A nossa cruz – Parte 1

COMPARTILHE esta MENSAGEM

A nossa cruz – Parte 1  |  Mateus 16:25

Na ministração de domingo passado, o Senhor Jesus fez menção ao trabalho de Sua cruz em nossas vidas.
Para a ministração de hoje, recebi do Senhor a incumbência de compartilhar com vocês a primeira parte de algumas revelações acerca do trabalho da cruz de Jesus Cristo em nossas vidas.

Para que possamos seguir o Senhor Jesus, ter comunhão íntima com Ele e cumprir cabalmente o nosso chamado e a nossa missão, é necessário que recebamos no espírito, não apenas na mente, a revelação do que está escrito em Mateus 16:25: Porquanto, quem quiser salvar a sua vida [psique] perdê-la-á; e quem perder a vida [psique] por minha causa achá-la-á. [Psique = alma; mente]
Podemos dizer que esta revelação no espírito é a chave para que a cruz de Jesus Cristo trabalhe em nossas vidas, para que vivamos verdadeiramente a vida cristã.

Amados irmãos, já perdemos a nossa vida por causa de Jesus, ou ainda não?

Em João 1:4 está escrito: A vida [zoé] estava nele e a vida [zoé] era a luz dos homens. [Zoé = vida de Deus; vida incriada; vida eterna; vida que sempre existiu]
Em João 10:10 está escrito: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida [zoé] e a tenham em abundância.

É necessário que percamos a nossa psique para que tenhamos a zoé de Deus. Essa troca se dá na cruz.
Como perdemos a nossa psique para termos a zoé de Deus? Anelando, permitindo, consentindo, dando total liberdade, para que a cruz de Jesus Cristo trabalhe em nossas vidas.
Se há alguma diferença entre cristão e cristão, então, penso que esta diferença se nota pelo trabalho da cruz de Jesus em suas vidas.
Somente o trabalho da cruz de Jesus é que nos leva à maturidade espiritual.

Nós somos a igreja do Deus vivo. Nós somos o Corpo de Cristo no mundo.
A primeira menção da igreja na Bíblia quem fez, obviamente, foi Jesus Cristo, e está registrada em Mateus 16:18.
O contexto imediato do texto nos revela que, somente após Pedro e os discípulos receberem de Deus a revelação de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, é que Jesus passou a revelar-lhes Sua igreja, Sua cruz, Sua morte, Sua ressurreição e o reino de Deus. Mateus 16:18,21,28
É óbvio que Jesus não disse que edificaria Sua igreja sobre a pessoa de Pedro, mas sobre a confissão da revelação que ele recebera de Deus (Mateus 16:16), de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Em Mateus 16:16, “o Filho do Deus vivo” refere-se à identidade de Jesus; “o Cristo” (o Messias, o Ungido de Deus), à Sua missão, que foi morrer para não ficar só (João12:24).
Nota: Unção na Bíblia sempre se refere a função, encargo, missão.

Para o apóstolo Paulo o que mais importava saber, viver e ensinar era sobre Jesus Cristo e Sua obra na cruz: Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 1 Coríntios 2:2
Cuidado. Mais uma vez o Senhor nos alerta: Desassociar a Pessoa de Jesus Cristo de Sua obra na cruz é um ensino demoníaco.
A igreja não tem outro fundamento, senão, Jesus Cristo e Sua obra. 1 Coríntios 3:11; Efésios 2:20

O trabalho da cruz fará com que Cristo seja formado em nós e que Sua vida se manifeste através de nós, que somos a Sua igreja no mundo.
O caminho da cruz não é uma opção, mas o único caminho para a edificação da igreja.
Duas maneiras pelas quais a cruz trabalha em nossas vidas são: a Palavra de Deus e o cuidado providencial de Deus para conosco. Vamos meditar um pouco sobre elas.

A Palavra de Deus

Hebreus 4:12: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

A Palavra de Deus é viva quanto à sua natureza. Deus é vivo; logo, Sua Palavra é viva.
A Palavra de Deus é eficaz porque ela produz e realiza aquilo a que foi designada: …assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Isaías 55:11

A Palavra de Deus é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes porque ela penetra em nossos corações para operar tanto a morte quanto a ressurreição.
Não existe a possibilidade de apenas um de seus gumes penetrar os nossos corações.
Irmãos amados, não pode haver ressurreição sem que haja morte.
Todas as vezes que recebemos a Palavra de Deus, esta espada de dois gumes penetra os nossos corações; por um de seus gumes, o velho homem morre, e pelo outro gume, o novo homem renasce.
Se há uma tarde de morte (Marcos 15:34-37), há também uma manhã de ressurreição (Marcos 16:6).
Por sermos pecadores e carnais, a dor que sentimos com o gume da morte é bem maior do que a alegria que sentimos com o gume da ressurreição.
Tudo o que em nós morre pela ação e pelo poder da Palavra de Deus, Jesus se coloca no lugar e substitui pelo oposto. Por exemplo: Quando a espada de dois gumes penetra os nossos corações, o ódio morre, mas nasce o amor; o orgulho morre, mas nasce a humildade; o egoísmo morre, mas nasce a renúncia; etc.

