Perseverando no andar em santidade.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O resultado de toda pregação deve sempre ser a edificação, a exortação (encorajamento) e a consolação daqueles que a ouvem. Este é o resultado que sempre espero quando prego. Se esta mensagem te edificar, te exortar e te consolar, é porque você também praticará a Palavra de Deus. Tiago 1.22

Sempre visando a nossa santificação, sem a qual ninguém verá a Deus (Hebreus 12.14), o Senhor, em Colossenses 3.12-17, nos manda fazer algumas coisas. Vamos, então, ler e meditar em algumas delas.

Colossenses 3.12: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

  • Somos eleitos de Deus, santos e amados. É nesta convicção que devemos nos revestir de ternos afetos.
    • Somos santos; e devemos ser santos em nosso viver diário.
  • Temos que revestir-nos de ternos afetos, que são aqueles do fundo do nosso coração, do mais íntimo do nosso ser, de profunda compaixão.
  • Temos que revestir-nos de ternos afetos de misericórdia:
    • Misericordioso é aquele que sofre pela miséria do próximo e que faz de tudo para livrar-lhe ou aliviar-lhe o fardo pesado e as dores.
  • Temos que revestir-nos de ternos afetos de bondade:
    • Ser bom é desejar o bem do próximo e lhe fazer o bem.
  • Temos que revestir-nos de ternos afetos de humidade:
    • Humildade é a atitude de quem aceita o lugar baixo e de quem estima o outro mais do que a si mesmo; humilde é aquele que não tem elevado conceito de si mesmo; que reconhece o valor dos outros e seus próprios erros; que honra os outros mais do que a si mesmo (Filipenses 2.3,4); que aceita a repreensão.
  • Temos que revestir-nos de ternos afetos de mansidão:
    • Ser manso é manter o poder e a força sob controle, pois está sujeito à vontade de Deus.
    • Nosso Senhor era manso e humilde de coração. Mateus 11.29
  • Temos que revestir-nos de ternos afetos de longanimidade:
    • Longânimo é aquele que jamais perde a paciência com o próximo; que sofre e suporta os danos e ofensas sem jamais revidar e vingar.

Colossenses 3.13,14: Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

  • Suportar. Significa servir de suporte, de apoio, de amparo, aos irmãos necessitados e fracos. Romanos 15.1
    • Significa também aturar com paciência as faltas e as maneiras dos irmãos.
  • Perdoar. Devemos perdoar uns aos outros da mesma maneira que fomos perdoados por Deus em Cristo.
    • Perdoar é também não querer guardar ressentimentos.
    • Se fomos perdoados, devemos também perdoar. Perdoar como Deus, em Cristo, nos perdoou, sem ter motivo algum.
    • Se há queixas entre irmãos, devem se perdoar mutuamente. O ofensor deve pedir perdão; e o ofendido, perdoar.
    • Falar de perdão é fácil; mas perdoar os que nos ferem é mandamento do Senhor. João 13.34
  • Amor. É o maior dos mandamentos.
    • O amor é o vínculo da perfeição; é ele que deve sustentar as demais virtudes. Podemos fazer muitas coisas boas sem amar; mas nada disso nos aproveitará. 1 Coríntios 13.3
    • Virtudes se manifestam na vida daqueles que amam. A gratidão é uma delas.
    • O amor e o perdão são as principais evidências na vida de um discípulo de Jesus.
    • É inconcebível a ideia de um cristão que não ama e não perdoa.
    • Em todos os lugares e circunstâncias, os cristãos devem amar e abençoar seus próximos, inclusive seus inimigos e aqueles que os perseguem, os caluniam e os odeiam.

