Contendas, demandas, desavenças e discórdias na Igreja

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Contendas, demandas, desavenças e discórdias na Igreja

1 Coríntios 6:1-11

Hoje, o Senhor quer tratar conosco acerca de contendas, demandas, desavenças e discórdias entre irmãos em Cristo.
Independente da igreja local, é claro que sempre há a possibilidade de tais coisas acontecerem entre irmãos em Cristo.
Vamos ler 1 Coríntios 6:1-11:

1 Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos?

Esta questão refere-se a disputas judiciais [demandas] entre irmãos em Cristo.
Por isso que esta pergunta feita aos irmãos da igreja em Corinto expressa surpresa e espanto por parte do apóstolo Paulo.
É como se Deus estivesse dizendo a eles que não tem cabimento, é um absurdo, é um atrevimento, é inaceitável, é incoerente, é vergonhoso, que um irmão submeta outro irmão a tribunais terrenos perante juízes e magistrados incrédulos.

2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?
3 Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

Não sabeis nas duas perguntas acima significa que eles sabiam; ou, que deveriam saber.
Coisas mínimas e coisas desta vida referem-se também a contendas, desavenças e discórdias que surgem entre irmãos em Cristo.
Os dois versículos acima nos revelam a incoerência dos irmãos da igreja em Corinto.
A incoerência está no fato deles, os santos, que hão de julgar o mundo, não serem capazes de julgar e resolver as contendas, as demandas, as desavenças e as discórdias que surgem entre eles.
Se havemos de julgar os próprios anjos, que dirá as contendas, demandas, desavenças e discórdias que ocorrem entre os irmãos.

4 Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja.

Entretanto, o que eles faziam? O que não deviam fazer: levar um irmão para ser julgado por um juiz não cristão.
Nós respeitamos o trabalho honroso que os tribunais e seus magistrados exercem no mundo. Mas em se tratando de questões pertencentes unicamente à igreja e à vida cristã, é necessário discernimento espiritual dado pelo Espírito Santo, alinhado com a Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, a Verdade que liberta.

5 Para vergonha vo-lo digo. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade?

Como já disse, sempre há a possibilidade de ocorrerem contendas, demandas, desavenças e discórdias entre irmãos em Cristo.
Mas não há necessidade de os irmãos saírem do âmbito da igreja para resolverem suas contendas, demandas, desavenças e discórdias que porventura tenham entre si.
Será que não há nas igrejas locais ao menos um irmão sábio e imparcial que possa julgar tais causas entre os irmãos? Se não há, então, é vergonhoso.

6 Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos!

Esta afirmação do apóstolo sugere pelo menos duas coisas:
1ª – Que não havia mesmo nenhum sábio na igreja em Corinto.
2ª – E se havia, não foi consultado, não foi honrado e nem considerado pelas partes para julgar suas contendas, demandas, desavenças e discórdias; acrescentando-lhes, portanto, mais um pecado, o da falta de honra aos enviados de Deus.
Que situação lamentável, a de expor ao mundo incrédulo as demandas e os problemas da família de Deus.

7 O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?
8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos!

Vergonhoso e inadmissível não é apenas irmãos submeterem seus irmãos a tribunais terrenos perante juízes e magistrados incrédulos, mas também o só haver rixas entre eles, que já evidencia completa derrota para eles.
As atitudes erradas de irmãos da igreja em Corinto fizeram com que vivessem completamente derrotados.
Ao invés de obedecerem a Deus; reconhecerem seus pecados; se arrependerem deles; pedirem perdão aos irmãos que ofenderam; perdoarem os irmãos que os ofenderam; sofrerem o prejuízo, a injustiça e o dano; eles apelavam para a justiça própria, para o seu orgulho, para a sua soberba, para o seu egoísmo, pois não admitiam sofrer nenhum tipo de injustiça, dano ou prejuízo.

E quanto as nossas atitudes, elas têm sido corretas para com os nossos irmãos em Cristo?

Vamos imaginar uma situação: Um irmão em Cristo que processou seu irmão em Cristo; e que também se decepcionou com as atitudes erradas e impróprias de outros irmãos em Cristo; e que relata estes fatos ao seu pastor:

  • Mas pastor, o irmão X me enganou em um negócio e eu tive um grande prejuízo, por isso eu o processei judicialmente. E o senhor não sabe, pastor, só porque eu o processei ele não me dá mais a paz do Senhor e também não fala mais comigo. Pastor, o que o senhor queria que eu fizesse?
  • E tem mais, pastor, o irmão Y me decepcionou de tal maneira com suas atitudes erradas e impróprias que nem olhar para a cara dele eu suporto. E também já falei para minha família e para alguns irmãos vigiarem com ele. Pastor, o que o senhor queria que eu fizesse?

Sem dúvida que isso já aconteceu na maioria das igrejas locais.
Na verdade, não é o que o pastor queria que esse irmão fizesse, mas o que Deus esperava que esse irmão fizesse.
E o que Deus sempre espera que façamos é o que Ele diz em Tiago 1:22: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Na situação demonstrada acima existiu demanda e rixa entre irmãos em Cristo, onde vemos claramente a injustiça prevalecendo sobre a justiça.

