A Pessoa e obra do Espírito Santo – 1

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O nosso Senhor nos inspirou a enfatizar no ano de 2020 a Pessoa e Obra do Espírito Santo.
Portanto, no decorrer das celebrações deste ano, teremos ministrações específicas sobre a Pessoa e obra do Espírito Santo.

Quero iniciar afirmando que o Espírito Santo não é uma energia, tampouco uma força ativa, ou qualquer outra coisa semelhante a estas. Por exemplo:
– O Espírito Santo consola, ensina e faz lembrar o que Jesus disse; uma energia ou uma força ativa não fazem isso. João 14:26
– Pode-se mentir ao Espírito Santo; mas para uma energia ou uma força ativa isso não é possível. Atos 5:3
– O Espírito Santo fala; uma energia ou uma força ativa não falam. Atos 13:2
– O Espírito Santo intercede sobremaneira por aqueles que amam a Deus, por aqueles que são chamados segundo o propósito de Deus; uma energia ou uma força ativa não fazem isso. Romanos 8:26-28

É de fundamental importância que todo aquele que já foi salvo pela graça Deus, além de conhecer seu Senhor e Salvador, Jesus Cristo, e Dele ser conhecido, também conheça a Pessoa e Obra do Espírito Santo; afinal de contas, o Espírito Santo foi dado a fim de estar para sempre com os discípulos do Senhor Jesus.
João 14:16: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, …

É maravilhoso ter um conhecimento bíblico consistente da Pessoa e obra do Espírito Santo, mas o Senhor também requer de nós intimidade e experiências com a Pessoa do Espírito Santo.
Hoje, vamos meditar juntos em alguns textos da Palavra de Deus que podem nos ajudar a conhecer ainda mais o Espírito Santo e Sua obra, bem como nos inspirar a experimentarmos esta intimidade e experiências com Sua Pessoa.

Nos três primeiros versículos da Bíblia, vemos a manifestação e a ação do Deus Trino:
Gênesis 1:1-3
1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Jesus é o Verbo, a Palavra de Deus: Disse Deus: Haja luz…
João 1:3: Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

Vamos ler Mateus 1:18-20:
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
19 Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.
20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.

Maria era solteira e noiva de José.
Naquela época, o noivado era um compromisso muito sério, que só poderia ser desfeito pelo divórcio.
E a infidelidade no noivado também era tratada como pecado de adultério.
Enquanto noiva de José, Maria achou-se grávida.
Quando uma mulher solteira engravida, só há uma única explicação possível.
Mas com Maria foi diferente, pois ela achou-se grávida pelo Espírito Santo.
Maria ficou grávida por um milagre do Espírito Santo.
Vemos, então, o Espírito Santo preparando um veículo (corpo humano) para que o Verbo (Jesus) habitasse no mundo entre os homens.
João 1:14: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

João Batista batizava com água para arrependimento, mas testemunhava que Aquele que viria após ele, Jesus, batizaria com o Espírito Santo.
Sabemos que este batismo já aconteceu no dia de Pentecostes, relatado por Lucas em Atos 2:1-4:

Jesus deu início ao Seu ministério público após ser batizado por João Batista nas águas do Rio Jordão, e descer sobre Ele o Espírito Santo em forma corpórea como pomba. Lucas 3:21,22

Marcos 1:9-11
9 Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão.
10 Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele.
11 Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
O batismo de Jesus nas águas foi glorioso e maravilhoso, onde participaram o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
No batismo de Jesus o Pai testificou quem Jesus era, o Seu Filho amado em quem Ele tem todo o Seu prazer.
Quem testifica que somos filhos de Deus? O Espírito Santo.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos(1) de Deus. Romanos 8:16
(1)filhos pelo nascimento = Téknon
Claro que esta testificação implica em nascer de Deus.

Marcos 13:9-11
9 Estai vós de sobreaviso, porque vos entregarão aos tribunais e às sinagogas; sereis açoitados, e vos farão comparecer à presença de governadores e reis, por minha causa, para lhes servir de testemunho.
10 Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações.
11 Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.
Jesus fez esta promessa aos Seus discípulos: Se eles fossem perseguidos, presos e julgados por causa Dele e do Evangelho, não deveriam se preocupar em como se defender, pois nessa ocasião não seriam eles que falariam, mas o Espírito Santo.

Gálatas 5:16: Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
O crente deve andar no Espírito, não na carne.
O que significa andar no Espírito? De modo sucinto, é permitir que o Espírito Santo assuma o controle de nossas vidas, individual e coletivamente; é se ocupar prioritariamente com as coisas de Deus; etc.

O Espírito Santo nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém.
Romanos 8:26: Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

Hoje, aprendemos ou pouco mais sobre a Pessoa e obra do Espírito Santo.
Mas lembre-se: É maravilhoso ter um conhecimento bíblico consistente da Pessoa e obra do Espírito Santo, mas o Senhor também requer de nós intimidade e experiências com a Pessoa do Espírito Santo.
Por isso, vamos experimentar, individual e coletivamente, as ações e obras do Espírito Santo que nos foi revelada nesta ministração.

Graças a Deus.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 09/02/2020 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários