Deus Espírito Santo: O Espírito da revelação

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Deus Espírito Santo: O Espírito da revelação

No final da mensagem do domingo passado, foi nos dito que todo conhecimento a respeito de Deus não pode ser obtido pela razão humana, nem pelo intelecto, tampouco pela capacidade humana, muito menos pela inteligência humana, pois é revelado unicamente pelo próprio Deus através do Espírito Santo.
Portanto, não conseguiremos entender o que Deus nos fala pela nossa razão humana, pelo nosso intelecto, pela nossa capacidade humana, pela nossa inteligência.
Sem êxito, é justamente o que muitos crentes têm tentado fazer: Conhecer a Deus e receber Dele todas as coisas pela razão humana, pelo intelecto humano, pelo coração humano, pelos sentidos humanos, pela inteligência humana. Se realmente isso fosse possível, qual seria então o ministério do Espírito Santo, que é o Espírito da revelação?
Por isso que há crentes que estão nas igrejas há tantos anos e a vida não muda; a vida não melhora; e em alguns casos, a vida chega até piorar. Na verdade, tais crentes ainda são crianças em Cristo.

E hoje, o Senhor quer nos falar um pouco mais sobre a revelação de Deus que nos é dada em nossos espíritos pelo ministério do Espírito Santo.

1 Coríntios 2:1-16

1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação [exibicionismo; vaidade; vanglória] de linguagem ou de sabedoria.

  • O apóstolo Paulo nunca se preocupou em se ostentar quando pregava, falava e anunciava o testemunho de Deus. O testemunho de Deus é Cristo e Este crucificado.
  • Paulo não dependia de habilidades oratórias, tampouco de se aprofundar na filosofia, que estavam na moda em sua época.
  • Ele decidiu depender totalmente do Espírito Santo para pregar e ensinar o Evangelho que recebera e aprendera mediante revelação de Jesus Cristo. Gálatas 1:11,12
  • Sua palavra e pregação nunca foram para satisfazer o ego e a cobiça das pessoas; tampouco para entreter as pessoas; muito menos para tocar as emoções das pessoas; mas para que as pessoas recebessem no espírito a revelação de Cristo e Este crucificado. Gálatas 1:15,16

2 Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.

  • O apóstolo Paulo decidiu algo em sua vida: Pregar somente a Jesus Cristo e Este crucificado.
  • Ou seja, ele decidiu anunciar, falar e pregar a Pessoa de Jesus Cristo e Sua Obra redentora na cruz do Calvário.
  • JESUS CRISTO E ESTE CRUCIFICADO: Esta é a única mensagem que salva o pecador, liberta o cativo e dá plena vitória e vida eterna ao crente.

3 E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós.

  • A presença e a postura físicas do apóstolo Paulo não impressionavam e não atraiam os irmãos de Corinto.
  • Na verdade, ele esteve entre os coríntios em fraqueza, temor e grande tremor.
  • Paulo tinha plena consciência de que era um vaso pequeno e frágil, e que valioso era o Tesouro que carregava em si, a saber, o Evangelho de Deus, o testemunho de Deus, que é Cristo e Este crucificado.
  • 2 Coríntios 4:7: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
  • Este tesouro é a mensagem do Evangelho, o testemunho de Deus, que é Cristo e Este crucificado.
  • Paulo discerniu que todo poder que dele fluía não era seu, mas de Deus.
  • Tinha plena convicção de sua insuficiência e de sua total dependência do Espírito Santo, que o capacitava a realizar a obra de Deus.