  • Sim, o irmão X praticou injustiça porque enganou seu próprio irmão em Cristo.
  • Mas o irmão que foi enganado pelo irmão X também praticou injustiça ao levar seu irmão em Cristo perante a um tribunal terreno. 1 Coríntios 6:1
  • Sim, o irmão Y praticou injustiça com suas atitudes erradas e impróprias.
  • Mas este irmão, que também se decepcionou com as atitudes erradas e impróprias do irmão Y, igualmente praticou injustiça para com seu irmão, não suportando olhar mais para a cara dele, e também por falar mal de seu irmão para sua família e para alguns irmãos.

Por isso que está escrito: 8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos!

Praticamos injustiça quando apontamos e condenamos as injustiças praticadas pelos nossos irmãos em Cristo.
Nos enganamos a nós mesmos quando praticamos o mesmo pecado que condenamos em nossos irmãos.

É a partir do momento que surgem rixas entre irmãos que a derrota é completa em suas vidas. Isto porque não aceitam sofrer injustiças, danos e prejuízos.
Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? Por que agimos assim?
Resposta: Porque não obedecemos a Palavra de Deus.

Não basta apenas saber no intelecto o que Deus quer que façamos, é preciso também fazer o que Ele nos manda fazer.
Se estamos sempre aprendendo com o nosso Deus a como agir, mas não saímos da teoria para a prática, ficamos deprimidos, frustrados, desiludidos, insensíveis, apáticos, impassíveis, indiferentes, e claro, infrutíferos.
Por isso, mais uma vez o Senhor nos diz: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1:22

Os praticantes da Palavra de Deus são aqueles que acreditam em tudo o que Deus fala; e porque acreditam em tudo o que Deus fala, também fazem tudo o que Deus manda.

Irmãos amados: Prefiram sempre sofrer danos e prejuízos do que causarem danos e prejuízos. Prefiram sempre sofrer injustiças do que cometerem injustiças, porque os injustos não herdarão o reino de Deus.

9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,
10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

Temos aqui mais uma pergunta com a expressão não sabeis, que significa que eles sabiam; ou, que deveriam saber.
Os irmãos de Corinto sabiam, ou deveriam saber, que os injustos não herdam o reino de Deus. Se sabiam, parece que se esqueceram.
Então, o apóstolo Paulo aproveita o ensejo e lhes apresenta uma lista com outros pecados que também não terão parte no reino de Deus.

  • Impuros: Geralmente, solteiros que praticam toda sorte de pecados sexuais.
  • Idólatras: Os que têm ídolos e os adoram no lugar de Deus.
  • Adúlteros: Os que são infiéis aos seus cônjuges.
  • Efeminados: Geralmente, são os parceiros passivos em uma relação homossexual.
  • Sodomitas: Geralmente, são os parceiros ativos em uma relação homossexual.
  • Ladrões: Os que pegam escondido para si as coisas dos outros.
  • Avarentos: Os que são gananciosos, que amam mais o dinheiro do que a Deus.
  • Bêbados: Os que são dominados pelo álcool; os que não têm controle sobre o álcool.
  • Maldizentes: Os que falam mal dos outros e espalham contendas.
  • Roubadores: Os que pegam as coisas dos outros pela força e violência.

Portanto, as pessoas que praticam tais pecados não herdarão o reino de Deus.

11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

Este versículo nos revela como a graça de Deus é maravilhosa, impressionante, extraordinária e insondável.

Alguns irmãos da igreja em Corinto, antes de serem alcançados pela graça de Deus, praticavam os pecados listados pelo apóstolo Paulo nos versículos 9 e 10; pois alguns foram injustos, impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, roubadores.

Alguns praticavam tais pecados, mas deixaram de praticá-los, pois foram alcançados pela maravilhosa graça de Deus e lavados de seus pecados pelo precioso sangue de Cristo Jesus.
Eles foram santificados pela operação do Espírito Santo em suas vidas.
Foram justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo.
Foram considerados justos diante de Deus com base na obra consumada pelo Senhor Jesus na cruz em favor deles.

  • Lucas 5:30-32: 30 Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? 31 Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. 32 Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.
  • Mateus 18:11: [Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.]

Por que há nas igrejas locais constantes contendas, demandas, desavenças e discórdias entre os irmãos; e também entre familiares e parentes cristãos?
A resposta é simples: Porque os irmãos não fazem o que Deus lhes diz para fazer quando surgem rixas entre eles.
Em outras palavras: Porque não obedecem a Deus; porque não praticam o que Deus lhes fala e ordena.

Até quando, amados irmãos, ficaremos apenas no conhecimento intelectual da Palavra de Deus? Quando nos despertaremos para também praticarmos a Palavra de Deus?

Provérbios 29:1: O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.
Endurece a cerviz significa: Endurecer a nuca, o pescoço, a cabeça. Isto é: que resiste a Deus, que não se submete a Deus, que não se dobra diante de Deus, quando é repreendido.
Quem seguidamente rejeita as repreensões de Deus corre o risco de endurecer o coração e sofrer as consequências.
Provérbios 28:14: Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal.

Irmãos amados, se ainda há em nós mágoas, rancores, ressentimentos, raiva, ira; por causa de rixas, contendas, demandas, desavenças e discórdias que aconteceram entre nós; então, temos que nos envergonhar e nos arrependermos diante de Deus, pois isto é completa derrota para nós.
Urgentemente, temos que parar de nos enganar a nós mesmos e nos tornarmos, de fato, praticantes da Palavra de Deus e não somente ouvintes. Tiago 1:22

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

N O S S O S    C A N A I S

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!