Amor, humildade e perdão.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

12/12/2021
Tema da mensagem de hoje: Amor, humildade e perdão.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Por que será, meus irmãos, que em determinadas áreas de nossas vidas ainda temos dificuldades em obedecer a Palavra de Deus? Penso que uma das respostas para esta pergunta é: Porque em relação a estas áreas de nossas vidas as nossas mentes ainda não foram renovadas pela Palavra de Deus.
Sim, Jesus nos ensinou e nos ordenou o que fazer em relação a elas, no entanto, não houve correspondência de nossa parte, pois até agora não obedecemos ao que Ele nos ordenou.
Amados irmãos, será que temos sido somente ouvintes e não praticantes da Palavra de Deus? Tiago 1:22

Quando dizemos que temos fé em Deus, tem que ser porque concordamos com tudo o que Ele nos diz. E se acreditamos em tudo o que Ele nos diz é porque também concordamos com Ele em tudo, logo, faremos tudo o que Ele nos ordenar.
É pela fé em Deus que deixamos de ser somente ouvintes de Sua Palavra e passamos a obedecê-La e praticá-La.

Quais as áreas de nossas vidas que ainda temos dificuldades para obedecer a Deus?
Na verdade, se ainda não obedecemos a Deus nestas áreas é porque até agora estamos pensando e agindo de acordo com os padrões do mundo, e não com os padrões do reino de Deus, como deveríamos.
Para que vivamos segundo os padrões do reino de Deus, por modo digno do Senhor e do Evangelho, nossas vidas precisam ser transformadas; e para que nossas vidas sejam transformadas, nossas mentes precisam ser renovadas pela Palavra de Deus; só assim deixaremos de pensar e agir como o mundo.
Por várias vezes, e de diversas formas, Jesus já nos ensinou sobre isso. Por exemplo, através de Romanos 12:1,2.

Em Romanos 12:1,2, Jesus nos ordena três coisas:
1.ª – Que apresentemos os nossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Que nos ofereçamos a Ele como sacrifício vivo, santo e agradável.
Entende-se por “nossos corpos” a totalidade da nossa vida, daquilo que somos, a nossa personalidade por inteiro: espírito, alma e corpo. 1 Tessalonicenses 5:23
Como apresentamos os nossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus? Através do culto racional que dedicamos a Deus.
Amados irmãos, convém, é certo, é próprio, é razoável, é lógico, que nós, que fomos grandemente abençoados por Deus, por gratidão a Ele, no mínimo, nos ofereçamos a Ele integralmente, como sacrifício vivo, santo e agradável; que vivamos unicamente Dele, por Ele e para Ele.
Se nos é ordenado cultuar a Deus desta forma, através do nosso corpo, logo, nosso culto a Ele é ininterrupto (contínuo; constante), isto é, todos os dias, 24 horas por dia, 86.400 segundos por dia.

2.ª – Que não conformemos com este século. Vida separada para Deus.
O mundo tem culturas, costumes, ideologias, políticas, artes, músicas, religiões, entretenimentos, modos de pensar e de viver próprios etc.
Pela cruz de Cristo, o mundo está crucificado para nós, e nós para o mundo. Gálatas 6:14
Nós não somos do mundo, como Cristo também não é. João 17:14,16
Portanto, não nos amoldemos ao sistema e às ideologias deste mundo; não imitemos a conduta, os costumes e as modas deste mundo; não participemos de entretenimentos mundanos; não nos adaptemos ao mundo; não tenhamos a mentalidade e o estilo de vida do mundo; etc. Efésios 4:17-24
1 João 2:17: Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

3.ª – Que sejamos transformados pela renovação da nossa mente.
Nossa mente precisa ser renovada para pensarmos como Jesus.
Essa transformação em nós tem que ser contínua, a cada segundo, por toda a nossa vida. Ou seja, temos que prosseguir sendo sempre transformados.
Essa transformação tem que ser no nosso interior, na nossa disposição interior, no nosso coração etc.
Essa transformação é obra do Espírito Santo em nós. Temos, então, que querer e permitir que o Espírito Santo realize essa transformação em nossas vidas e corações, para que nos pareçamos cada dia mais com Jesus.

Se realmente queremos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade do nosso Deus, Ele nos ordena, conforme Romanos 12:1,2, a fazermos essas três coisas básicas:

  • Apresentar a Ele o nosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Ele, que é o nosso culto racional;
  • Não tomar a forma do mundo; não se parecer com o mundo; não imitar as coisas próprias do mundo; não praticar as coisas próprias do mundo; etc.
  • Prosseguir em transformar a nossa vida pela renovação da nossa mente através da Palavra de Deus.

