A nossa vontade.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Gálatas 5.16-26

Na carta do apóstolo Paulo aos efésios, o Espírito Santo nos lembra de que, outrora, isto é, antes de sermos salvos por Jesus, nós estávamos sem Cristo, não tínhamos esperança e estávamos sem Deus no mundo; mas que, agora, em Cristo Jesus, nós, que estávamos longe de Deus, fomos aproximados Dele pelo sangue de Cristo. Efésios 2.11-13
Portanto, jamais devemos nos esquecer de que, outrora, nós andávamos segundo o curso deste mundo; segundo o príncipe da potestade do ar; éramos desobedientes; andávamos segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade dela e dos nossos pensamentos; éramos trevas; éramos, por natureza, filhos da ira; mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, nos deu vida juntamente com Cristo, e pela Sua graça somos salvos. Efésios 2.1-8; 5.8
Por natureza, éramos escravos do pecado; estávamos mortos espiritualmente; éramos desobedientes; éramos depravados; estávamos condenados; mas Deus nos salvou por Sua graça e nos deu vida juntamente com Cristo. Deus nos amou; com Cristo Ele nos ressuscitou; com Cristo Ele nos exaltou; em Cristo Ele nos guardou. Efésios 2.4,6,7

Por natureza, então, éramos de um jeito; mas agora, em Cristo, pela graça de Deus, somos uma nova criação.
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo! 2 Coríntios 5.17 KJA
Há algo que precisamos entender com muita clareza: espiritualmente, estamos em Cristo; e em Cristo, somos uma nova criação. Esta é a nossa posição.
Somos, portanto, uma nova criação. Mas será que em nós, na nossa vida diária como discípulos de Jesus, já eliminamos definitivamente tudo o que pertencia à velha criação, a saber, os velhos hábitos, os maus pensamentos, os sentimentos ruins, as palavra torpes, as antigas paixões, etc.; ou ainda há algo que devemos fazer neste sentido?
Todos nós concordamos que ainda há muitas coisas que devemos fazer neste sentido. E uma delas, sem dúvida nenhuma, é em relação à nossa vontade.

Vontade é a capacidade que temos de desejar e de escolher.
É através da nossa vontade que desejamos algo.
É através da nossa vontade que fazemos as nossas escolhas.

Sabemos que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Romanos 12.2
E a nossa vontade, o que é? Para nós, acreditamos ser sempre a melhor, afinal de contas trata-se da nossa vontade; e geralmente é a que queremos que prevaleça. Pode perceber que, geralmente, sempre há uma resistência em nós quando temos que abrir mão da nossa vontade, até mesmo em relação à vontade de Deus. Ou não?

Em Cristo, somos sim uma nova criação, mas com mente velha.
E para que a vontade de Deus, não a nossa, seja feita e a experimentemos, a velha mente precisa ser renovada.
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.1,2

Basicamente, devemos fazer pelo menos três coisas para que experimentemos em nossa vida a boa, agradável e perfeita vontade de Deus:

1 – Apresentar os nossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional e espiritual.
Jesus foi sacrificado por todos nós.
Na cruz, por nós, Seu corpo foi entregue e Seu sangue derramado.
Vivemos no mundo por meio do nosso corpo com todos os seus membros.
Se Jesus morreu por nós na cruz, o mínimo que devemos fazer é amá-Lo e viver Dele, por Ele e para Ele.

2 – Não nos conformar (tomar a forma; se adequar) ao mundo.
Não podemos permitir que o mundo nos amolde a ele, em sua maneira de ser e de viver.
O mundo é contrário a Deus, pois seu sistema não admite Deus.
O deus e príncipe do mundo é Satanás.
O que prevalece no mundo são as concupiscências da carne e dos olhos, e a soberba da vida. Nada disso procede do Pai, mas do mundo. 1 João 2.16
No mundo há sociedades, culturas, costumes, estilos de vida, política, artes (música, cinema, teatro, pinturas, esculturas, etc.), que são próprios e exclusivos do mundo.
O mundo morreu para nós; e nós morremos para o mundo.
Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6.14

3 – Renovar a nossa mente para que sejamos transformados.
Renovar significa: tirar da mente os pensamentos e as concepções da velha criatura e substituí-los pela Palavra de Deus.
Esta renovação não se dá automaticamente, mas trata-se de um processo, onde cada um de nós renuncia tudo o que tem e se submete a Deus e à Sua Palavra,

Como já vimos, outrora, andávamos segundo as inclinações da nossa carne, fazíamos a vontade dela e dos nossos pensamentos. Agíamos assim porque não sabíamos que em nossa carne não habita bem nenhum.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Romanos 7.18
Se realmente sabemos, assim como o apóstolo Paulo sabia, que em nossa carne não habita bem nenhum, por que então faríamos a vontade dela e não a de Deus?

Basicamente, há pelo menos duas coisas que podemos fazer para não satisfazermos a vontade da nossa carne (Romanos 13.11-14):

1 – Revestir-se do Senhor Jesus:
Adotar Seu estilo de vida; viver como Ele viveu; tomá-Lo como Guia e Exemplo.

2 – Nada dispor para a nossa carne no tocante às suas concupiscências:
Nossa carne exige constantemente ser mimada e satisfeita com as coisas do mundo (conforto, luxo, diversões, prazeres, bens materiais, riquezas, fama, prestígio, poder, etc.). Portanto, não coloquemos essas coisas à disposição da nossa carne.

Gálatas 5.16,24: 16Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 24E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na noite do dia 23/08/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!