Somos cristãos regenerados no espírito, nascidos de novo, mas ainda com mente velha. Por isso, a nossa mente precisa ser renovada pela Palavra de Deus, para que a nossa vida seja transformada e sejamos semelhantes à imagem do Filho de Deus. Romanos 8:29; Romanos 12:2 [metamorfose = transformai-vos]; 2 Coríntios 10:5; Efésios 4:23; Colossenses 3:2

Amados irmãos, há um princípio que governa a nossa mente humana, a nossa maneira de pensar, que é a base, o fundamento, a origem, de tudo que sentimos, falamos e fazemos. Todo o nosso raciocínio e todas as nossas ações se apoiam neste princípio.
Quando nos apoiamos neste princípio, fazemos da nossa vida o que bem entendemos; e quem quiser que se adapte a nós.
Este é o princípio que precisa ser renovado em nós. Esta é a mente que precisa ser renovada em nós. Este é o espírito do nosso entendimento que precisa ser renovado.

O nosso velho homem foi crucificado com Jesus Cristo. Então, despojados e despidos do velho homem com seus feitos, nos revistamos do novo homem que procura constantemente ser mais íntimo do Senhor e semelhante a Ele. Romanos 6:6; Efésios 4:22; Colossenses 3:9,10
Pelo trabalho da cruz de Jesus Cristo somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem. 2 Coríntios 3:18

O cuidado providencial de Deus

Deus provê todas as coisas para aqueles que são Dele.
Abraão colocou o nome do monte onde levou seu filho Isaque para sacrificar a Deus de “Yahweh-Jireh, o Senhor Proverá”. Gênesis 22:14
No Senhor sempre há provisão para aqueles que são Deles.

Em toda a Bíblia vemos Deus provendo tudo para o Seu povo.

Vida íntima com Deus e propósito, é o que há para aqueles que pertencem a Deus e que andam pelo caminho da cruz.
Para estes, não há casualidade, não há previstos ou imprevistos, honra ou humilhação, sucesso ou fracasso, sorte ou azar, alegrias ou tristezas, riqueza ou pobreza, fartura ou escassez, alívio ou sofrimento, liberdade ou escravidão, emprego ou desemprego, paz ou guerra, vida ou morte etc.
Para estes não importa a situação, porque têm fé que “Yahweh-Jireh” proverá todas as coisas em suas vidas.
Nada, absolutamente nada, poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, o Senhor, aqueles que têm intimidade com Deus e que andam pelo caminho da cruz. Romanos 8:38,39

No entanto, aqueles que não têm intimidade com Deus e não andam pelo caminho da cruz, geralmente, quando acontecem coisas boas, dão glória a Deus; mas quando acontecem coisas ruins, culpam tudo e todos, até mesmo Deus.
O apóstolo Paulo não se gloriava apenas na esperança da glória de Deus, mas também se gloriava nas próprias tribulações. Romanos 5:3

Penso que tudo o que Deus faz e tudo o que acontece conosco, seja bom ou ruim, são para nos aproximar ainda mais do nosso Senhor. Mas, infelizmente, às vezes não percebemos isso.

Quanto ao cuidado providencial de Deus, não podemos nos esquecer também de Sua soberania.
Irmãos amados, se Deus não é 100% soberano em nossas vidas, se Ele não tem a primazia em todas as coisas nas nossas vidas, se Ele não reina e não governa 100% as nossas vidas, como Ele poderá, então, prover 100% das nossas necessidades?

Jesus Cristo consumou Sua obra morrendo na cruz do Calvário. Este fato é incontestável.
Para que Cristo edifique Sua igreja é necessário que cada um de nós tome a própria cruz e O siga.
Se não negarmos a nós mesmo e não tomarmos a nossa cruz, estaremos cooperando com o Senhor na edificação de Sua igreja com madeira, feno e palha, e não com ouro, prata e pedras preciosas. 1 Coríntios 3:9,12;13

Que pela espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus, e pelo cuidado providencial de Deus em toda e qualquer situação, a cruz de Cristo encontre caminhos para trabalhar em nossas vidas, e que Cristo seja formado em nós para que Sua vida se manifeste ao mundo através nós, a Sua igreja.

Mateus 16:25: Porquanto, quem quiser salvar a sua vida [psique] perdê-la-á; e quem perder a vida [psique] por minha causa achá-la-á. Psique = alma; mente.
Amados irmãos, que possamos voltar para nossas casas hoje com esta revelação, que é a chave para que a cruz de Jesus Cristo trabalhe em nossas vidas, e que vivamos verdadeiramente a vida cristã em todas as suas implicações.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

N O S S O S   C A N A I S

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!