Amor, serviço e fé

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O que o Senhor quer tratar com a gente nesta noite diz respeito às três características básicas de um discípulo de Jesus, que são, amor, serviço e no poder de Deus.

AMOR

  • Sabemos que Deus ama a todos incondicionalmente, inclusive os pecadores que não O amam e não recebem  Seu Filho como Senhor e Salvador de suas vidas.
  • Ele provou este amor enviando Jesus, Seu Filho amado, para salvar o mundo que estava perdido. João 3.16,17; Mateus 18.17
  • A expressão perfeita de amor incondicional e sacrificial na terra se deu na Pessoa do Senhor Jesus Cristo.
  • O grande mandamento é amar primeiro a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo, como a si mesmo. Mateus 22.36-40
  • Jesus mandou Seus discípulos amarem uns aos outros e também seus inimigos. João 13.34; Mateus 5.44; Lucas 6.27,35
  • O amor com o qual devemos amar a todos é o amor de Deus (ágape), o amor incondicional e sacrificial.
  • Somente pelo poder do Espírito Santo que habita em nós é que conseguimos expressar o amor de Deus.

SERVIÇO

  • O Senhor está nos aperfeiçoando para desempenharmos o nosso serviço ministerial, para a edificação do Corpo de Cristo. Efésios 4.11-14
  • Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. 2 Timóteo 2.4
    • O sentido de “se envolver” é “embaraçar-se”. Ou seja, não é errado se ocupar com um trabalho para atender as próprias necessidades, desde que não atrapalhe, impeça, dificulte ou paralise o cumprimento do chamado de Deus. O apóstolo Paulo, por exemplo, simultaneamente, chegou a pregar o evangelho, implantar igrejas e fabricar tendas. Fabricar tendas nunca embaraçou o ministério do apóstolo Paulo.
    • Um soldado de Cristo deve manter-se de prontidão (estar sempre pronto) para atender as ordens de seu Senhor, pois seu objetivo é satisfazer seu Senhor, que o alistou em Seu exército.
    • O nosso amor por Jesus deveria nos manter afastados e desembaraçados das coisas do mundo.
    • O que tem nos embaraçado e nos impedido de cumprir cabalmente (sem nada a desejar e como deve ser) o nosso chamado,  de desempenhar o nosso serviço ministerial e de atender prontamente as ordens do Senhor?
  • Somente pelo poder do Espírito Santo que habita em nós é que conseguiremos servir ao Senhor sem nenhum embaraço.

  • A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. 1 Coríntios 2.4-5
  • Evidente que a palavra de Paulo era o Evangelho da graça e da verdade; e sua pregação, a maneira pela qual ele apresentava o Evangelho.
  • Tanto a sua palavra  como a sua pregação, não consistiram de técnicas de convencimento e de sabedoria humana; antes, em demonstração do Espírito e de poder.
  • O Espírito se demonstra (se manifesta) pelos Seus frutos e dons.
    • Fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Gálatas 5.22,23 
    • Dons do Espírito: palavra da sabedoria, palavra do conhecimento, fé, dons de curar, operações de milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas, capacidade para interpretar a variedade de línguas. 1 Coríntios 12.8-10
      • Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. 1 Coríntios 12.11
    • Nossa fé não deve se apoiar em mensagens que se baseiam em sabedoria humana e que são transmitidas através de técnicas de convencimento e marketing.
    • Nossa fé deve se apoiar em Deus e no Seu poder.
  • O poder de Deus é demonstrado pelos Seus milagres, prodígios, sinais, maravilhas, curas, libertações, etc., que Ele realiza através de Seus servos.
  • Pela fé em Deus e no Seu poder que devemos cumprir o nosso chamado e pregar o Evangelho da graça e da verdade.

No livro dos Atos, por exemplo, encontramos inúmeros exemplos do amor, do serviço e da fé dos primeiros discípulos de Jesus.

  • Assim que os discípulos foram cheios do Espírito Santo, o Espírito os levou para fora do lugar onde estavam para cumprirem o chamado de Deus.
    • Pedro, cheio do Espírito Santo, pregou para uma grande multidão, e cerca de três mil pessoas aceitaram a Palavra do Senhor e foram batizados.
    • Jesus, através de Pedro e João, na calçada do templo, curou um coxo de nascença.
    • O Senhor fazia muitos milagres pelas mãos dos apóstolos.
    • Um anjo do Senhor livrou Pedro da prisão.
    • Jesus, através de Pedro, curou Eneias que era paralítico.
    • Jesus, através de Pedro, ressuscitou Tabita (Dorcas).
    • O Espírito Santo foi derramado sobre os gentios durante uma pregação de Pedro.
    • Um mágico, pelas mãos do Senhor, ficou cego.
    • Jesus, pelas mãos dos discípulos, libertava pessoas possessas de demônios e curava coxos e paralíticos.
    • Jesus, através de Paulo, curou um paralítico de nascença.
    • Em nome de Jesus, uma jovem adivinhadora foi curada.
    • Jesus curou até uma disenteria através de Paulo.
    • Jesus, pelas mãos dos discípulos, fazia muitos milagres, prodígios, sinais e maravilhas.

Esse era o viver diário dos primeiros discípulos de Jesus. E creio que tem que ser o nosso também.

Às vezes ficamos pensando o que poderíamos fazer para que a igreja se desperte, cresça, avance e cumpra seu propósito no mundo; e também para que as pessoas sejam tocadas pelo poder de Deus.

Entendo que a única coisa que podemos fazer para que isso aconteça de fato é cumprindo cabalmente (sem nada a desejar e como deve ser) o nosso chamado.

E a única maneira de cumprirmos cabalmente o nosso chamado é com os nossos joelhos no chão, nossa cara no pó, nossos olhos bem abertos sobre a Palavra de Deus, saindo da nossa zona de conforto e indo fazer discípulos. É nessa condição que recebemos do Senhor toda instrução e direção do que fazer a cada dia e situação.

Ideias são boas; mas o que precisamos é de revelação do Espírito Santo.

Ouvimos insistentemente o Senhor nos dizer: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2.42

E no final deste contexto, está escrito: Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. Atos 2.47b

O Espírito nos disse domingo que a força da igreja está na aliança.
Sem fortes relacionamentos de aliança nada se sustenta.
Uma liderança forte é aquela que crê em Deus e no Seu poder, que recebeu no espírito a revelação do Evangelho da graça e da verdade, que ama, que serve, que é cheia do Espírito Santo, que é santa e anda em santidade, que tudo que faz é pela graça e pelo poder do Espírito de Deus, que vive em aliança.
Isto deve ser uma cultura no ministério.
É isso, que a partir de agora, vamos buscar juntos aos pés do Senhor.
Nos completamos no relacionamento de aliança.
Jesus, nosso Senhor e Salvador, é o nosso Maior exemplo.
Nossa ênfase para 2021 será: O chamado de Deus para minha vida.

Deus abençoe a todos.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

N O S S O S    C A N A I S

       
             

 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!