Vinde repousar um pouco.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

07/02/2021 – O tema da mensagem de hoje é: Vinde repousar um pouco.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Nossa jornada com Jesus aqui na terra começou quando Ele nos chamou.
Os enfoques principais de tudo o que Deus já nos falou até aqui, desde o dia em que nos salvou pela Sua graça, é a formação de Seu Filho em nós, e também para que a gente compreenda com muita clareza o que significa ser um discípulo de Jesus.
E para que jamais percamos o foco, o Senhor sempre nos fala da formação de Cristo em nós, do nosso chamado e das mudanças radicais que ele provoca em nossas vidas, como também de nossas responsabilidades em cumprir cabalmente (satisfatoriamente; como deve ser) o chamado.

Há quatro anos que o Senhor tem nos dado temas anuais: em 2018, Ele nos falou sobre a oração e a Palavra Dele (1 Tessalonicenses 5.17 / Mateus 4.4); em 2019, sobre Sua graça e os frutos desta graça (João 4.35); em 2020, sobre a Pessoa, obra e ministério do Espírito Santo (Atos 1.8 / Atos 2.3,4).
E o tema para 2021 é: O chamado de Deus para minha vida. Mateus 4.18-20

Para que compreendamos realmente o que significa ser um discípulo de Jesus, não basta apenas sermos meros ouvintes da Palavra de Deus, mas praticantes Dela.
Como poderemos, por exemplo, cumprir o nosso chamado sem a oração e sem a Palavra de Deus; sem a graça de Deus; sem o Espírito Santo? Na verdade, não podemos.
Por tudo o que até aqui já ouvimos do nosso Senhor, penso que já deveríamos ter plena consciência do que é ser verdadeiramente um discípulo de Jesus. Mas se ainda não temos esta consciência, que pelo menos suportemos toda palavra de exortação que vem do nosso Senhor.
Será que nos enganamos a nós mesmos quando ouvimos a Palavra de Deus e não a praticamos? Deus nos responde que sim, que nos enganamos a nós mesmos.
Tiago 1.22: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Se eu vivo no engano e na mentira é porque ainda não estou liberto.
Não é a minha alma que me vai dizer que estou vivendo no engano e na mentira, mas é o meu Senhor através de Sua Palavra, que é a Verdade que liberta.
Por exemplo: minha alma me diz que sou um verdadeiro discípulo de Jesus; mas quando o Senhor através de Sua Palavra me diz o que é preciso para ser um de Seus discípulos, chego à conclusão de que ainda não sou. O que fazer?
Das duas uma, ou eu me entristeço e me envergonho por perceber que minha alma me enganou e mentiu para mim e passo a crer somente na Palavra do meu Senhor; ou, continuo dando ouvidos à minha alma e vivendo no engano e na mentira.
João 8.31,32: Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
O verdadeiro discípulo de Jesus permanece na Palavra de Jesus, que é a Verdade; logo, ele conhece Jesus, que é a Verdade; e Jesus o liberta.
João 8.36: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Não há como ser filho de Deus sem crer no Filho Dele, Jesus, e recebê-Lo na vida como Senhor e Salvador. João 1.11,12; 1 João 5.7
Não há como ser servo do Senhor sem serví-Lo e segui-Lo. João 12.26
Não há como ser discípulo de Jesus sem renunciar tudo na vida. Lucas 14.25-27,33
Se eu afirmo que sou filho de Deus, que sou servo e discípulo de Jesus, mas a minha vida não evidencia estas minhas afirmações, então, estou vivendo no engano e na mentira.

O nosso Senhor sempre nos exorta a tomarmos cuidado com os falsos mestres e as falsas doutrinas; mas os incautos (ingênuos; que agem sem cautela) acabam caindo nas armadilhas dos falsos mestres.
Romanos 16.17,18: Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.

Portanto, o cuidado deve ser dobrado, porque é possível enganar-se a si mesmo e também ser enganado pelos falsos mestres.

Amados irmãos, precisamos ouvir a verdade para não vivermos uma vida com Deus de enganos e mentiras. Dizem que a verdade dói; mas o nosso Senhor diz que ela liberta.
Sim, se entristeça e se envergonhe, quando o Senhor diz a verdade a seu respeito, que você está errado e vivendo para si mesmo, em desacordo com os padrões e princípios do reino Dele, e que você precisa se consertar urgentemente; mas também se anime e se desperte, pois Ele exorta e repreende a quem ama. Somente a verdade pode nos libertar.

