A cura de um cego de nascença.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

João 9.1-41 – A cura de um cego de nascença.

Caminhando Jesus, viu um mendigo que era cego de nascença e o curou. Foi assim:
Jesus cuspiu na terra e, tendo feito lodo [lama] com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo. João 9.6,7
Os vizinhos, e os que o conheciam de vista, queriam saber como ele fora curado. Ele lhes contou:
O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo. João 9.11
Levaram, pois, aos fariseus o que dantes fora cego. João 9.13
E após interrogá-lo insistentemente, os fariseus o expulsaram.

Há relatos na Bíblia onde a Pessoa, as Palavras e as obras de Jesus provocaram divisões entre o povo. Aqui ocorreu essa divisão:
E era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. João 9.14
Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles. João 9.16

Hoje, há também essa divisão entre as pessoas. Quando Jesus as encontra, umas acreditam Nele, outras não; algumas O reconhecem como o Filho de Deus, outras não; umas O reconhecem e O recebem como Senhor e Salvador de suas vidas, outras não; poucas O seguem e tornam-se Seus discípulos, e muitas O abandonam; poucas vivem e morrem por Ele e pelo Evangelho, muitas não; etc.
Entendo que não existe a possibilidade de alguém permanecer neutro diante do Filho de Deus, isto é, não ser contra e nem a favor Dele. Porque alguém crê em Jesus, ou não crê. E crer em Jesus implica em muitas coisas; por exemplo: Perder a vida por causa de Dele e do Evangelho. Marcos 8.35

O que dantes fora cego não sabia muita coisa a respeito de Jesus, tanto que, ao ser questionado de como fora curado, referiu-se a Jesus de “o homem chamado Jesus”. E também quando os fariseus acusaram Jesus de ser um pecador, o homem retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo. João 9.25
E quanto mais os fariseus desprezavam e desonravam o Filho de Deus, mais ainda a fé em Jesus crescia no coração daquele homem.

Quando os fariseus perceberam que os argumentos que estavam usando não abalaram a fé e o testemunho do que fora cego, passaram a utilizar a velha e tão conhecida tática da ofensa; eles passaram a ofender o homem.
Quanto mais ofensas o homem recebia, mais ainda sua fé em Jesus crescia, e ele também honrava Jesus perante os fariseus.
Argumentos e ofensas não conseguiram desacreditar e abalar o testemunho daquele homem, afinal de contas, uma coisa ele sabia com certeza e disse: eu era cego e agora vejo. João 9.25
Após interrogá-lo, os fariseus expulsaram o homem, isto é, ele foi excomungado (excluído) da religião judaica. Mas por qual motivo? Pelo menos por dois motivos: porque fora curado de uma cegueira de nascença em dia de sábado; e por ficar do lado de Jesus, e não do lado dos fariseus, pois não há neutralidade diante do Filho de Deus.

Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem? João 9.35
Jesus sempre sai à procura daqueles que são desprezados e humilhados por causa Dele. É como se Jesus lhes dissesse: Se eles não te querem, Eu quero.
Jesus procurou esse homem e o encontrou. …são estes que o Pai procura para seus adoradores. João 4.23
O homem já estava enxergando perfeitamente com os olhos físicos, mas ele ainda precisa de visão espiritual, da revelação de quem era Aquele que o havia curado. Por isso que ao encontrá-lo Jesus lhe perguntou:
Crês tu no Filho do Homem? Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou. João 9.35-38

O homem a quem ele tratava apenas de Jesus, revelou-se a ele como o Filho de Deus. O homem creu em Jesus e O adorou. Não adorou pelo que Jesus lhe fizera, mas por saber quem realmente Jesus era: O Filho de Deus.
Diante de tal revelação recebida pela fé, só poderia haver uma reação: Adoração.
Por isso que quando alguém recebe pela fé a revelação de quem Jesus realmente é, a reação imediata é adorá-Lo.

Mas infelizmente, por falta de fé, nem todos recebem esta revelação. Por exemplo:
Quando Jesus foi preso, levaram-no perante o Sinédrio, e foi-lhe perguntado pelo sumo sacerdote: És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu. Marcos 14.61,62
A reação do sumo sacerdote e de todos do Sinédrio foi oposta a do cego que fora curado: Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse: Que mais necessidade temos de testemunhas? Ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o julgaram réu de morte. Marcos 14.63,64

No coração de um mendigo que creu, Jesus foi adorado; mas não no coração do sumo sacerdote e dos demais membros do Sinédrio, pois eles não creram em Jesus. Aqueles que deveriam estar mais preparados para reconhecerem e receberem o Messias, o Filho de Deus, foram os que mais quiseram Sua condenação.

Aquele homem não era apenas o cego mendigo que fora curado pelo homem chamado Jesus, mas também um novo homem, alcançado e salvo pela graça de Deus em Cristo Jesus; e também discípulo do Senhor Jesus. Por que quem abandonaria Jesus após receber pela fé a revelação de que Ele é o Filho de Deus?
A Bíblia revela que aqueles que realmente tiveram fé e receberam esta revelação, passaram sim por muitos desafios e provações, mas jamais abandonaram Jesus.
Esta revelação não vem por meio do intelecto; trata-se de uma revelação dada sobrenaturalmente por Deus e recebida pela fé.

Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16.13-17
Pedro recebeu de Deus Pai a revelação de quem Jesus era. Ele creu, foi salvo e tornou-se uma das colunas da igreja e presbítero.
E para nós, quem é Jesus?

Será possível um fariseu receber tal revelação? Sim! É pela fé.
Atos 9.1-30 relata a conversão de um ilustre fariseu chamado Saulo, apelidado de Tarso.
Na estrada para Damasco, Saulo ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. Atos 9.4-6
Para Saulo, Jesus estava morto e sepultado. E sua missão autorizada pelo Sinédrio era acabar com os seguidores de Jesus. E no pleno cumprimento de sua missão, Jesus se revelou a ele. Foi quando Saulo descobriu que Jesus não estava morto, mas ressuscitado dentre os mortos e glorificado à direita de Deus Pai.
A visão e a revelação do Filho de Deus glorificado transformou o rumo da vida de Saulo, que mediante o Evangelho foi designado pregador, apóstolo e mestre.

Gálatas 1.15,16: Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, …
Obviamente, não é apenas em alguns crentes que Deus Pai quer revelar Seu Filho.
Porque assim como o apóstolo Paulo, nós também fomos achados por Deus e chamados pela Sua graça. Foi quando, então, Deus revelou Seu Filho em nós que cremos. Quando isso aconteceu, passamos a ser Seus embaixadores [representantes] no mundo.
O Pai revelou Seu Filho em nós a fim de pregá-Lo entre as pessoas.
Nossa missão é anunciar (pregar) Cristo entre as pessoas; para que Deus, pela Sua graça, as alcance e as salve por meio de Seu Filho amado que vive em nós.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 08/09/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!