Examine-se a si mesmo.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Temos aprendido o quanto a mesa do Senhor é repleta de realidade espiritual, e o quanto precisamos viver em nossas vidas tais realidades, pois somos a igreja do Deus Vivo.

O Senhor Jesus enviou Seus discípulos para preparar a última Páscoa. Após celebrar a última Páscoa, Jesus instituiu a Ceia do Senhor.
A Ceia do Senhor não é uma refeição comum, pois é repleta de significado e de realidade espiritual.
E o Senhor revelou ao apóstolo Paulo a realidade espiritual da Mesa do Senhor:
Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão… 1 Coríntios 11.23

Enquanto Jesus estava sendo traído, Ele celebrava com Seus discípulos a última Páscoa e instituía a Ceia do Senhor.
O plano para entregar Jesus já estava em andamento. Enquanto isso o Senhor se reunia com Seus discípulos em um cenáculo para cear com eles.
Jesus tomou o pão, deu graças a Deus pelo pão, partiu o pão e o deu aos Seus discípulos, dizendo:
Tomai, comei; isto é o Meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de Mim. Mateus 26.26; 1 Coríntios 11.23,24

O pão representa o corpo de Jesus. Entende-se também que Jesus agradeceu ao Pai por ter Lhe dado um corpo humano para morrer pelos pecados do mundo.
O pão da Mesa do Senhor, portanto, simboliza o corpo de Jesus que foi crucificado e morto por nós.
Quando comemos do pão lembramos de Jesus e de Sua morte por nós.

Em seguida, por semelhante modo, tomou o cálice, deu graças a Deus pelo cálice e o deu aos Seus discípulos, dizendo:
Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Mateus 26.27,28; 1 Coríntios 11.25

Não há uma regra quanto à frequência com que a Ceia do Senhor deva ser celebrada. Conforme Atos 20.7, semanalmente, no primeiro dia da semana, os discípulos se reuniam com o fim de partir o pão.
Hoje, a maioria dos ministérios celebra mensalmente a Ceia do Senhor.

Mas está escrito que algo deve acontecer todas as vezes que celebrarmos a Ceia do Senhor: O anúncio, a proclamação da morte do Senhor:
Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. 1 Coríntios 11.26
Portanto, até que Jesus volte, Sua igreja deve celebrar a Ceia do Senhor e anunciar e proclamar a morte do Senhor, isto é, pregar o porquê de Sua morte.

Jesus foi castigado e morreu pelos nossos pecados, pelas nossas transgressões e iniquidades.
Jesus, o Justo e sem pecado, morreu por nós, homens injustos e pecadores.
Jesus morreu pelos nossos pecados e ainda pelos pecados do mundo inteiro.

Por isso, não podemos celebrar a Ceia do Senhor e participar dela de qualquer maneira:
Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. 1 Coríntios 11.27
É verdade que ninguém é digno de nada diante de Deus. Mas esta indignidade da qual o apóstolo fala, refere-se a uma conduta imprópria, inadequada e vergonhosa ao comer o pão e beber o cálice do Senhor.

Por isso está escrito assim nos versículos seguintes:
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 1 Coríntios 11.28,29

“Examine-se…a si mesmo” significa um exame rigoroso, profundo, íntimo e sincero do nosso viver em relação a Deus e a Sua vontade.
Entendo que este exame não deve ser feito minutos antes de comer o pão e de beber o cálice, e sim, diariamente. Devemos refletir constantemente sobre a maneira pela qual estamos vivendo a fé que professamos.

Jesus morreu pelos nossos pecados. Ele nos libertou do pecado e do domínio que o pecado exercia sobre nós. Não é mais o pecado que reina em nossas vidas, e sim, o Senhor Jesus. Fomos livres do pecado pela graça. Romanos 6.1-14

Trazer “juízo para si” é celebrar e participar da Ceia do Senhor e continuar pecando, como se Deus não se preocupasse com isso. Os discípulos de Jesus não vivem na prática do pecado.

É imprescindível estarmos cientes de tudo isso ao celebrar e participar da Ceia do Senhor.
Precisamos confessar nossos pecados uns aos outros e abandoná-los. Pedir perdão àqueles que ofendemos. Se for o caso, fazer reparações àqueles que cometemos pecado, por exemplo, como fez Zaqueu. Perdoar de todo coração aqueles que nos ofenderam. 
Devemos chegar para a celebração da Ceia do Senhor em plena comunhão com Deus e com os irmãos.

A falta desse exame rigoroso, profundo, íntimo e sincero do nosso viver em relação a Deus e a Sua vontade tem consequências: Fraqueza, doença e morte.
Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. 1 Coríntios 11.30
Que razão é esta? Falta de examinar-se a si mesmo; falta de julgar-se a si mesmo; falta de discernimento do corpo do Senhor.

Mas o que acontece quando nos examinamos e nos julgamos a nós mesmos? Não somos julgados.
Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 1 Coríntios 11.31
Mas quando somos julgados pelo Senhor, estamos sendo corrigidos a fim de não sermos condenados juntamente com o mundo.

Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11.32

Obrigado Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 03/03/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!