Irmãos, será que realmente entendemos o que significa ser chamado por Deus? Será que temos plena consciência da mudança radical que este chamado provoca em nossas vidas?
Por exemplo: Se tudo o que fizemos em 2020 não fez com que o ministério crescesse e se multiplicasse, então, precisamos saber o porquê.
Esperávamos que em 2020 as células se multiplicassem, mas isso não aconteceu. Nossa expectativa também para 2020 era realizar alguns sonhos, mas isso também não aconteceu. Alimentamos grandes esperanças para 2020, mas conseguimos muito pouco. Por quê? Porque o Senhor simplesmente não nos abençoou naquilo que esperávamos para 2020.
E por que o Senhor não nos abençoou naquilo que esperávamos para 2020? Porque não cooperamos com Ele na edificação de Sua igreja; porque não cumprimos como deveríamos o chamado e a missão que Ele nos confiou; antes, corremos pelos nossos interesses e não pelos interesses Dele.
Por exemplo: Onde estávamos quando deveríamos estar aqui? Onde estávamos quando deveríamos estar na célula? Onde estávamos quando deveríamos estar no curso “Obreiro Aprovado”? Onde estávamos quando deveríamos estar orando e meditando a Palavra de Deus? Onde estávamos quando deveríamos estar onde o Senhor queria que estivéssemos? Porque não praticamos o que temos ouvido do nosso Senhor?

Jesus havia dado ordens a Seus discípulos para fazerem discípulos de todas as nações; e eles receberam poder do Espírito Santo para serem Suas testemunhas até aos confins da terra. Mateus 28.18-20; Atos 1.8, 2.1-4
A igreja só começou a crescer quando os discípulos foram para as ruas, aldeias, povoados e cidades, como Jesus fazia. Mateus 9.35
Portanto, é imprescindível vivermos Atos 2.42, mas também Mateus 28.18-20; e claro, toda a Palavra de Deus.

Mas por que a gente não consegue cumprir o nosso chamado e a nossa missão cabalmente como faziam os primeiros discípulos? Por vários motivos. Mas penso que o principal deles é porque pensamos primeiramente nos nossos próprios interesses, e não nos interesses do nosso Senhor.
Está escrito em Romanos 15.4, que tudo o que foi escrito no Velho Testamento foi para o nosso ensino; e em 1 Coríntios 10.6, que também se tornaram exemplos para nós, a fim de não cometermos os mesmos erros.
Podemos dizer, então, que a história dos hebreus é semelhante a nossa história.

Os hebreus foram libertados do Egito para alcançarem a promessa da Terra Prometida.
Nós fomos salvos do poder do pecado e do mundo, para alcançarmos, em Jesus, o nosso lar celestial. João 14.1-3
Mas como os hebreus que foram libertados da escravidão no Egito caminharam em direção à Terra Prometida? Murmurando contra Deus e seus líderes. Daqueles que foram libertados, somente Josué e Calebe entraram na Terra Prometida.
E nós, como estamos caminhando no mundo rumo ao nosso lar celestial?

Na época dos juízes, os israelitas abandonaram os padrões de Deus e passaram a fazer o que julgavam ser certo. Cada um fazia o que achava certo. Juízes 21.25
Irmãos, fazemos o que julgamos ser certo para nós e para a nossa família, ou estamos realmente obedecendo a Palavra de Deus e cumprindo o nosso chamado e o ministério que o Senhor nos confiou? Servimos ao nosso Senhor apenas quando nos convém, ou renunciamos tudo por Jesus e pelo Evangelho?
1 Coríntios 9.23: Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.

Na época do profeta Ageu, a casa do Senhor permanecia em ruínas. Por quê? Porque o povo havia abandonado Deus para cuidar dos seus próprios interesses.
Mas Deus exortou Seu povo através de Ageu; e o povo ouviu a repreensão e atendeu ao Senhor.
A mensagem do Senhor na boca do profeta Ageu animou e despertou o espírito do governador, do sumo sacerdote e de todo o povo; e todos passaram a organizar suas vidas a partir dos interesses do Senhor.

Sempre julgamos ser necessário separar vários dias para descansarmos por tanto trabalhar para nós mesmos. Mas quando lemos Marcos 6.30-32, deveríamos nos envergonhar, pois o texto relata que os discípulos de Jesus não tinham nem tempo para comer, não por trabalharem para si mesmos, mas por cooperarem incansavelmente com Jesus na edificação de Sua igreja.
Quando cooperamos incansavelmente com o Senhor na edificação de Sua igreja, Ele próprio nos chama para repousar; mas só pouco.

A Palavra de Deus é a única verdade; logo, tudo o que ouvimos de Deus é a única verdade para nós.
Todas as vezes que o Senhor nos repreende é para nos animar e nos despertar, para que organizemos as nossas vidas a partir do amor que temos por Ele, do Seu eterno propósito de formar Cristo em nós e do chamado que Ele nos fez.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!