que tirar o povo do Egito.

Hoje, infelizmente, muitos crentes estão na igreja, mas seus corações estão no mundo.

No dia em que o Filho do Homem voltar, assim como foi nos dias de Noé e de Ló, as pessoas também estarão trabalhando, comendo, bebendo, casando, comprando, vendendo, plantando e edificando.
Mas pastor, eu não posso trabalhar, comer, beber, casar, comprar, vender, plantar e edificar?
Como já disse, tais coisas não são erradas, pois são atividades normais, legítimas e humanas.
É claro que você pode trabalhar, comer, beber, casar, comprar, vender, plantar e edificar, mas em Cristo, e não em você.
Se você tem plena convicção de sua posição em Deus, então, não fará nada para si mesmo, somente para o Senhor.
Porque o Evangelho nos ensina que os verdadeiros cristãos são salvos pela graça de Deus, pois morreram com Cristo, e ressuscitaram com Cristo, e estão assentados nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:5,6
Tudo é em Cristo. Logo, não é em nós que trabalhamos, comemos, bebemos, casamos, compramos, vendemos, plantamos e edificamos, mas em Cristo. Isto é, se verdadeiramente somos cristãos.
Por isso que está escrito: Romanos 11:36: Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará. Lucas 17:33
Aquele que preserva a sua vida para si, perde a sua vida; mas aquele que perde a sua vida para viver a vida de Cristo, ganha a sua vida.
No dia da vinda do Filho do Homem, somente aqueles em quem Cristo vive e reina é que serão tomados por Ele; e não aqueles em quem o eu vive e reina.

Meus amados irmãos, ainda é tempo de salvação, e não de condenação e destruição. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Lucas 19:10
Portanto, é nossa obrigação IR e FAZER discípulos de todas as nações. Mateus 28:19,20
É nosso dever, no poder do Espírito Santo, ser testemunha do Senhor tanto em Guarulhos, como em todo Sâo Paulo e em todo Brasil e até aos confins da terra. Atos 1:8

Eu creio que foi o próprio Deus que inspirou Seus servos, ao longo da história, a escreverem tudo o que está escrito na Bíblia Sagrada. Isso é maravilhoso.
A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus.
Nada na Bíblia foi escrito por Deus sem propósito e por acaso.

Não foi sem propósito e por acaso que, logo após o nosso Senhor ter alertado Seus discípulos de como se daria Sua vinda gloriosa e dos cuidados que eles deveriam ter, que Ele lhes dá mais instruções acerca da oração.
No capítulo 18 de Lucas, encontramos orando: uma viúva, um fariseu, um cobrador de impostos e um cego mendigo.
Discernimos então que, até a vinda do Filho do Homem, temos que ter uma vida diária de intensa oração.

Lucas 18:1-8 – A parábola da viúva persistente nos ensina o dever de orar sempre e nunca esmorecer.
O juiz injusto agiu em favor da viúva por ela importuná-lo insistentemente.
Lucas 18: 7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? 8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?
Jesus não comparou Deus a um juiz injusto, mas fez uma contraposição: Se um juiz injusto ouve e atende uma viúva, quanto mais um Deus bondoso e amoroso não ouvirá e responderá de pronto a um dos seus filhos.

Lucas 18:9-14 – Pelo menos duas coisas a parábola do fariseu e o publicano nos ensina:
– Que em nossas orações não pode haver orgulho, soberba, vanglória, arrogância, justiça própria, autoconfiança, autossuficiência, hipocrisia, desprezo.
– Que em nossas orações tem que haver humildade, convicção de pecado e arrependimento.
O fariseu, que era respeitado pelos judeus, nada pediu a Deus em sua oração, pois se achava justo aos seus próprios olhos. Ele orava de si mesmo para si mesmo, com orgulho, soberba, vanglória, arrogância, justiça própria, autoconfiança, autossuficiência, hipocrisia e desprezo. E o que ele recebeu de Deus? NADA.
Já o cobrador de impostos, que era odiado pelos judeus, se humilhou até o pó diante de Deus, convicto e arrependido de seus pecados. Por isso, ele recebeu o que pediu a Deus em sua oração: O PERDÃO DE DEUS; pois Jesus disse que ele desceu para sua casa justificado.

Lucas 18:35-43 – A cura do cego mendigo nos ensina:
– Que jamais devemos nos esquecer de quem Jesus é para nós: nosso único e suficiente Senhor e Salvador.
O cego mendigo, em seu clamor, reconheceu Jesus como o Messias profetizado, pois se dirigiu a Ele como o Filho de Davi [título associado ao Messias].
Um homem sem visão enxergou o que outros não haviam percebido.
– Que nada pode nos impedir e nos calar de clamarmos ao nosso Deus.
– Que nossas orações podem ser curtas e específicas, porém, cheias de fé, sempre crendo que o nosso Deus é poderoso para realizar milagres.
O cego: Filho de Davi, tem compaixão de mim, tem misericórdia de mim!
Jesus: Que queres que eu te faça?
O cego: Senhor, que eu torne a ver.
Jesus: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.
Imediatamente, tornou a ver e seguia Jesus glorificando a Deus.

Quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra? Lucas 18:8b

Até a vinda do Senhor, temos o dever de orar sempre [noite e dia; em todo tempo] e nunca esmorecer [desanimar].
Até a vinda do Senhor, temos que orar com humildade, convictos dos nossos pecados e arrependidos deles.
Até a vinda do Senhor, nada e ninguém pode nos calar e nos impedir de clamar em todo tempo ao nosso Deus.
Até a vinda do Senhor, temos que obedecer todas as coisas que Ele nos ordenou.

Praticando a Palavra de Deus:
A esperança da igreja, a nossa esperança, é a volta do Senhor. Cristo em breve voltará.
Então, que a cada segundo que vivermos a nossa única expectativa seja a volta do nosso Senhor.
E até que Ele venha, que a gente, de noite e de dia,  ore intensa e fervorosamente, e medite em Sua Palavra, obedecendo a todas as coisas que Ele tem nos ordenado.

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!