4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,

  • O apóstolo Paulo jamais apelou para a sabedoria e estratégias humanas para persuadir seus ouvintes, pois sabia que tal apelo não liberta ninguém do pecado e da morte.
  • Um grande e terrível erro que alguns ministros têm cometido é atrair pecadores a Cristo com as coisas do mundo. Somente Cristo e Este crucificado é que pode atrair pecadores ao arrependimento e salvá-los.
  • A palavra e a pregação do apóstolo Paulo eram muito simples se comparadas aos padrões de oratória e eloquência aceitos na época. Penso que hoje não seria diferente.
  • Vejam o que os coríntios diziam a respeito do apóstolo Paulo: 2 Coríntios 10:10: As cartas, com efeito, dizem [os crentes de coríntios a respeito de Paulo], são graves e fortes; mas a presença pessoal dele é fraca, e a palavra, desprezível.
  • Como já disse, a presença e a postura físicas do apóstolo Paulo não impressionavam e não atraiam nem um pouco os irmãos de Corinto.
  • Eles também consideravam sua palavra desprezível, isto é, que merecia desprezo, sem nenhuma importância.
  • No entanto, quando Paulo falava e pregava a Cristo e Este crucificado, o poder do Espírito Santo era comprovado e demonstrado em sua palavra e pregação.
  • Por que o apóstolo Paulo nunca apelou para a sabedoria e estratégias do mundo quando falava e pregava o Evangelho? O versículo seguinte responde a esta pergunta.

5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.

  • Paulo não queria que a fé dos coríntios se apoiasse em sabedoria humana, em filosofias, em reflexões intelectuais, em conceitos do mundo, e sim unicamente no poder de Deus.
  • Infelizmente, a fé de muitas pessoas está apoiada nessas coisas, e não no Cristo e Este crucificado.
  • Há também pessoas que se apoiam e se interessam muito mais na pessoa e no carisma de pregadores; e também aquelas que se deslumbram com a estrutura predial, musical, financeira e material de ministérios; o que tem levado muitas a naufragarem na fé.
  • Para Deus, caráter vem antes de carisma; e Corpo de Cristo, antes de prédios feitos de pedras.
  • Por isso que Paulo não se apoiou em sabedoria humana, em filosofias, em reflexões intelectuais, em conceitos humanos, em estratégias humanas etc., mas unicamente no poder de Deus, que só é possível, e se manifesta, e se experimenta, através de Cristo e Este crucificado.

6 Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados [crentes espiritualmente maduros]; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; 7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; 8 sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória;

  • Que misteriosa Sabedoria de Deus é Esta outrora oculta? Cristo e Este crucificado.
  • A sabedoria que Paulo expunha era a sabedoria de Deus, que diz respeito à salvação pela graça através de Cristo e Este crucificado.
  • Somente os experimentados, isto é, os crentes espiritualmente maduros é que discernem a sabedoria de Deus, que é Cristo e Este crucificado.
  • Em que os pensamentos dos sábios e filósofos do mundo contribuíram para a pregação do apóstolo Paulo? Em nada.
  • E hoje, em que os pensamentos dos sábios e filósofos do presente século podem nos ajudar na nossa pregação? Em nada.
  • A sabedoria de Deus não tem absolutamente nenhuma relação com a sabedoria do mundo.
  • A sabedoria de Deus é divina e vem do alto; a sabedoria do mundo, por mais atraente que possa parecer, é terrena, animal e demoníaca. Tiago 3:15
  • O homem, pela sua sabedoria humana, de modo algum pode conhecer a Deus. 1 Coríntios 1:21
  • A sabedoria que o apóstolo Paulo expunha em sua fala e pregação era a sabedoria de Deus revelada no Evangelho, que é de origem divina.
  • A sabedoria de Deus era um mistério, pois estava oculta; mas Deus a revelou à igreja primitiva pelos apóstolos e profetas; e hoje, nos revela através do Evangelho pelo poder do Espírito Santo.
  • Lembre-se de que a misteriosa Sabedoria de Deus outrora oculta, Deus A revelou pelo Seu Espírito, que é Cristo e Este crucificado.

9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

  • Aqui, Paulo cita um trecho da última oração do profeta Isaías. Isaías 64:4
  • Deus já havia preparado e entesourado tudo para aqueles que O amam.
  • Mas é impossível ver com os olhos humanos, ouvir com os ouvidos humanos, entender com o coração humano, o que Deus tem preparado e entesourado para aqueles que O amam.
  • Irmãos amados, o que Deus tem preparado para nós, que O amamos, não conseguimos ver com os nossos olhos humanos, nem ouvir com nossos ouvidos humanos, e jamais entender com o nosso coração humano.
  • A razão humana é incapaz de encontrar e discernir a verdade de Deus.
  • Não podemos conhecer a Deus pelos métodos normais de aprendizado.
  • O homem em si mesmo nada pode saber a respeito de Deus.
  • Como podemos, então, conhecer a Deus? O versículo seguinte responde a esta pergunta.

