A Pessoa e a obra do Espírito Santo – 2

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Atos 2:33: Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.

Algum de nós já pode ter dito: Não consigo abordar as pessoas para evangelizá-las.
Mas por que você que afirma isso não consegue abordar as pessoas? É porque você tem medo? Ou porque tem vergonha? Ou porque é tímido e acanhado? Ou porque não sabe como abordar as pessoas? Ou porque não sabe o que dizer para elas? Ou será por outros motivos?

Nós, que somos a igreja do Deus vivo, não podemos nos esquecer, jamais, que ainda estamos no mundo, e que temos necessidades, e necessidades legítimas, ainda mais sabendo que o dia da volta de Jesus está próxima. Maranata, vem Jesus!
Mas o que é necessidade? É algo que é indispensável à vida; algo que é necessário à vida; algo que não pode faltar na vida; algo que é imprescindível à vida.
Nós, que do Senhor somos filhos, servos, discípulos, sacerdotes, ministros e embaixadores; nós que somos a igreja do Deus vivo; temos necessidades; por exemplo:
– Temos necessidade de viver uma vida consagrada a Deus.
– Temos necessidade de conhecer cada vez mais a realidade da cruz e do caminho da cruz.
– Temos necessidade de ser testemunha fiel do Senhor neste mundo que jaz no maligno.
– Temos necessidade de viver no Espírito Santo e de andar no Espírito Santo.
– Temos necessidade de pensar e de buscar as coisas do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
– Temos necessidade de ter mais prazer em Cristo do que em nós mesmos e no mundo.
– Etc.

Se temos tais necessidades, como é que elas nos são supridas? Elas nos são supridas por Deus; porque somente o próprio Deus é que pode suprir todas as necessidades da igreja.
O nosso Senhor, Jesus Cristo, já nos revelou que sem Ele nada podemos fazer. João 15:5

Irmão amados, como o Senhor, então, supre as nossas necessidades? Através da Pessoa e obra do Espírito Santo.
Penso que a maior necessidade da igreja é: conhecer a Pessoa e a obra do Espírito Santo, e ser governada por Ele.
Não há como as nossas necessidades serem plenamente supridas se não conhecemos a Pessoa e a obra do Espírito Santo, se não somos governados por Ele.
Por exemplo: Como viver uma vida consagrada a Deus sem conhecer o Espírito Santo e Sua obra, sem ser governado por Ele? Não há como!
Um dos empenhos do diabo é fazer com que os crentes sejam cegos e ignorantes quanto à Pessoa e a obra do Espírito Santo, e que não sejam governados pelo Espírito Santo; e se ele conseguir, terá alcançado uma boa vantagem sobre eles.

Por que será que, como igreja, não estamos avançando de maneira adequada? Penso que é porque não temos dado espaço ao Espírito Santo para, em nós e entre nós, cumprir o Seu ministério.
Por isso reitero: A maior necessidade da igreja é: conhecer a Pessoa e a obra do Espírito Santo, e ser governada por Ele.
Portanto, eu e você, necessitamos urgentemente conhecer a Pessoa e a obra do Espírito Santo, e sermos governados por Ele.
É isso, eu creio, que também arde no coração do nosso Deus, que conheçamos de fato a Pessoa e a obra do Espírito Santo, e por Ele sejamos governados. E se isso arde no coração do nosso Deus, tem que ardem também no nosso.

Amados irmãos, somente ao Espírito Santo cabe o ministério de nos revelar Cristo e a obra que Jesus consumou na cruz. Por isso que a nossa maior necessidade é conhecer a Pessoa e a obra do Espírito Santo, e sermos governados por Ele.
Na verdade, irmãos, nós somos os únicos responsáveis pelo Espírito Santo não estar cumprindo o Seu ministério. Se Ele estivesse cumprindo de fato o Seu ministério em nós e entre nós, não estaríamos como estamos hoje.

Os que se rendem ao ministério do Espírito Santo são aqueles que temem a Deus; estes são para Deus o Seu particular tesouro.
Quando alguém conhece o Espírito Santo e Sua obra, e por Ele é governado, sua vida passa a ser totalmente diferente, pois deixa de viver uma vida espiritualmente medíocre e morna, para viver uma vida sobrenatural com Deus.

Irmãos amados, precisamos não apenas ouvir sobre essas realidades espirituais, mas vivê-las plenamente, todos os dias de nossas vidas.

E para conhecermos o Espírito Santo e Sua obra, e sermos governados por Ele, vamos precisar de um fundamento sólido para apoiar a nossa fé e guiar os nossos atos; e este fundamento sólido não é outro, senão, a Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus.
E hoje, vamos nos ater, principalmente, a alguns textos bíblicos em que o próprio Senhor Jesus nos fala a respeito da Pessoa e obra do Espírito Santo; mas não apenas para sabermos intelectualmente, mas para conhecermos o Espírito Santo, Sua obra e ser governado por Ele.