Domingo passado, nossas vidas foram transformadas um pouco mais, pois o Senhor nos falou a respeito das admoestações mútuas.
Meus irmãos, o nosso orgulho, a nossa soberba, o nosso egoísmo, a nossa justiça própria, a nossa mente meritória, geralmente, só nos fazem ver as nossas qualidades e acertos, mas não nos deixam ver os pecados que cometemos e as deficiências da nossa fé. Por isso que, na verdade, devemos ser gratos àqueles irmãos e líderes que nos admoestam, pois nos amam.

Hoje, nossas vidas continuam sendo transformadas. Hoje, estamos juntos aqui mais uma vez sendo transformados pela Palavra do nosso Deus.
Como vimos, devemos estar aptos para admoestarmos uns aos outros.
E quanto ao amor, a humildade e o perdão, como está hoje o nosso coração?
Amamos todos aqueles que pecam contra nós a ponto de perdoá-los?
Somos humildes a ponto de reconhecer que pecamos contra alguém e, arrependidos, ir até ele e pedir-lhe perdão?

O que a Palavra de Deus nos ordena acerca de amor, humildade e perdão? Por exemplo:

João 13:34,35: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

  • A verdadeira marca de um cristão é o amor para com seus irmãos em Cristo.
  • O amor com que devemos amar nossos irmãos é o mesmo amor com que Jesus nos amou: amor incondicional e sacrificial. Somente aqueles que são habitados pelo Espírito de Deus podem amar assim.

João 15:12: O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

  • Jesus sabia que haveria tensões e contendas entre Seus discípulos. Também por isso que deu-lhes este mandamento.

João 15:17: Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

  • Jesus sabia que o mundo perseguiria Seus discípulos. E para que jamais se separassem e ficassem unidos contra os ataques do mal, mandou que amassem, incondicional e sacrificialmente, uns aos outros.
  • Os que se amam estão juntos, caminham juntos, riem juntos, comem juntos, sofrem juntos, choram juntos, lutam juntos etc.

Mateus 18:21,22: Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

  • É claro que a resposta de Jesus a Pedro foi figurativa. Na verdade, a resposta de Jesus para Pedro foi a seguinte: Perdoe sempre os irmãos que pecam, e não apenas quatrocentas e noventa vezes.
  • Quando um irmão peca contra nós, por amor a ele:
    • Devemos imediatamente perdoá-lo em nosso coração. Isso faz com que não fiquemos amargurados e implacáveis em relação a ele. Efésios 4:31,32
    • Devemos contar-lhe que pecou contra nós, para que tenha a oportunidade de se arrepender e de pedir perdão. E assim, dizemos a ele que já o perdoamos.

Em suma, devemos amar uns aos outros como Deus nos ama, incondicional e sacrificialmente. Devemos perdoar uns aos outros como Deus nos perdoa.
Quando foi que Deus deixou de amar você? Nunca.
Quantas vezes você pediu perdão para Deus por ter pecado contra Ele? Inúmeras vezes.
Quantas vezes Deus te perdoou? Quatrocentos e noventa vezes, ou sempre te perdoou? Sempre me perdoou.
E após Deus perdoá-lo, quantas vezes Ele lhe disse que, pelo fato de você ter pecado contra Ele, o relacionamento Dele com você nunca mais seria o mesmo? Nunca.
É assim que nós, a igreja de Deus, devemos viver: amando uns aos outros; humilhando-nos uns aos outros; perdoando-nos uns aos outros.

Para encerrar, vamos ler dois textos da Palavra do nosso Deus:

Mateus 11:29: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

  • É com Jesus que aprendemos amar, ser humildes e mansos, e perdoar.

Efésios 5:1-2: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

Foi por amor a nós, pecadores, e em humildade, que o Filho de Deus veio ao mundo.
Deus não aceita ninguém como é; mas ama a todos como são.
Por isso que quando Sua maravilhosa graça nos alcançou, Ele nos recebeu como éramos, e nos salvou e nos perdoou de todos os nossos pecados. Desde então, o que Ele sempre espera de nós, Sua igreja, é que também façamos o mesmo.
Meus irmãos, desde então, deveríamos começar a nos parecer com o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, amando a todos como Ele nos amou, nos humilhando como Ele se humilhou, perdoando a todos como Ele nos perdoou.
A igreja, que somos nós, alcançará outro nível de relacionamento e de intimidade com Deus, e igualmente entre seus membros, quando discernir e viver esta que é a realidade da igreja de Deus.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!