Somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Romanos 12.3

Não há no Evangelho nenhum ensino ou incentivo ao sentimento de superioridade. Muito pelo contrário:
Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Mateus 20.26-28
Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2.3

Portanto, nenhum cristão deve julgar-se mais importante no Corpo de Cristo do que os demais irmãos. Quem se acha superior aos outros é orgulho e até agora não reconhece (não admite) que é pecador.
Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva. 2 Coríntios 10.18

Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, … Romanos 12.4,5

Em um só corpo humano temos muitos membros, mas nem todos têm a mesma função.
Em um só corpo humano há membros idênticos. Exemplos: Mãos, pés, olhos, orelhas, pulmões, rins, veias, que exercem as mesmas funções.
Há também membros únicos: Boca, pescoço, coração, fígado, que exercem funções diferentes.
Temos então em um só corpo humano muitos membros, porém, o corpo é um só. E há bilhões de corpos humanos vivendo no mundo que confirmam esta verdade.

Mas, só há um Corpo de Cristo, que é a Sua igreja, e cada cristão é um dos membros vivos e ativos do Corpo de Cristo.
Por isso há unidade e diversidade de funções na igreja: … mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo …
E também interdependência (dependência recíproca): … membros uns dos outros …
No Corpo de Cristo, nenhum membro é desnecessário e nenhum membro é autossuficiente.

Cada um de nós, cristãos, tem uma função singular no Corpo de Cristo; e seja ela qual for, é imprescindível, porque foi o próprio Senhor quem nos colocou nela.

Devemos então, todos os dias, agradecer ao Senhor por ter nos salvado; e também por ter nos batizado em Seu Corpo e nos designado para esta função singular, na qual devemos sempre dar o nosso melhor quando a exercemos, sempre com amor e glorificando a Deus.

Cada membro da igreja precisa discernir que foi batizado (mergulhado) no Corpo de Cristo para ser um só Corpo com todos os irmãos, e que a principal característica de sua função no Corpo, seja ela qual for, é servir em amor e não ser servido, embora também seja servido em amor pelos irmãos. Se discernirmos isso, então, serviremos uns aos outros em amor, e mundo reconhecerá que somos discípulos de Jesus (João 13.35).

Como sirvo meus irmãos no Corpo? Exercendo em amor, com alegria, com disposição, com excelência a função para a qual o Senhor designou-me em Seu Corpo, que é Sua igreja:
… se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria. Romanos 12.6-8

Em relação à unidade orgânica da igreja, o Senhor instrui o seguinte em 1 Coríntios 12:
. Nenhum membro deixa de ser do Corpo por não ser o que os outros membros são.
. Nenhum membro pode dizer que não precisa dos outros membros do Corpo.
. Cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros, para que não haja divisão no Corpo. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
. Vós sois Corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse Corpo.

Não há como viver e experimentar toda esta realidade espiritual e comunhão sem envolver-se plenamente com o Senhor e com os irmãos. Contrário a esta realidade o que se tem é uma sociedade carnal e superficial, não um organismo vivo e espiritual cujo Cabeça é Cristo, o Filho do Deus Vivo.
Não há vida fora do Corpo. Todo membro separado do Corpo morre.

Ninguém conseguirá viver a verdadeira vida cristã apenas participando das celebrações aos domingos, embora elas também sejam imprescindíveis. É preciso mais. E este “mais” é a célula.
A célula é o lugar mais apropriado para servirmos uns aos outros.  Nela nos doamos mutuamente. Nela compartilhamos nossas alegrias e tristezas. Nela oramos uns pelos outros. Nela nos fortalecemos. Nela comemos juntos. Nela o Corpo de Cristo efetua o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor. Nela o Senhor ordena a Sua bênção e a vida para sempre. Etc.

Portanto, diante da mesa do Senhor, exorto àqueles que ainda não fazem parte de uma de nossas células que façam isso o quanto antes; e àqueles que já fazem parte de uma célula, que jamais deixem de dela participar, antes, perseverem até a volta do nosso Senhor.

Obrigado meu Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 09/09/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Creative Commons LicenseO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!