A igreja e a obra – Parte 1

COMPARTILHE esta MENSAGEM

16/01/2022
Tema da mensagem de hoje: A igreja e a obra – Parte 1
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Primeiramente, quero chamar a atenção para a expressão “igreja”, que aparece no versículo 1; e a expressão “obra”; que aparece no versículo 2.
A igreja é local, pois tem uma base local, no caso, era na cidade de Antioquia; e a obra é extralocal, ou seja, seria feita  fora de Antioquia.
Que relação há, então, entre a igreja, que é local, com a obra, que é extralocal?
Para recebermos a revelação desta relação, Jesus quer hoje nos lembrar de alguns princípios fundamentais que dizem respeito a esta relação, para que a gente jamais se esqueça deles, se aparte da comunhão da igreja local, deixe de cooperar com Ele na Sua obra, e acabe se desviando dos caminhos Dele.

1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.

Em sua realidade prática, a igreja foi constituída em Atos 2, na cidade de Jerusalém, com a chegada do Espírito Santo. Mas o que é a igreja?

  • A igreja é de Jesus. É Ele quem edifica a Sua igreja; e Ele a edifica sobre Si mesmo.
  • A igreja é o corpo de Cristo na Terra. Cristo é o Cabeça do Seu corpo na Terra.
  • A igreja está unida ao Seu Cabeça que está no céu.
  • Jesus é o único fundamento da igreja, e ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é o próprio Cristo.
  • Cristo Jesus, glorificado e exaltado à destra de Deus, se movimenta na Terra pelo Espírito Santo, através de Seu corpo, a igreja, que somos nós.
  • O relacionamento de Jesus com Seu corpo é orgânico; porque a igreja nunca foi, não é e nunca será uma organização ou instituição constituída por homens que têm interesses comuns, sejam eles quais forem.
  • A igreja é formada de pessoas: que receberam a revelação de que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador; de pessoas que foram batizadas (mergulhadas) pelo Espírito Santo para dentro do corpo de Cristo, que é a igreja; de pessoas que se uniram organicamente ao Senhor em quem creram; de pessoas que passaram a ser um com Jesus e com o Pai celeste pelo Espírito Santo; etc.
  • Etc.
  • Somos igreja 24 horas por dia.

A igreja de Antioquia teve início em Atos 11.19-26. Até então, só havia a igreja de Jerusalém. A igreja de Jerusalém era o centro a partir do qual o Senhor operava naquela região. E a igreja de Antioquia, na Síria, passou a ser outro centro, a partir do qual o Senhor começou a operar naquela região.

Alguns daqueles discípulos que haviam sido dispersos da igreja de Jerusalém, por causa da perseguição desencadeada por causa da tribulação que sobreveio sobre Estêvão (Atos 7.54-59), foram até Antioquia, onde anunciaram o Evangelho do Senhor Jesus. Muitos em Antioquia creram e se converteram ao Senhor.
Portanto, não se sabe quem estabeleceu a igreja em Antioquia.
Nota: O apedrejamento de Estêvão se deu, aproximadamente, oito anos após a chegada do Espírito Santo no Pentecostes.

A notícia a respeito deles [daqueles que foram dispersos de Jerusalém e que anunciaram o Evangelho do Senhor Jesus em Antioquia] chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Atos 11.22
A inter-relação entre as igrejas locais é um princípio. Nenhuma igreja local pode viver isolada, solitária em seu canto.
Mas ministérios locais não têm domínio e nem exercem autoridade sobre outros ministérios locais, pois o relacionamento entre eles é de comunhão.
Os irmãos da igreja de Jerusalém se envolveram com o mover do Espírito Santo na cidade de Antioquia.
Barnabé era da igreja de Jerusalém e foi enviado à cidade de Antioquia. Ele muito se alegrou ao ver a graça de Deus na cidade de Antioquia.
Mas ele discerniu que não podia realizar a obra em Antioquia sozinho. Então, ele partiu para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia.
Ambos passaram a morar em Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11.26

Irmãos, onde está localizada a igreja de Deus? Não está localizada em um lugar geográfico, e sim, no corpo de Cristo.
Não menospreze e nem diminua a realidade espiritual da igreja limitando-a a um local geográfico, ou a um culto específico, ou a uma reunião específica, ou a uma atividade específica, ou a ministérios de pessoas, ou a placas denominacionais etc.
Onde quer que a igreja esteja, seja em Jerusalém, em Antioquia, em Guarulhos ou em qualquer outra localidade, ela está reunida no corpo de Cristo, e jamais dividida, para glorificar o seu Cabeça, que é Cristo.
E cada igreja local responde diretamente ao seu Cabeça, Cristo Jesus, que está assentado no trono, à destra de Deus.