10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta [examina; investiga; desvenda; sonda], até mesmo as profundezas de Deus.

  • A revelação concedida pelo Espírito Santo é a única maneira pela qual se pode conhecer a Deus e tudo o que Ele tem preparado para aqueles que O amam.
  • A vida de cento e vinte discípulos foram transformadas quando ficaram cheios do Espírito Santo. Atos 2:1-4
  • Todos nós, quando nos convertemos, recebemos o Espírito Santo. Logo, nossas vidas também precisam ser transformadas.
  • Quem nos revela tudo acerca de Deus é o Espírito Santo.
  • O Espírito Santo revela em nossos espíritos tudo o que Deus preparou e entesourou para aqueles que O amam; e também toda realidade espiritual que há em Cristo Jesus.
  • É preciso, então, que ouçamos sempre a voz do Espírito de Deus. Sempre.

11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

  • O nosso espírito, que está em nós, nos conhece, sabe tudo a nosso respeito, o que pensamos, o que sentimos, o que desejamos, o que falamos, o que fazemos etc.
  • E o Espírito Santo conhece e sabe tudo a respeito de Deus. Logo, somente o Espírito Santo pode nos revelar Deus.

12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

  • Quando nos convertemos, recebemos o Espírito que vem de Deus.
  • E para que recebemos o Espírito que vem de Deus? Para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
  • É o Espírito Santo que nos revela a Deus; que nos leva a conhecer a Deus; que nos revela o testemunho e a sabedoria de Deus, que é Cristo e Este crucificado; que nos revela o que por Deus nos foi dado gratuitamente; etc.

13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.

  • As verdades espirituais, que só podem ser recebidas e discernidas por revelação dada pelo Espírito Santo, só podem também ser interpretadas e ensinadas por meio de palavras concedidas pelo Espírito Santo.
  • Assim, o Espírito Santo interpreta verdades espirituais para os que são espirituais.

14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

  • Os que ainda não nasceram de novo não aceitam as coisas do Espírito de Deus; não podem discernir as verdades espirituais.
  • Para estes, as coisas do Espírito de Deus são loucura.
  • Somente o espírito regenerado do homem é que pode receber e discernir as coisas do Espírito de Deus.

15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.

  • Aquele que é espiritual pode discernir, espiritualmente, todas as coisas.
  • Aqueles que ainda não nasceram de novo não compreendem os homens espirituais.

16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

  • Aqui, o apóstolo Paulo faz a mesma pergunta retórica de Isaías 40:14.
  • E a resposta a esta pergunta é óbvia: NINGUÉM.
  • Deus não precisa ser instruído e nem ensinado, pois Ele é Onisciente.
  • Deus não pode ser conhecido por meio da sabedoria humana ou poderes humanos.
  • Conhecemos a Deus à medida que Ele se revela a nós através do Espírito Santo.
  • E o conhecimento de Deus se dá a partir de um relacionamento íntimo com Ele através do Espírito Santo.
  • Quanto mais íntimo de Deus formos, mais O conheceremos.
  • Nós temos a mente de Cristo. Logo, vemos as pessoas e tudo mais como Deus vê; e fomos capacitados para discernir no espírito as verdades profundas de Deus.

Amados irmãos, o apóstolo Paulo, por exemplo, recebeu o Evangelho de Jesus Cristo por revelação. Gálatas 1:11,12

  • Portanto, o fundamento e o ponto de partida de todas as cartas que ele escreveu, inspirado pelo Espírito Santo, é o Evangelho que ele recebeu do Senhor por revelação.
  • O que Paulo entregou para as pessoas e para as igrejas foi o que ele recebeu do Senhor por revelação. 1 Coríntios 11:23; 15:3
  • Assim como os apóstolos receberam o Evangelho de Jesus Cristo por revelação, como poderemos compreendê-Lo e vivê-Lo se a nós Ele também não for revelado pelo Espírito Santo?
  • Portanto, vamos orar sem cessar; vamos meditar a Palavra de Deus todos os dias, de dia e de noite; vamos pedir todos os dias ao Espírito Santo que revele em nossos espíritos o Evangelho e toda realidade espiritual que há em Jesus Cristo e Este crucificado.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE        YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK        TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!