Colossenses 3.15: Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

  • A paz de Cristo tem que ser o juiz em nosso coração.
    • Exemplo de uma situação: Senhor, devemos ou não ir por este caminho? O Senhor responderá com paz em nossos corações. Se não sentirmos a paz de Cristo, mesmo que o caminho pareça bom e agradável, devemos abandoná-lo imediatamente.
  • Para a paz de Cristo é que fomos chamados em um só Corpo.
    • Por isso, não podemos permitir que nenhum espírito estranho se infiltre entre nós para nos tirar a paz de Cristo e nos isolar da família de Deus.
    • Não podemos descartar a possibilidade de haver atritos e desavenças entre irmãos. Quando isso acontece, somos todos provados por Deus, para ver se realmente estamos obedecendo ao que Ele tem nos mandado.
    • A paz de Cristo tem que ser o juiz em nossos corações quando sentimos que algo estranho está acontecendo em nossos relacionamentos.
  • A paz de Cristo não é ausência de lutas, de conflitos e de guerras. Nossa paz é uma Pessoa, a Pessoa de Cristo, nosso Senhor e Salvador.
  • Somos o corpo de Cristo. Se temos paz com Cristo, também teremos paz uns com os outros.
  • Fora da vontade de Deus não há paz. Na desobediência não há paz.
  • Quem tem a paz de Cristo no coração é grato. Ser agradecido é nossa responsabilidade.
  • Ninguém deveria ser mais agradecidos do que nós, os filhos de Deus.

Colossenses 3.16: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

  • Em todas as épocas, sempre houve ensinos falsos e heréticos. Por isso, o Senhor nos ordena, é mandamento, que Sua Palavra habite em nós ricamente.
  • A Palavra de Cristo é a Verdade; Ela nos liberta. E se Cristo, que é a Palavra, nos libertar, verdadeiramente seremos livres. João 8.36
  • Se a Palavra de Cristo habita em nós, isso significa que Ela é a nossa Dona, Aquela que governa a nossa vida.
  • A Palavra de Cristo não é apenas para conhecimento intelectual, mas para habitar em nós ricamente, para renovar a nossa mente, transformar a nossa vida e transmiti-la aos outros.
  • Como poderemos nos instruir e nos aconselhar mutuamente, em toda a sabedoria, sem a habitação em nós da Palavra de Cristo? Romanos 15.14
  • É responsabilidade de cada um instruir e aconselhar uns aos outros, em toda a sabedoria; instruir quanto à doutrina e aconselhar quanto aos deveres cristãos.
  • Quem é rico da Palavra de Cristo adora e louva a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, sempre com gratidão no coração.
  • Diariamente, temos horários específicos para alimentar o nosso corpo físico; e morreremos se não nos alimentarmos.
    • Mas será que temos também, diariamente, horários específicos para alimentar o nosso espírito? Ou será que alimentamos o nosso espírito apenas quando a nossa agenda nos permite; ou quando não temos coisas mais importantes para fazer?
    • Para vivermos uma vida santa diante de Deus, diariamente, temos que nos encher do Espírito (Efésios 5.18) e fazer com que a Palavra de Cristo habite em nós ricamente (Colossenses 3.16).

Colossenses 3.17: E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

  • O nome de Jesus.
    • Fazer tudo na vida em nome do Senhor Jesus, seja em palavra, seja em ação, é mandamento, não uma opção.
    • Pergunte a si mesmo: Posso ter tais pensamentos em nome do Senhor Jesus? Posso falar tais palavras em nome do Senhor Jesus? Posso fazer tais coisas em nome do Senhor Jesus? Posso agir desta maneira em nome do Senhor Jesus? Posso ter tais sentimentos em nome do Senhor Jesus? Se a resposta a estas perguntas for sim, então faça; mas se for não, não faça.
  • Reconhecemos que há poder e autoridade no nome de Jesus. Mateus 28.18
  • Não há como apenas uma parte de nossa vida estar sob o governo do Senhor. Alguns até acreditam que sim; e sempre é a área que mais lhes convém. Ou o Senhor governa a totalidade da nossa vida, ou Ele não nos governa.
  • Todo cristão deveria aprender que nada lhe pertence, nem a sua própria vida; e que tudo o que faz na vida é unicamente para o Senhor Jesus e Sua glória. É Cristo, o Senhor, a Quem servimos. Atos 17.28; Romanos 14.8; Colossenses 3.23,24
  • Todas as nossas palavras e ações devem ser feitas em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus, pois vivemos unicamente pela Sua graça e poder.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na noite do dia 25/10/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!