Convém que Jesus cresça e que a gente diminua.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Na carta aos Efésios 4.7-16, o apóstolo Paulo doutrina a igreja acerca do santo ministério e o serviço dos santos.
Quem são os santos?
Resumidamente, santos são as pessoas que foram separadas do mundo para viverem para Cristo e estabelecerem no mundo o padrão do reino de Deus, o que não significa estado ou condição de impecabilidade. Os santos da igreja são todos os cristãos.

A Palavra de Deus, em Efésios 4.7-11, diz que o doador dos dons ministeriais é Cristo, que do céu desceu e que para lá voltou, vitorioso, Senhor da glória, que vivo está e breve voltará para buscar Sua igreja.
E quais são os dons ministeriais que Cristo doou à Sua igreja?
Apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre.

Observação: Assim como os dons espirituais (1 Coríntios 12.1-11), os dons ministeriais também não são habilidades naturais, mas divinos e espirituais, que capacita quem os recebe a fazer o que seria humanamente impossível.

Qual a finalidade de Cristo conceder à Sua igreja os dons ministeriais?
… com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, … Efésios 4.12
Aqueles que recebem dons ministeriais aperfeiçoam os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado.

O que significa aperfeiçoar os santos?
Significa discipular (ensinar – treinar – preparar) e enviar os santos para que estejam ocupados, integralmente, no serviço de Deus.
Discipular e enviar os santos para cumprirem a missão de fazer discípulos de todas as nações.
Porque o Evangelho do Senhor Jesus não é apenas para ser pregado em igrejas locais, muito mais para ser anunciado por Seus discípulos em todos os povoados e cidades de todas as nações.

Por que todo discípulo de Cristo deve estar ocupado integralmente no serviço de Deus?
Lucas 14 (Bíblia King James Atualizada)
26 Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.
27 Da mesma forma, todo aquele que não carrega a sua própria cruz e segue após mim não pode ser meu discípulo.
33 Assim, portanto, todo aquele dentre vós que não renunciar a tudo quanto de mais estimado possui não pode ser meu discípulo.

Segue algumas características básicas de discípulo de Jesus:
– Ama Jesus acima de qualquer pessoa ou coisa, inclusive da própria vida.
– Por Jesus abre mão de qualquer coisa na vida.
– Tudo em sua vida está disponível para servir unicamente a Jesus.
– Ama como Jesus amou.
– Frutificam; multiplicam-se.
– Obedecem a Jesus.

João 3.30: Convém que Ele cresça e que eu diminua.
Penso que este versículo resume bem o caráter e o objetivo do ministério de João Batista: Que ele era o servo e Jesus seu Senhor (seu Dono).
O servo de Jesus não é dono de si mesmo e de nada.
1 Pedro 2.9: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, …

Em seu ministério João Batista não se preocupou em atrair a atenção das pessoas para si.
João Batista não se importava com ganhos financeiros, fama, poder e privilégios ministeriais.
Para ele o que importava é que Jesus crescesse e que ele diminuísse.
Entendo que só há uma maneira de diminuir-se para que Jesus cresça:
Renunciando tudo. Lucas 14.26,27,33

Quando nos submetemos a Deus através dos ministros que Jesus concede à igreja para nos aperfeiçoar, o resultado sempre deve ser a nossa completa renúncia a tudo o que temos na vida. Se não for este o resultado a ser alcançado, então, não podemos ser discípulos de Cristo. Não podemos.

Unicamente pela graça de Deus, pois nada de bom merecíamos, foi-me confiado por Jesus este ministério, no qual todos nós somos membros integrantes.
E como ministro de Deus eu anuncio esta verdade do Evangelho:
… todo aquele dentre vós que não renunciar a tudo quanto de mais estimado possui não pode ser meu discípulo. Lucas 14.33 (BJKA)
Esta foi, é e sempre será a principal característica de um discípulo de Cristo: Renunciar a tudo quanto tem, inclusive a própria vida, para seguir e servir a Cristo.

O apóstolo Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios 1.8-11, relata a natureza da tribulação que ele e Timóteo sofreram na Ásia, que foi acima de suas forças, a ponto de desesperarem até da própria vida.
Mas para que eles não confiassem em si mesmos, mas em Deus somente, se consideravam sentenciados à morte.
Se alguém lhes perguntasse: O que pode acontecer a vocês por serem discípulos de Jesus? Sem dúvida responderiam: Vamos ser presos e vão nos matar.
… estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Atos 21.13

Aqueles que renunciam a tudo quanto tem para seguir e servir a Cristo são perseguidos e jurados de morte. Segue alguns exemplos:
– Jesus renunciou tudo para vir a este mundo e, tão logo nasceu, já estava jurado de morte. Mateus 2.13. E durante todo o Seu ministério procuravam matá-Lo. Mateus 26.1-5
– Estevão: Atos 7.54-60.
– Tiago, irmão de João: Atos 12.1-2.
– Paulo: Atos 23.12.

Será que não somos perseguidos e ainda não nos mataram porque temos coisas a renunciar? Ou será porque as coisas do mundo tem nos fascinado mais do que as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus?
Que cada um de nós responda no coração a estas perguntas na presença de Jesus.

Portanto, não há como chegar a outra conclusão senão esta: Que a igreja que Jesus está edificando e que em breve voltará para buscar é formada de santos discípulos que renunciam tudo na vida para seguirem e servirem a Cristo; logo, outra conclusão qualquer será ledo engano.

Obrigado meu Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 01/07/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Creative Commons LicenseO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!