Brasas, peixes e pão.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

João 21.1-14 (ARA): Jesus, após ressuscitar de entre os mortos, manifesta-se pela terceira vez a Seus discípulos.

Nessa ocasião Ele apareceu a sete de Seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades, também conhecido como mar da Galileia.
Os sete discípulos estavam juntos; são eles: Simão Pedro, Tomé, Natanael, João, Tiago e mais dois discípulos cujos nomes não são mencionados.
E Simão Pedro disse aos outros seis discípulos: Vou pescar.
Os outros lhe disseram: Também nós vamos contigo. Mas naquela noite nada pegaram.

Ao clarear do dia eles chegaram na praia, e Jesus estava na praia, mas não O reconheceram, não perceberam que era Ele.
E Jesus lhes perguntou: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Eles responderam-Lhe: Não.
Então Jesus lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis.
Eles lançaram a rede e a puxaram cheia de 153 grandes peixes.
Diante do ocorrido, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor!
Ao ouvir que era o Senhor, Pedro vestiu-se com sua veste, pois se havia despido, e lançou-se ao mar.

Os outros discípulos vieram em um barquinho e, puxando a rede com os 153 grandes peixes, chegaram à praia, pois não estavam longe da praia senão uns 90 metros.
Assim que os discípulos saltaram na praia viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão.
Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar. Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra com os 153 grandes peixes. E mesmo com tantos peixes, a rede não se rompeu.

Disse-lhes Jesus: Vinde, comei.
Jesus os convida para o café da manhã, para a primeira refeição do dia.
E nenhum deles teve a ousadia de perguntar-Lhe: Quem és Tu? Porque sabiam que era o Senhor. Jesus tomou o pão e deu a eles, e, de igual modo, o peixe.

E foi assim que Jesus manifestou-se aos Seus discípulos pela terceira vez depois de ressuscitado dentre os mortos.

Por que será que Pedro foi pescar e os outros seis o acompanharam? Porque estavam desanimados com o ministério.
É bem provável que a gente também já tenha desanimado com o ministério, a ponto de até acharmos que abandoná-lo e voltarmos a “pescar” seria a melhor coisa a se fazer.
Foi para aquele grupo de sete discípulos, ora desanimados, que o Senhor Jesus se manifestou.
Se estamos desanimados, o Senhor também se manifestará para tratar com cada um de nós, porque de modo nenhum Ele nos lançará fora.

Hoje, o Senhor quer falar sobre o Seu zelo por nós, que somos Seus discípulos, e também sobre o Seu poder de suprir a cada dia todas as nossas necessidades.

Embora Pedro tenha negado Jesus três vezes (Marcos 14.66-72), e os discípulos todos O deixaram e fugiram quando Ele foi preso (Marcos 14.50), ainda assim o Senhor não os abandonou, antes, foi ao encontro deles. Por quê? Porque eles eram do Senhor; eles pertenciam ao Senhor.
Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. João 6.37

Por pertencermos a Jesus, Ele jamais nos abandonará, muito pelo contrário, Ele sempre se manifestará na “praia dos nossos apuros e desânimos” para nos ajudar, para tratar o nosso caráter e suprir todas as nossas necessidades. Hebreus 13.5
Jesus jamais abandona Seus discípulos quando estes se encontram em apuros e desanimados.

Aqueles sete discípulos de Jesus ainda tinham algo a aprender com Ele naquela praia, principalmente Pedro.
Nós também temos muito ainda que aprender com o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
Por isso, vamos meditar em alguns pontos:

  • Jesus manifesta-se pessoalmente aos Seus discípulos, principalmente quando estes estão juntos. Um lugar maravilhoso para também estarmos juntos é na célula.
  • Tais manifestações não são para satisfazer os nossos anseios e interesses próprios, mas para o cumprimento do eterno propósito de Deus.
  • Será que estamos desanimados como aqueles sete discípulos estavam? Se estivermos, Jesus se manifestará a nós.
  • O desânimo contagia e nos induz ao retrocesso: Vou pescar. Também nós vamos contigo.
  • Que bons resultados colhemos quando desanimamos e retrocedemos? NENHUM! Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? NÃO.
  • Este simples “NÃO” dos discípulos significa muita coisa, especialmente o que Jesus diz em João 15.5: Sem Mim nada podeis fazer.
  • Quando obedecemos ao que Jesus manda o sobrenatural acontece: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.
  • Os discípulos de Jesus devem reconhecer e confessar que tudo o que acontece em suas vidas é devido a uma ação direta de Deus. Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Este discípulo reconheceu e confessou que o Senhor era o único responsável por aquela pesca maravilhosa.
  • Ao saltarem em terra, o que os discípulos viram? Viram Jesus; umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão.
  • Penso que ver Jesus, ressurreto dentre os mortos, sem dúvida nenhuma foi o que de mais maravilhoso e extraordinário eles viram naquela praia.
  • Mas quem acendeu aquelas brasas? E de onde vieram aqueles peixes que já estavam sobre as brasas, e também aquele pão?
  • Jesus acendeu aquela fogueira e providenciou aquele pão e aqueles peixes. O próprio Senhor preparou aquele café da manhã para os Seus discípulos.

É o nosso Jesus que, a cada dia, supre todas as nossas necessidades, físicas e materiais. Ele mesmo nos diz: …buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33

Todas as vezes que nós, discípulos do Senhor Jesus, nos encontrarmos atribulados, perplexos, perseguidos e abatidos, o Senhor se manifestará a nós para nos socorrer e nos abençoar, principalmente se estivermos juntos.

Só não podemos desfalecer, angustiar e desanimar, tampouco nos sentirmos desamparados e destruídos, porque levamos sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a Sua vida se manifeste em nosso corpo.

Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. João 6.37

E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.20b

Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. 2 Coríntios 4.8-10

Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hebreus 13.5

A mensagem de hoje é para que a gente jamais se esqueça de que somos de Jesus e que Jesus é nosso; que quando estivermos em apuros Ele sempre se manifestará para nos socorrer; e que Ele, a cada dia, suprirá todas as nossas necessidades, físicas e materiais.

Se é que posso assim dizer, esta foi uma das últimas lições que Jesus ministrou a Seus discípulos antes de ser recebido na glória.

Jesus não supre apenas as nossas necessidades físicas e materiais, mas também as espirituais. Por isso, esta lição continuará no próximo domingo, quando o Senhor nos falará sobre a cura dos discípulos, especialmente da de Pedro.

Obrigado Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 07/10/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!