A igreja de Antioquia era formada por uma numerosa multidão. Atos 11.26
E não há na igreja de Cristo, em hipótese alguma, uma classe de clérigos e outra de leigos; como também não há na igreja uma hierarquia de ministérios; porque todos nós somos a igreja.
Mas Cristo concede dons aos homens. Isso não significa que tais irmãos têm uma graça especial sobre suas vidas, diferente da dos demais irmãos. Não, eles não têm. Porque a graça foi concedida a cada um de nós (Efésios 4.7-11).
Cristo concedeu à igreja homens como dádivas, que receberam Dele dons ministeriais (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres), com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Seu corpo, não apenas na igreja local, mas também extraigreja local. Efésios 4.11,12

E havia na igreja de Antioquia, entre a numerosa multidão de irmãos que ali congregavam, alguns irmãos que eram profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.
Barnabé: Era judeu. José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre… Atos 4.36.
Simeão, por sobrenome Niger: “Niger” significa que ele era negro. Provavelmente, era africano.
Lúcio de Cirene: Era líbio, de Cirene, colônia grega que ficava na Líbia. Atos 2.10
Manaém, colaço de Herodes: Um aristocrata (nobre), criado na corte, pois era irmão de criação de Herodes, o mesmo que mandou matar João Batista.
Saulo: Era judeu, fariseu, nascido em Tarso da Cilícia, e também um cidadão romano.
Na igreja de Jerusalém não havia essa diversidade entre os irmãos. Por quê? Porque na igreja de Jerusalém ainda havia práticas religiosas e costumes do judaísmo. Portanto, não é errado afirmar que este mover do Espírito Santo em Antioquia representou o desligamento da igreja do judaísmo, de suas raízes e tradições judaicas.
No entanto, não há nenhuma dúvida de que essa situação tenha impedido, de alguma forma, o ministério do Espírito Santo; muito pelo contrário, pois o Senhor Jesus, pelo Espírito Santo, realizou poderosamente a Sua obra através da igreja de Jerusalém, operando curas, sinais e maravilhas.
Ao considerarmos os nomes e as poucas informações que temos sobre os profetas e mestres que havia em Antioquia, diferentemente do judaísmo, nos é revelado que a igreja de Antioquia não fazia distinção de raça, cor, instrução, condição social e financeira, etc.
No corpo de Cristo, não importa o que as pessoas são ou o que elas têm, mas sim, a quem elas pertencem.

Todas as vezes que a igreja se prender a coisas que trazem obstáculos ao testemunho do Senhor, o Espírito Santo interferirá. No caso da igreja de Jerusalém, Ele suscitou perseguição e tribulação, que fizeram com que os discípulos se dispersassem e anunciassem o Evangelho até aos confins da terra.

2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Quem os profetas e mestres da igreja de Antioquia serviam, e claro, também todos os demais irmãos que ali congregavam? Serviam ao Senhor glorificado e exaltado à destra de Deus.
Temos então uma questão: Onde são formados os obreiros que servem ao Senhor? São formados na igreja local. Não é em seminários ou em faculdades teológicas, mas na igreja local onde o Senhor os plantou.
Não somos contra cursos, seminários e faculdades teológicas, mas em sua maioria, eles acabam apenas equipam os irmãos intelectualmente. Mas a obra de Deus é feita, fundamentalmente, com equipamentos espirituais, sim, que podem incluir equipamentos intelectuais.

Não existe na igreja de Deus obreiros autodidatas, autoformados, autodenominados, autoenviados. Tal aberração não tem nada a ver com os princípios estabelecidos por Deus para a Sua igreja, especialmente o princípio da interdependência do corpo de Cristo. Tais obreiros jamais poderiam cantar, por exemplo, “Eu preciso de você. Você precisa de mim…”.

A igreja local é o centro de treinamento de seus obreiros. Este treinamento não se limita apenas a cursos e seminários locais ou extralocais, mas se dá na vida diária da igreja local. É na igreja local que somos discipulados pelo Senhor. O centro de treinamento para a execução da obra de Deus é a igreja local.
Por isso, meus amados irmãos, jamais deixem de congregar (Hebreus 10.25). Aproveitem ao máximo a vida da igreja local; vivam intensamente a vida da igreja local; para que vocês sejam discipulados e se tornem obreiros aprovados.
É na igreja local que aprendemos, e vivemos na prática, o Evangelho de Cristo.
É aqui que: amamos uns aos outros; honramos uns aos outros; vivemos em submissão uns aos outros; servimos uns aos outros; exortamos e admoestamos uns aos outros; negamos a nós mesmos; tomamos a nossa cruz; colocamo-nos sob o jugo de Jesus; perdoamos uns aos outros; suportamos uns aos outros; gastamo-nos em prol uns dos outros; lavamos os pés uns dos outros; etc.
Foi nesse discipulado que o Espírito Santo nos matriculou. E este discipulado se dá na igreja local onde o Senhor nos plantou.
O Senhor nos plantou no Ministério Águia de Cristo. É aqui que Ele nos discipula.

Continua…

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!