Amados irmãos, só há uma maneira de influenciarmos o mundo e de atrair os pecadores perdidos para a cruz de Cristo: sendo governados pelo Espírito Santo. É assim que faremos a diferença nesta sociedade que está perdida, caída e falida, tanto moral quanto espiritual. Faremos isso não por nós mesmos, mas pelo poder e governo do Espírito Santo que habita em nós e está entre nós.

Assim como o Pai e o Filho, o Espírito Santo também não é uma força ativa, não é um grande poder, não é uma energia poderosa. Assim como o Pai e o Filho, o Espírito Santo também é Deus; Ele é uma Pessoa, a terceira Pessoa da Trindade; Ele é totalmente Santo; Ele é Deus, vivendo em nós e entre nós.

Vamos ler e meditar os textos da Palavra de Deus onde o próprio Senhor Jesus nos ensina sobre as atribuições Daquele que Ele enviou para habitar em nós e entre nós.

João 14:26: … mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
Quando conhecemos a Pessoa e a obra do Espírito Santo, o Consolador, e por Ele somos governados, Ele nos ensina todas as coisas e nos lembra de tudo o que temos ouvido do Senhor Jesus.

João 15:26: Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; …
O Espírito Santo, o Consolador, o Espírito da Verdade, testemunho de Jesus.
Toda a atenção e os holofotes o Espírito Santo lança sobre a Pessoa e a obra do Senhor Jesus Cristo; não sobre ministérios e ministros.

Quem enviou o Espírito Santo? Tanto o Pai como o Filho são os responsáveis por enviar o Espírito Santo. João 14:26; 15:26

João 16:13 … quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
O Espírito Santo, o Espírito da Verdade, nos guia a toda a Verdade.
Quem é a Verdade? A Verdade é a Palavra de Deus (João 17:17); o Senhor Jesus é a Palavra de Deus (João 1:1,14); a Verdade é uma Pessoa, a Pessoa do Senhor Jesus (João 14:6). Portanto, o Espírito Santo nos guia a Jesus.
O Espírito Santo não fala por Si mesmo, mas diz tudo o que ouve da Verdade. Jesus é a Verdade. João 14:6
O Espírito Santo nos anuncia as coisas que hão de vir; e muitas delas já estão anunciadas na Bíblia Sagrada. Segue um exemplo: 1 Timóteo 4:1: Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, …

João 16:14: Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
O Espírito Santo glorifica o Senhor Jesus. Ele magnifica o Senhor Jesus.
O Espírito Santo não veio para autopromover-se, mas para promover a Pessoa e a obra do Senhor Jesus. Por esta atribuição do ministério do Espírito Santo, podemos pôr à prova todo e qualquer ensino ou pregação, simplesmente prestando atenção quem neles está sendo glorificado e quem neles é o centro, se o Senhor Jesus, se o ministério, se o pregador, se o homem e seu ego.
O Espírito Santo recebe tudo o que é de Cristo Jesus e anuncia àqueles que conhecem Sua Pessoa e Sua obra, e que por Ele são governados. A estes o Espírito Santo revela toda realidade que há em Cristo Jesus. Somente o Espírito Santo pode fazer isso.

Algo também que precisamos discernir é que a igreja não é Espíritocêntrica, mas Cristocêntrica; isto é, Cristo Jesus é o centro da igreja, o foco central da igreja; tudo na igreja orbita em torno de Cristo Jesus; tudo na igreja é dirigido por Cristo Jesus, porque Cristo Jesus é o Cabeça da igreja; etc.

É óbvio que o nosso Senhor, Jesus Cristo, conhece o Espírito Santo.
Para cumprir Seu ministério terreno, o Senhor Jesus dependeu totalmente da Pessoa do Espírito Santo. Jesus Cristo nada falou e nada fez sem ajuda do Espírito Santo.
E quanto a nós, será que conseguiremos cumprir o nosso chamado e a nossa missão sem conhecermos de fato a Pessoa e a obra do Espírito Santo, e por Ele sermos governados? É claro que não conseguiremos. Como o Espírito Santo poderá nos ajudar se não formos governados por Ele?
Por isso reitero mais uma vez: A nossa maior necessidade como igreja é conhecer Aquele a Quem o Senhor Jesus enviou, e ser governada por Ele.

Através do link abaixo, você pode acessar em nosso site a primeira parte desta mensagem, que foi ministrada no dia 09/02/2020.
https://aguiadecristo.org.br/a-pessoa-e-obra-do-espirito-santo-1/

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

 

Site: www.aguiadecristo.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo
Twitter: https://twitter.com/aguiadecristo
Instagram igreja
: https://www.instagram.com/aguiadecristooficial/
Instagram juventude: https://www.instagram.com/ele.itos/

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!